Alguns itens dos carros convertidos a Gás Natural Veicular (GNV) como as velas, cabos e bomba de combustível precisam de cuidados específicos para não comprometerem a durabilidade desses motores.
Isso ocorre porque o GNV tem características de combustão diferente da gasolina e do álcool. Sua mistura de ar-combustível é mais pobre e gera um aumento de tensão em todo sistema de ignição, em até 20%.
Há hoje no mercado produtos específicos para os carros convertidos, capazes de suportar a alta tensão dos motores a GNV, especialmente desenvolvidos para melhorar a performance de ignição do veículo e garantir maior durabilidade.
São produtos como os cabos da linha Gas Line e as velas de ignição Super Plus da Bosch.
Os cabos – 100% de silicone – possuem conectores e vedações dimensionadas para operarem em condições de altas temperaturas e tensões elevadas, por um longo período de tempo. Já as velas Super Plus resultam em partidas e respostas mais rápidas.
Outra dica importante é a utilização, esporadica, dos combustíveis gasolina e/ou álcool para evitar formação de depósitos na bomba de combustível que podem prejudicar o funcionamento de todo sistema de injeção.
As peças em contato direto com o combustível líquido – como a bomba, o regulador de pressão e a válvula de injeção – são itens que também precisam de atenção especial.
Segundo Marco Freitas, gerente de denvolvimento de produtos da Bosch, a bomba de combustível deve ser desativada pelo sistema de conversão quando o veículo estiver funcionando apenas com o GNV.
Essa prática evita o superaquecimento da bomba e também evita que as mangueiras de combustível ressequem.
A Bosch recomenda que a revisão preventiva dos veículos convertidos seja feita a cada 15 mil quilômetros ou a cada 12 meses para garantir o bom funcionamento do kit de conversão, assim como dos demais componentes do motor.