sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Sistema de rastreamento por satélite permite controle e segurança do combustível FIC

Visando a comodidade dos clientes, empresa utiliza sistema de localização via satélite da Autotrac em toda sua frota de caminhões; serviço evita roubo de cargas.

O aumento de ocorrência e o prejuízo causado pelo roubo de carga no País crescem a cada dia.

- Publicidade -

De acordo com dados divulgados pela Fetcesp/Setcesp (Federação e Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo), de janeiro a junho deste ano, foram registradas 1.357 ocorrências de roubo de cargas, o que equivale a uma média de 226,17 ocorrências por mês.

Em relação ao mesmo período do ano passado este número equivale um aumento de 6,77% com prejuízo de 12,91%.

Foi pensando nessa segurança e na comodidade do cliente que a Petroviário, empresa do grupo FIC, responsável pelo transporte da distribuidora, implantou nos 45 caminhões de sua frota própria um sistema de rastreamento via satélite.

- Publicidade -

A solução, desenvolvida pela Autotrac permite que a FIC consiga levantar as coordenadas da localização exata do veículo e o envio e recebimento de mensagens em segundos entre a base e o motorista.

Na base de operações fica o software instalado pela Autotrac que processa todas as informações do itinerário de cada caminhão e traça um demonstrativo gráfico e textual de toda a operação de transporte.

De acordo com Hélio Souza, gerente de Inteligência de Mercado da FIC, o sistema, que trabalha 24 horas, gera segurança e rapidez para a Petroviário e seus clientes.

- Publicidade -

Pelo sistema é possível bloquear o veículo, imobilizar a carreta, acionar o alarme, controlar a velocidade e checar o desempenho dos caminhões. Tudo isso à distância.

“Além de ter 100% de segurança no transporte das cargas ainda temos a tranqüilidade e a certeza que o produto vai chegar até o cliente em perfeito estado, com o padrão de qualidade do combustível que a FIC preza. Todo o trajeto é rastreado, sabemos de cada detalhe do itinerário”, afirma Souza.

A tecnologia permite que os veículos equipados sejam monitorados constantemente.

No caso da Petroviário, os caminhos são rastreados a cada 10 minutos, o que permite uma segurança ainda maior para a carga.

Outra vantagem do equipamento são os registros feitos durante toda a viagem, em que cada parada do motorista fica armazenada no sistema, possibilitando a geração de relatórios de todos os itinerários feitos pelos veículos.

Para Hélio, além de segurança, o Autotrac oferece rapidez e agilidade ao transporte. “Através do Autotrac é possível agilizar ainda mais o atendimento aos consumidores.

Com o sistema, o cliente tem como acompanhar o seu pedido em tempo real pelo acesso ao 0800, pelo qual ele fica sabendo em que local está o veículo naquele exato momento e pode, com isso, se programar para a chegada da carga”, explica Hélio.

A FIC foi uma das pioneiras na implantação do rastreamento da frota entre as empresas distribuidoras de derivados de petróleo.

Segundo Souza, antes disso era necessário formar comboios e contratar escolta armada para proteger os veículos, o que se tornava inviável em alguns trechos, inclusive pelo alto custo e pela vulnerabilidade desse serviço.

“Esse sistema era inviável, chegava um momento da rota do caminhão que não havia mais como ter escolta, pois não possuíamos uma escolta por veículo”, salienta.

Petroviário – A Petroviário foi criada para dar suporte ao crescimento da FIC e para manter o padrão de qualidade e serviços da distribuidora.

Muito mais que uma frota de caminhões, a área coordena todo o sistema de transporte dos combustíveis, que engloba uma frota própria, uma central de rastreamento que trabalha 24 horas e um sistema de monitoramento com filmagem de todo o processo de carregamento e descarregamento do combustível comprado (álcool) e vendido pela FIC.

Em termos numéricos, a frota da Petroviário roda mais de seis milhões de quilômetros por ano, levando combustível para todos os cantos do País.

Por ser uma área estratégica é um dos segmentos que mais recebem investimentos – tanto em pessoal como em equipamentos e sistema, para garantir o sucesso do negócio.

Um exemplo foi a contratação dos serviços da Autotrac. Desde que implantou o sistema, a FIC nunca registrou roubos ou desvios de cargas.

Isso possibilita, também, maior segurança para os motoristas da empresa, que ficam menos sujeitos a assaltos e roubos de cargas.

Em qualquer situação de emergência, ele envia um comando para a Central, que passa a tomar medidas a partir das instruções do operador.

Em qualquer desvio de rota ou parada em algum trecho que seja considerado inseguro, um alarme toca na Central, alertando o operador para acompanhar o trajeto do veículo com mais atenção.

“Só depois de ter certeza que se trata de um desvio ou roubo de carga é que o acionamento da trava do caminhão é ativado, sempre levando em conta a total segurança do motorista”, afirma o gerente.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn