Durante salão do Automóvel montadora mostrou a evolução da sua tecnologia
As inovações e os novos equipamentos de segurança e de ajuda à direção multiplicam-se nos veículos da Citroën.
Este salão é a oportunidade para a marca de apresentar estes avanços tecnológicos ao público, através de vários demonstradores:
– AFIL : o alerta de ultrapassagem involuntária de linha/faixa é uma inovação que constitui um notável avanço em termos de segurança.
Este sistema detecta, a uma velocidade superior a 80 km/h, a ultrapassagem involuntária das linhas/faixas contínuas ou intermitentes, caso o pisca-pisca não seja acionado.
O motorista distraído é desta forma alertado pela entrada em funcionamento de um sistema vibrador situado no assento de sua poltrona, do lado correspondente à ultrapassagem da linha para que ele possa reagir a tempo.
– SensoDrive : a caixa de câmbio mecânica robotizada Sensodrive é proposta nos C3, C3 Pluriel e C2.
Ela encontra-se disponível para os motores 1.4i 75 CV, 1.4i 16V 90 CV e 1.6i 16V 110 CV a gasolina, e dependendo do veículo, para o motor diesel 1.4 HDi 70 CV.
A caixa de câmbio SensoDrive equipa já quase 100.000 veículos compactos Citroën no mundo.
– Motor 2.7 HDi V6 de 208 CV, equipado do filtro a partículas : este novo motor de topo de linha equipará o Citroën C6. Ele é o fruto da colaboração entre a Ford Motor Company e PSA Peugeot Citroën.
Ele se beneficia dos últimos avanços tecnológicos dos dois grupos, propondo desempenho, prazer ao dirigir e baixas emissões de poluentes.
Este seis cilindros em V, que dispõe de dois turbo-compressores, gera uma potência de 150 kW (208 CV DIN) e um torque máximo de 440 Nm.
– Filtro a partículas (FAP) : desde sua comercialização no C5 em 2002, o FAP equipa cada vez mais veículos da Citroën: os C4, C5, C8, Xsara Picasso e agora o C6.
O FAP dá aos motores HDi uma vantagem determinante, suprimindo quase todas as partículas e fumaças pretas, quaisquer sejam as condições de direção.
– O volante com comandos centrais fixos : este equipa o C4 e agrupa em posição central as principais funções de ajuda à direção (limitador, regulador de velocidade) e de conforto (tela multifunções, NaviDrive, sistema de áudio, telefone…).
Esta disposição privilegia a ergonomia e a simplicidade de utilização, favorecendo assim o prazer de dirigir.
Em termos de segurança, a presença de uma parte fixa no volante permite integrar uma forma de airbag em perfeita adequação com a morfologia do motorista.