Eurotrakker 6×4 oferece alta performance com baixo custos operacionais
Os segmentos mineração, canavieiro, madeireiro, terraplenagem e construção pesada já contam com a linha Eurotrakker 6×4 da Iveco. São dois modelos, 380E37H e 720E 42 HT nas versões cabine simples e leito.
Donos de características técnicas que apresentam o melhor custo-benefício na categoria de pesados fora-de-estrada, as duas versões do EuroTrakker vêm equipadas com o motor Iveco 8210 de 13,8 litros dotado de turbo e intercooler, que caracteriza-se por apresentar elevada durabilidade e baixo consumo de combustível.
Os dois modelos foram dimensionados para aplicação nas composições do tipo romeu-e-julieta, treminhões, bitrens e rodotrens, entre outros.
As versões possuem PBT técnico de 33 toneladas e capacidade máxima de tração de 132 toneladas.
O caminhão denominado 380 E 37H pesa 9.370 Kg e seu motor tem potência de 370 cavalos a 1.900 rpm e torque de 175 Kgfm a 1.100 rpm, o que proporciona maior sustentação de marchas em subidas, e contribui diretamente para obtenção de melhores índices de velocidades médias e de consumo de combustível.
Já a versão cavalo mecânico, 720E42HT, pesa 9.490 Kg e seu motor tem potência de 420 cavalos a 1.900 rpm, com torque de 194 kgfm a 1.100 rpm.
Os modelos são equipados com caixa de mudanças ZF de 16 marchas, eixos traseiros Iveco dotados de redução nos cubos e chassi extra-reforçado.
CONFORTO, SEGURANÇA E RESISTÊNCIA – O quesito conforto é um dos pontos que mais diferenciam o EuroTrakker em comparativos e análises de produto.
Sua ampla cabina é apoiada em suspensão pneumática de 4 pontos, o que proporciona grande comodidade ao condutor, pois eventuais trepidações são absorvidas, mesmo ao trafegar em terrenos irregulares.
Uma grande área envidraçada assegura vasto campo de visão para o motorista.
Fatores como a coluna de direção ajustável, direção hidráulica com menor raio de giro – que facilita as manobras do veículo, vidros das portas com acionamento elétrico e o ar-condicionado de fábrica são outras comodidades que contribuem para que os padrões do EuroTrakker se posicionem nos mais altos níveis de conforto.
A cabina, encontrada nas configurações simples ou leito, apresenta grande facilidade de acesso ao motorista e aos passageiros.
A preocupação com a minimização dos custos de manutenção pode ser avaliada na incorporação de sensores que indicam os limites de desgastes das lonas de freios dos eixos dianteiros e traseiros. O sistema elétrico vem protegido e isolado contra umidade.
Para a administração geral dos níveis de óleo do reservatório da direção hidráulica, do líquido de arrefecimento no reservatório de expansão do radiador e da água do reservatório de lavagem do pára-brisa, a empresa empregou o Iveco Control.
Novo CEO da Iveco – O EuroTrakker possui chassi de alta resistência, com longarinas planas e retas que permitem fácil e rápida implementação, eixo-dianteiro com suspensão por molas semi-elípticas com capacidade técnica
de 9 toneladas e eixos traseiros com suspensão tipo “bogie”, com capacidade técnica para 32 toneladas.
São itens que sustentam toda a robustez e resistência do EuroTrakker, tornando-o ideal para aplicação em estradas não pavimentadas, cuja operação exige grande capacidade de carga com baixo custo operacional.
NOVO CEO DA IVECO SPA – A Fiat SpA anunciou mudanças de comando na Iveco Spa a partir do mês de fevereiro.
José Maria Alapont, que ocupava o cargo de CEO da Iveco, deixou o comando da empresa. Em seu lugar foi nomeado Paolo Monferino, que era o CEO da CNH.