A Michelin lança a linha de pneus Pilot Preceda, voltada para atender veículos esportivos de alta performance.
Produzido na Ásia, o novo Pilot Preceda conta com a mais moderna tecnologia de moldagem da Michelin, que inclui composto especial de borracha e elementos individuais injetados.
Esportividade, aderência e durabilidade são algumas das características dos novos pneus, que chegam ao mercado brasileiro em substituição à gama Michelin Pilot Exalto.
Disponível em 16 dimensões diferentes, entre aros 15 e 19, a linha Pilot Preceda valoriza a estética do carro e assegura uma rodagem silenciosa e confortável.
O desenho assimétrico da banda de rodagem, com zona externa mais rígida e parte interna mais recortada, permite otimizar a performance da área de contato com o solo, proporcionando maior aderência em pistas secas e molhadas.
As barras longitudinais rígidas garantem direção mais precisa e estabilidade em altas velocidades.
A relação entre perfil de aspecto baixo e uma banda de rodagem larga e plana fornece alta rigidez lateral e garante excelente comportamento em curvas.
As bordas externas rígidas e arredondadas proporcionam desgaste regular dos ombros, além de respostas progressivas da direção nas curvas fortes.
O alto nível de resistência à fadiga também está entre as vantagens do Michelin Pilot Preceda. A aplicação de composto especial de borracha sobre as bordas das cintas de aço aumenta a resistência a cortes e perfurações durante a rodagem.
O pneu conta com moderna tecnologia de produção SZD (Stripes Zero Degrees), na qual a cinta de nylon é posicionada com alta precisão.
A estrutura garante também proteção contra choques pontuais na lateral do pneu, assim como nas rodas de liga leve.
Mercado estratégico – Com a nova linha Pilot Preceda, que chega ao mercado brasileiro em fevereiro de 2005, a Michelin pretende elevar sua participação no segmento de alta performance.
No Brasil, o segmento encerrou o ano de 2003 com participação de 3% do mercado total de pneus e foi também responsável por 6% do volume de negócios da Michelin.
A empresa calcula que serão comercializadas, no próximo ano, mais de 13 mil unidades do Michelin Pilot Preceda.
Com o lançamento da nova linha, a empresa estima que sua participação no mercado nacional de reposição para esta categoria aumentará dos atuais 20% para aproximadamente 22% em 2005.
Verificação de rolamentos também é importante – Apesar de ter uma vida média de 40 mil quilômetros, os especialistas aconselham fazer check-up preventivo da peça a cada 20 mil
Quando se fala em manutenção básica de veículos, os primeiros componentes que surgem na cabeça são freios e pneus.
Porém, entre esses dois pontos, existe uma pequena peça instalada no eixo da roda chamada rolamento, que é fundamental para o bom funcionamento do carro e que também precisa de alguns cuidados.
Por ser um componente pequeno e que fica escondido no meio de outras peças mais visíveis, as pessoas acabam esquecendo do rolamento e, por conseqüência, muitas vezes só percebem que a peça está com problema quando levam o veículo para a revisão. Porém, pode ser tarde demais.
Um rolamento com problema pode causar acidentes gravíssimos, explica Alexandre Luis Santana, vendedor técnico da SKF. “Dependendo da gravidade do dano, a roda trava e o veículo perde completamente o controle”, completa.
Segundo Santana, a melhor maneira de evitar problemas graves decorridos de um rolamento danificado é fazer uma revisão da peça a cada 20 mil quilômetros, apesar do tempo médio de duração de um rolamento ser de 40 mil.
“Mas é bom prevenir, uma vez que vivemos em uma cidade cheia de buracos e desníveis que causam uma fadiga maior ao equipamento”, observa.
Além do check-up a cada 20 mil quilômetros, o usuário também pode detectar um problema de rolamento através dos ruídos.
“Sempre que houver algum barulho, a pessoa deve levar o veículo até uma oficina e pedir para checar não só os freios e os pneus, mas também os rolamentos”, completa.