sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Troller diversifica modelos para aplicação militar

Quatro modelos mostram a versatilidade da empresa em atender este nicho

A Troller Veículos Especiais S/A, montadora brasileira especializada em soluções customizadas, participou pela segunda vez da Latin America Aero & Defence – LAAD 2005, que aconteceu de 26 a 29 de abril no Riocentro.

- Publicidade -

Importante evento para a ampliação dos negócios da marca que já possui, desde 2003, um modelo para o segmento militar, o jipe T4-M, a empresa apresentou novos produtos para a quinta edição desta mostra.

A Troller Soluções, divisão da Troller responsável por pesquisa e desenvolvimento de veículos de aplicação específica, apresenta na LAAD quatro veículos com objetivos diferenciados, desenvolvidos nas plataformas do jipe T4 e da picape Pantanal.

Segundo Levy Silveira, gerente da divisão, os modelos apresentados vão ao encontro das necessidades do Exército Brasileiro, com a ressalva de não haver similares no País.

- Publicidade -

“Uma de nossas preocupações é a de pesquisar a aplicabilidade dos veículos que servem as Forças Armadas para melhor atendê-los. Este é um diferencial da Troller que se aplica permanentemente em analisar as áreas em que atua e, com isso, tem se capacitado a oferecer todo o suporte necessário aos clientes”, afirma.

O jipe T4, por exemplo, apresenta-se neste evento com um lança-míssil. A estrutura do veículo passou por adequações estruturais e de reforço no santantonio.

“O carro é versátil e sua concepção supera os requisitos exigidos para a operação do equipamento em campo”, ressalta Silveira.

- Publicidade -

Ainda no jipe T4, a Troller mostra os modelos T4-M e T4 BAA. Classificado pelas Forças Armadas como um Veículo de Transporte Não-Especializado – VTNE, o T4-M foi homologado pelo Exército Brasileiro em 2004.

O modelo, desenvolvido e projetado pela empresa, é adequado para conduzir tropas em regiões de difícil acesso.

Pode também ser utilizado como veículo de reconhecimento e, em determinadas circunstâncias, como veículo de combate.

Por ter um perfil bastante baixo quando retirada a capota e rebatido o pára-brisa, pode ser transportado em porões de navio ou por helicópteros. O modelo tem capacidade de travessia de água de até 80 cm de profundidade.

Já o T4 BAA conta com equipamentos como o tanque de 250 litros, com bomba de alta pressão, e mangueira com 60 metros, que possibilitam autonomia de 33 minutos de combate a incêndio e jato de água de 12 metros.

Além dessas aplicações, pode no atendimento às forças armadas ser direcionado como dispersor pela capacidade de pressão da água quando utilizada.

A Pantanal, nesta segunda apresentação pública, vem camuflada como os outros modelos da marca presentes na LAAD e conta com modificações voltadas para o uso militar, principalmente, na caçamba que, em comparação ao modelo convencional, teve sua largura ampliada de 1.480 para 1.615 mm e o comprimento reduzido de 2.390 para 2.340 mm.

A picape traz dispositivos para o transporte de tropa em sua caçamba com o diferencial de que os ocupantes podem utilizar os assentos nos formato tradicional (lateral), oferecendo maior capacidade de carga, e a novidade na posição central que facilita a operação da tropa que estará no centro da caçamba.

Com capacidade para até 14 soldados, a Pantanal Militar não tem similar no mercado nacional na categoria veículo leve.

É a única com santantonio amovível na carroçaria e capota com cajados, uma vantagem para a aplicação militar, pois oferece maior segurança à tropa.

O modelo transporta ferramentas de assalto, como pá e machado, instaladas nas laterais. Também apresenta suporte para fuzil na cabine e para antena de radiocomunicação e está capacitado para rebocar morteiros e munições com até ¾ de tonelada sem freio ou 4,5 toneladas com freio.

Além dessas aplicações, a picape pode ser utilizada para operação de artilharia, carro oficina, ambulância, UTI móvel, transporte de lança-míssil terrestre entre outras funções.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn