A Nissan Design America (NDA) inaugurou oficialmente no primeiro trimestre desse ano um estúdio de design em Farmington Hills, Michigan, nos Estados Unidos.
O estúdio é complementar ao de San Diego, e representa um investimento de 14 milhões de dólares.
A área atual é três vezes maior do que a anterior, com capacidade ampliada de 12 para 45 designers.
O novo estúdio faz parte da estratégia de crescimento do departamento de design da Nissan, que inclui a expansão do estúdio de San Diego, a criação de outro, no centro de Londres, e novas instalações já em construção no Japão.
A integração entre os estúdios e o foco cada vez maior na elaboração funcional e visual dos produtos refletem a filosofia da Nissan em relação ao design.
Farmington Hills vai possibilitar que a Nissan se dedique à trabalhos experimentais, ainda que a viabilidade comercial continue a ser relevante.
O cupê esportivo AZEAL, revelado no Salão de Detroit de 2005,
é o primeiro carro-conceito nascido no novo estúdio.
A ausência de divisórias entre os grupos de design permite que o trabalho de criação seja eficiente e interativo. A localização do estúdio, no eixo automotivo de Detroit, também traz vantagens.
“A proximidade com grandes fornecedores, com a engenharia da NDA e com as fábricas é importante para conceber e executar o design que vai influenciar a indústria”, disse Bruce Campbell, vice-presidente de design da NDA.
“O complexo foi criado há 25 anos, com a visão do ex-presidente Takashi Ishihara, para ‘sentir’ o mercado norte-americano e responder com design de ponta. Essa visão e missão continuam hoje”.
“Nenhuma outra empresa faz design como a Nissan atualmente”, disse Shiro Nakamura, vice-presidente sênior de design da Nissan Motor Co. e presidente da Nissan Design America.
“A ousadia e funcionalidade do design da Nissan, assim como seus processos únicos, fizeram parte da revitalização da empresa e continuam vitais para seu sucesso contínuo”.
O estúdio de Farmington Hills – “Tanto o estúdio de San Diego como o de Farmington Hills foram concebidos por designers e para designers”, disse Campbell.
“Esse ambiente celebra e fomenta o design criativo. Cada estúdio reflete nossos processos e valores”.
Os valores mencionados são humanístico — enriquecer a vida das pessoas; excelência no design — a chave para lançar tendências; e exclusividade — envolver e integrar cada pessoa no processo.
Farmington Hills desenvolveu espaços únicos e inovadores para sua equipe. The Egg é um pátio com 1.393 m2 de vista panorâmica, que materializa a fusão entre engenharia e design.
Posicionado de modo a dispor de condições ótimas de iluminação, The Egg permite aos designers trabalharem com luz natural, com o auxílio de duas mesas giratórias.
O design de paredes estruturadas e envolvidas por uma malha inoxidável de aço foi realizado por A. Zahner Co., uma empresa de metais arquitetônicos conhecida por executar algumas das fachadas em metal mais fascinantes e complicadas existentes.
O Power Wall, localizado em outro ambiente do estúdio, tem 2,4m por 6m e será usado pelos designers de diferentes estúdios da Nissan para análise e manipulação simultânea de projetos de design gerados em escala por computador.
É uma das ferramentas mais modernas existentes na comunicação focada em design.
Sala de conferência com Power Wall – A mesa de modelagem é a maior da indústria automotiva. Ferramentas novas e portáteis de lapidação facilitam o trabalho dos responsáveis pela modelagem de argila.
Sobre essa mesa há uma iluminação especial que proporciona aos designers ótima percepção do modelo, sob qualquer ângulo.
Em uma outra área, está uma ferramenta de modelagem computadorizada capaz de aplicar um projeto de design em um modelo em escala com absoluta precisão.
O estúdio incorpora materiais reciclados em todos lugares onde é possível usá-los.
Os painéis de alumínio na área externa são feitos de carcaças de veículos; as borrachas de portas e janelas vêm de pneus reciclados; e o feltro que cobre parte das paredes e teto do estúdio é feito de lã de agasalhos reciclados.