sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Congresso SAE BRASIL 2005 expõe o ‘estado da arte’ de 76 empresas

Confira as últimas tecnologias que a indústria da mobilidade mostra no Congresso SAE BRASIL 2005, entre os dias 22 a 24 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Com 76 empresas expositoras, a Mostra de Engenharia reúne várias novidades, como sistemas de navegação e rastreamento por GPS e telefonia móvel, carros em alumínio, novas tecnologias diesel que reduzem o consumo de combustível e a emissão de poluentes, e projetos de engenharia 100% nacionais.

- Publicidade -

Confira as novidades:

01dB – A empresa lança o Sistema NETdB, plataforma de baixo custo modular de aquisição tempo real multicanais (de 4 até 1.026 canais) para ensaios vibroacústicos.

Apresenta a linha de microfones e acelerômetros, compatíveis com qualquer sistema de aquisição do mercado, o software de aquisição e de processamento dBFA suíte, para gravação de sinais e análise em tempo real, o revolucionário sistema dBVISION, de holografia sonora de campo próximo para ensaios vibroacústicos, o dBSONIC, de qualidade sonora, o dBSR (Squeak & Rattle), para a localização e a identificação dos ruídos parasitos para a indústria do transporte.

- Publicidade -

AÇOPEÇAS – Apresenta a nova linha de peças de aço, alumínio, cobre e latão, fabricadas pelo processo de extrusão a frio, voltada à indústria automobilística na fabricação de peças para sistemas de suspensão, freio e transmissão.

O processo de extrusão a frio faz parte de um programa de nacionalização de peças de grande complexidade.

ACTIA – Apresenta um novíssimo conceito de tacógrafo digital, que preencherá a necessidade do mercado para o atendimento da exigência legal, de forma confiável e eficiente, com valor agregado à gestão de frota.

- Publicidade -

Além disso, expõe a linha de entretenimento e segurança para veículos comerciais de transporte de passageiros.

ALCOA – A empresa apresenta o chassi em alumínio da Ferrari 360 Modena, projeto realizado junto com engenheiros da marca italiana.

A Alcoa e a Ferrari começaram a trabalhar juntas em 1994, quando desenvolveram o primeiro projeto da estrutura do 360 Modena, com produção iniciada quatro anos depois.

A Alcoa produz hoje spaceframes de alumínio para os modelos Ferrari 612 e Scaglietti F 430.

ARCELOR – Bobinas de aço decapadas, laminadas a frio e galvanizadas produzidas pela Vega do Sul para a indústria automobilística.

BORGWARNER – Juntamente com a Açotécnica e DM Fundidos, a empresa faz o pré-lançamento do turboalimentador S1B para motores álcool, gasolina ou flex de 1.000 ou 1.400 cm³ de cilindrada, que aumenta o toque, principalmente em baixas rotações.

O novo produto é para o consumidor comum, do GNV e popular, e específico do mercado de reposição.

O expositor leva, ainda, turboalimentadores alemães KO3 05 (Audi A4, Audi A6 e Passat 1.8 T 150 HP), KO3 52 (Audi A3 e VW Golf 1.8 180 HP), KP 31 (Smart: é o menor turbo produzido pela empresa), K365 (utilizado na Fórmula Truck), e o nacional R2S, exportado para os Estados Unidos. Expõe, também, ventiladores e embreagens para caminhões e ônibus.

BOSCH – Exibe uma série de novas tecnologias diesel que reduzem o consumo de combustível e a emissão de poluentes, como o sistema de tratamento dos gases de escape Denoxtronic, que atua junto com os catalisadores SCR (Selective Catalytic Redution), reduzindo em até 85% as emissões de óxido nitroso e em até 40% as emissões de particulados.

O Adaptive Cruise Control (ACC), que reconhece a presença de um veículo à frente e mede a velocidade deste, mantendo distância segura no trânsito; e o Flex-Start, sistema que gerencia o combustível durante o processo de partida do automóvel e elimina o reservatório de gasolina dos veículos a álcool ou multicombustíveis.

COVENTYA – A empresa apresenta soluções contra corrosão que atendem os requisitos da indústria automobilística, como Passivador para Zinco Isento de Cr, que possibilita alta proteção anticorrosiva e funciona como passivador e selante.

DANA – mostra algumas de suas mais recentes soluções em drivetrain, motor e soluções estruturais, que estão prontas para serem utilizadas pelas montadoras.

Os destaques são o novo separador de ar-óleo de alta performance MultiTwister™, o Sistema Inteligente de Arrefecimento e o diferencial Electronic Torque Coupling, além do sistema de ignição por microondas AtmoPlas™.

DELPHI – Na área de monitoramento, apresenta os Sistemas de Rastreamento, DS-100 e DS-300, que localizam o veículo via GPS em qualquer lugar do mundo.

Ainda em eletrônica embarcada, leva o Sistema de Navegação com interface touch screen, completo em recursos para navegação e integrado ao sistema de áudio, como o Rádio Digital, que permite reprodução de altíssima qualidade.

