sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Cuidados com o veículo em dias chuvosos

Câmara de Mecânica do SINDIREPA-SP dá dicas sobre manutenção preventiva em itens usados em dias com temporais

As pancadas de chuvas que costumam ocorrer nos fins de tarde deixam os motoristas apreensivos quando precisam viajar por estradas e por grandes cidades.

- Publicidade -

Por isso, antes de viajar é importante o condutor ter um cuidado especial com a manutenção de itens essenciais do veículo.

Para isso, algumas providências devem ser tomadas pelo motorista para garantir a sua segurança e tranqüilidade durante o percurso.

De acordo com o diretor da Câmara de Mecânica do SINDIREPA-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículo e Acessórios do Estado de São Paulo) Milton Iampolsky, o condutor deve evitar locais alagados e no caso de impossibilidade, o percurso deve ser feito em baixa velocidade com aceleração acima de 1500 giros e com meia embreagem, com pedal a meio curso.

- Publicidade -

Vale lembrar que é preciso guardar maior distância com o veículo da frente, além de melhorar as condições para uma freagem, você terá garantido melhores condições de agir preventivamente (maior visbilidade e espaço), podendo-se antecipar às ocorrências. Gerencie adequadamente a velocidade de seu veículo.

É fundamental também redobrar a atenção em caso de chuva ou neblina. Se estiver na estrada e não se sentir seguro para continuar a viagem, o melhor é parar num posto e esperar o temporal passar para seguir viagem.

“Já quando estiver dirigindo na rodovia com chuva forte é preciso evitar a parada no acostamento, mas se não tiver outra maneira, somente pare com o pisca alerta ligado”, acrescenta Iampolsky.

- Publicidade -

Confira outros cuidados com a manutenção dos itens do veículo:
– trocar as palhetas dianteira e traseiras anualmente;
– substituir os pneus sempre que os sulcos atingirem a espessura mínima de 1,6mm de resíduo de desenho;
– limpar o desembaçador dianteiro nas entradas do fluxo de ar;
– alinhar o veículo a cada dez mil quilômetros e manter a pressão correta dos pneus;
– regular os faróis com equipamento apropriado, na manutenção preventiva.
– verificar freios

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn