A Kia Motors anunciou que atingiu uma das mais importantes marcas de sua história, ao totalizar 5 milhões de veículos exportados no mundo todo.
A marca registra o estágio mais recente da evolução da Kia como grande empresa do ramo automotivo mundial.
Mais de 250 convidados – entre eles clientes, representantes de entidades filantrópicas, distribuidores Kia e gerentes – participaram de uma cerimônia especial em Pyeongtaek Port, para registrar o envio do quinto milionésimo veículo exportado pela Kia.
Eui-Sun Chung, presidente da Kia, disse que “atingir essa marca é um feito histórico para a empresa, sendo responsáveis por ela as equipes e a administração da Kia Motors no mundo todo, nossos distribuidores e, acima de tudo, nossos clientes, sem os quais nada seria possível”.
“Seguindo o slogan da marca – Surpreenda-se – continuamos a agradar e surpreender aos nossos consumidores e a indústria automobilística com nossas contínuas inovações e nosso comprometimento com a excelência”, disse Chung.
Cada um dos clientes recebeu as chaves de um veículo novo da Kia.
A companhia também homenageou duas entidades filantrópicas – a americana Special Olympics e a Oxfam, do Reino Unido – por seu compromisso junto ao desenvolvimento da sociedade, que reflete também os valores da empresa e sua responsabilidade social
O sucesso da estratégia de exportações da Kia é mais evidente na Europa, onde a companhia foi a montadora com o crescimento mais rápido por três anos consecutivos.
As vendas para países europeus cresceram 70,6%, de 155.229 unidades em 2003 para 264.872 no ano passado.
Nos EUA, onde também houve grande progresso da marca, as exportações mostraram um aumento anual de 31,4%, com 301.573 unidades no ano passado.
Nas Américas Central e do Sul, Oriente Médio & África e na Ásia, as vendas cresceram 55,7%, 48,8% e 25,2%, respectivamente, em 2004.
“Para uma empresa que começou fazendo peças de bicicleta em uma pequena fábrica nos arredores de Seul há mais de sessenta anos, foi um grande caminho que percorremos. A Kia não somente liderou a ascensão da indústria automotiva coreana, mas também fez diversos avanços em mercados internacionais nos últimos anos”, disse Chung.
“Já neste ano fizemos a estréia de dois novos modelos – o MPV Carnival, totalmente reprojetado, e o Rio quatro e cinco portas, dirigido ao segmento B – que irão dar impulso ao sucesso das nossas exportações. Estamos bem posicionados para tomar o nosso lugar entre a elite da indústria automobilística num futuro próximo”.
A Kia Motors já trilhava o caminho certo para se tornar uma grande força automotiva com o estabelecimento da fábrica de Sohari, em 1973, a primeira unidade de produção integrada da Coréia.
A instalação inaugurou a produção da pickup Brisa em 1974, que se tornou o primeiro veículo da companhia a ser exportado, um ano depois, quando 10 unidades foram enviadas ao Qatar.
As exportações de veículos da Kia sofreram um boom em 1987 com a aquisição de uma rede de distribuição norte-americana para o subcompacto Pride.
Este importante acontecimento abriu espaço para que o crescimento contínuo da companhia a elevasse ao status de exportadora global.
A Kia atingiu a marca acumulada de um milhão de veículos exportados em 1995, dois milhões em 1998, três milhões em 2001 e quatro milhões em 2004.
Apenas um ano depois de quebrar o recorde de quatro milhões de exportações cumulativas, a companhia comemora a marca histórica de cinco milhões de unidades exportadas em 2005. A produção da fábrica da China também está inclusa no total de exportações.
As exportações cresceram rapidamente quando a empresa juntou-se ao Grupo Automotivo Hyundai-Kia em 1998.
Desde então, a Kia procura melhorar ainda mais sua qualidade, fortalecer as vendas internacionais, expandir sua linha de produção e estabilizar suas operações financeiras ao redor do mundo.