O Grupo Renault apresentou em 2004 uma evolução significativa de suas vendas mundiais, obtendo um crescimento de 4,2% e um nível recorde de 2.488.523 veículos comercializados, o que corresponde a uma participação de 4,1% do mercado mundial.
Ao mesmo tempo em que consolida a sua posição de líder europeu, principalmente em função do sucesso do Mégane, a Renault acelera o ritmo de seu crescimento fora da Europa.
Num mercado ocidental europeu em ligeira evolução (2,9%), a Renault posiciona-se como a primeira marca de veículos de passeio pelo terceiro ano consecutivo, com uma participação de mercado de 10,3%, e mantém sua posição de líder de veículos de passeio e de utilitários pelo sétimo ano sucessivo, conquistando uma participação de 10,8% do mercado.
A Renault confirma, graças a um excelente desempenho, a sua sólida posição de líder na França, posição igualmente obtida na Espanha, Portugal e Bélgica, figurando entre as três principais marcas na Áustria, Holanda e Reino Unido. O Mégane confirma o seu sucesso, sendo, em 2004, tal como em 2003, o modelo mais vendido na Europa. O Modus, lançado em setembro de 2004, também foi bem-sucedido em seu lançamento.
Fora da Europa ocidental, as vendas do Grupo Renault registraram uma expansão significativa, com 676.870 veículos comercializados e uma evolução de 16,4%, correspondendo a 27,2% do volume total do Grupo.
O Grupo beneficia-se da forte retomada econômica na Turquia (101,1%), lucros substanciais na Europa oriental e na Rússia (32%), assim como uma progressão notável na África/Oriente Médio (32,9%) e na América Latina (16%).
O desempenho da Dacia (38,6%), que aproveita plenamente o sucesso do lançamento do Logan, também contribui para este crescimento.
Renault consolida sua posição de líder na Europa ocidental – A Renault vendeu 1.778.828 veículos de passeio e utilitários na Europa ocidental em 2004, representando um aumento de 0,3% em relação a 2003, com uma participação de mercado de 10,8%.
Na França, num mercado extremamente competitivo, a Renault realizou um excelente ano. A marca consolida a sua posição de líder, com 28,4% do mercado e 689.025 licenciamentos em 2004.
O Mégane e o Clio ocupam, respectivamente, o primeiro e o terceiro lugar na lista de veículos mais vendidos e, dos dez primeiros modelos mais vendidos, quatro são da Renault, com as presenças também do Laguna e do Twingo.
A gama de veículos utilitários conseguiu excelentes resultados, segmento no qual a Renault aumentou em 8,1% suas vendas.
O Grupo Renault “acelera” no resto do mundo – Fora da Europa ocidental, o Grupo Renault aumentou suas vendas em 16,4%, com 676.870 veículos vendidos em 2004.
O grupo registrou evoluções extremamente significativas em mercados como a Turquia, a Argélia, a Rússia, a África do Sul, a Argentina e o México. Na Argélia e no México, a Renault vendeu, pela primeira vez, mais de 20.000 veículos.
A marca Renault registrou uma alta recorde de suas vendas em 23,7% fora da Europa ocidental. A Renault progrediu em todas as regiões chegando a dobrar suas vendas em relação a 2003 em determinados mercados, como na Turquia e na Venezuela.
Neste âmbito, deve ser feita uma menção especial aos veículos utilitários, que tiveram suas vendas elevadas em 52,5% fora da Europa ocidental.
Fato relevante em 2004 foi também o sucesso da Dacia, com seu novo modelo, o Logan, que superou todos os objetivos previstos.
A montadora romena registrou um aumento de 38,6% de suas vendas em relação a 2003, com 95.296 unidades comercializadas.
As exportações desenvolveram-se de modo significativo, atingindo 15.283 unidades, ou seja 16% do volume de vendas global.
Entre o seu lançamento em setembro e o final de 2004, o Logan registrou mais de 40.000 pedidos nos mercados em que é comercializado.
Na Romênia, foram vendidos cerca de 20.000 unidades do modelo num espaço de quatro meses. A partir de novembro, passou a ser o carro mais vendido neste país.
O Logan teve o mesmo sucesso fora da Romênia, sendo que suas exportações representam 23% do volume total de vendas do modelo.
Também foi lançado na Croácia, Sérvia, Macedônia, Eslováquia, Hungria, República Checa (em outubro) e na Turquia (em novembro).
A Renault Samsung Motors alcançou 85.046 vendas em 2004, principalmente na Coréia, país onde o mercado continua a regredir, com uma queda de 18,2% em relação a 2003.
A empresa registrou 70% de suas vendas com o sedã SM5. A Renault Samsung Motors ainda lançou em novembro de 2004 o seu novo modelo SM7. Em dois meses, os pedidos deste modelo “top de linha” atingiram 10.000 unidades.
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Na Europa central, o Grupo atingiu um volume de 108.443 unidades vendidas, representando uma participação de 10,4% num mercado que recuou em 2,3%.
A Renault manteve a sua posição de segunda marca da região. Os três principais mercados, em termos de volume, foram a Polônia, a Hungria e a Eslovênia, onde a Renault é a marca mais vendida.
Na Europa oriental, as vendas do Grupo cresceram 32%, com uma evolução de 25,4% para a marca Renault e de 34,6% para a marca Dacia.
Só na Rússia, a Renault, com 16.081 unidades comercializadas, aumentou seu volume de vendas em 41,6%.
Na Turquia, as vendas subiram 101% em 2004, posicionando o Grupo como líder de mercado, com uma participação de 17,1%.
A marca Renault registou um aumento de 98,3% de suas vendas, enquanto que a Dacia praticamente triplicou suas vendas para 5.317 unidades.
Na América Latina, as vendas evoluíram 16%, representando um total de 148.371 veículos. Com uma melhoria do mercado automobilístico no Mercosul, a Renault aumentou suas vendas na Argentina (68,5%) e no Chile (4,7%).
A expansão prossegue no México, com um volume de vendas que ultrapassou, pela primeira vez, as 20.000 unidades (30,2% de vendas, com 24.001 unidades vendidas). Na Venezuela, o desempenho quadruplicou em relação a 2003.
Na Ásia/Pacífico, o Grupo vendeu 95.919 unidades. Na Coréia, país onde o mercado continuou a regredir, com uma baixa de 18,2%, a Renault Samsung Motors conseguiu uma participação de 9,3% no mercado de veículos de passeio, num ano de transição para os seus modelos “top de linha”, o SM7 e SM5.
Na África, no Magreb e no Oriente Médio, assistiu-se a um aumento de 32,9% das vendas, com 91.272 unidades comercializadas em todos os mercados. Com 27.749 unidades, as vendas registraram uma evolução de 88,2% na Argélia e de 34,8% no Marrocos.
Na África do Sul, foram comercializados 14.500 veículos, sendo este um dos mercados em que a marca regista uma forte expansão (69,1%).
Perspectivas para 2005 – Na Europa ocidental, o mercado automotivo deverá se manter estável em 2005.
Num contexto de competição cada vez maior, a Renault irá prosseguir com uma política comercial seletiva em todos os segmentos, de modo a garantir uma rentabilidade máxima e a manter sua participação de mercado em níveis semelhantes aos de 2004.
Fora da Europa ocidental, o Grupo prevê continuar com seu desenvolvimento em todas as regiões onde está presente, especialmente na Rússia, Europa oriental, África do Norte e América Latina.
O ano de 2005 será igualmente o ano da expansão do programa Logan. O modelo será lançado, no primeiro semestre, em diversos países, entre eles a Síria, Eslovênia, Polônia, Países Bálticos e Líbano.
Ainda no primeiro semestre do ano, começará a ser produzido na Rússia. No segundo semestre, iniciará sua produção no Marrocos e, no final de 2005, na Colômbia. A comercialização do Logan na Europa ocidental terá início no final do primeiro semestre.