Expõe também a Solda Resistente à Deformação, que reduz o tempo de solda de equipamentos em até 60%, cortando os custos de materiais e capital para a manufatura de tecnologias. Outra inovação é o MultiFuel® para veículos comerciais na versão diesel e gás natural também admite a utilização do biodiesel.

Com previsão de entrada no mercado em 2007, a nova tecnologia para veículos pesados será responsável pela redução no gasto por quilômetro rodado.

Estima-se que a economia será de 30% e terá menor índice nas emissões de poluentes além de aumentar a autonomia. Além disso, apresenta a linha de componentes para motos.

DURA – Expõe sistemas automotivos para alavancas de troca de marchas, sistemas de controle de assentos automotivos, janelas, estruturas de portas e cabos de comando entre muitos produtos, além de equipamentos para veículos especiais e de recreação (trailers).

EDAG – Apresenta um novo conceito de mobilidade automotiva, o City Car, modelo multifuncional e com vários conceitos de motorização, desenvolvido para atender às mais diversas necessidades do mercado.

O City Car é um veículo para 2 pessoas e entregas rápidas, que pode ser fabricado nas versões de motorização elétrica, híbrida, gás natural + eletricidade, GNV/gasolina e até com célula de combustível. Design arrojado, o carro tem carroceria em alumínio e é apresentado em maquete.

GENERAL MOTORS – A montadora apresenta o novo Vectra, totalmente projetado e desenvolvido no Brasil para o mercado local e exportação.

Em seu terceiro ciclo no País, o carro mobilizou todo o Design e a Engenharia da GM do Brasil, que utilizaram no desenvolvimento do modelo o que existe de mais avançado em tecnologia global.

GNK DO BRASIL – Apresentação em corte para que o público possa observar seu funcionamento interno dos diversos tipos de juntas homocinéticas que a GNK fabrica para o mercado nacional (AC, UF, GI, VL, AAR, VLM), destacando suas aplicações e vantagens.

GRUPO SCHAEFFLER – Apresenta o sistema duplo de correntes desenvolvido para o motor NGD 3.0E da MWM-International Motores, que proporciona funcionamento silencioso do motor, além de garantir robustez e durabilidade; um inovador sistema de engate para sincronizações de marchas com cone simples ou múltiplos cones, que chama a atenção quando avaliado a partir de seu processo de fabricação por estampagem a frio; e os balancins destinados ao segmento de motociclismo, que são microfundidos e roletados, e se destacam pela performance nos motores de 150 cilindradas da Honda.

MAGNETI MARELLI – Os visitantes podem testar a tecnologia do Smart Router em um simulador dentro do estande. Já os jornalistas poderão fazer um test drive com a tecnologia, que trabalha com GPS e traça rotas, opções de caminhos, facilitando a vida do motorista.

A Marelli mostra também sistemas eletrônicos para habitáculos, quadros de bordo, ou painéis de instrumentos, e body computers, além painéis de instrumentos do Fiat Idea, Fox e Gol GIV e o body computer do Fiat Idea.

A divisão Controle Motor apresenta uma tecnologia inédita no Brasil: o MTA – Transmissão Manual Automatizada – para equipar automóveis com motorização de 1.0 a 2.0 litros. O MTA é um sistema de controle eletrônico do câmbio que permite o motorista escolher se quer dirigir na opção manual ou na proposta de mudanças automáticas.

MANGELS – Apresenta a linha de cilindros para GNV, que tem como diferencial a pintura poliéster a pó, de alta resistência, que evita riscos e os desplacamentos de tinta e expõem o cilindro à corrosão precoce e, conseqüentemente, à redução de sua vida útil.

Mostra também a roda Diamantada Prata Copa e a Cinza Espacial que utilizam a tecnologia de diamantado através de processo de usinagem da face da roda, e a Dark Gloss com Lip Diamantado.

Aqui, a roda é toda pintada no acabamento e somente o lip (ou borda) fica com o acabamento diamantado. Esta variação atende ao gosto diferenciado dos consumidores.

NATIONAL INSTRUMENTS – apresenta ferramentas de software e hardware especializadas para a indústria automotiva.

A empresa faz demonstrações destacando CAN, in-vehicle datalogging e Aplicações de Som e Vibração; todos destinados aos padrões industriais, além da nova versão do LabVIEW, software de fácil utilização da National Instruments.

Integradores de Sistemas também estão no estande e apresentam as diferentes soluções implantadas na indústria automobilística, com ferramentas da marca.

PROEMA – Especializada na produção de componentes de última geração para a indústria automobilística, a Proema produz colunas de direção e comandos de câmbio, seguindo os mais rígidos padrões internacionais de qualidade, eficiência e precisão em cada detalhe. É líder em peças usinadas, estampadas e conjuntos soldados para a indústria automotiva e de motocicletas.

RANDON – As empresas do Grupo (Fras-le, Master, Jost e Suspensys) exibem em um único módulo-conceito os seguintes produtos aplicados:
Fras-le: expõe a rebitadeira RFLE 3100, mais recente inovação que auxilia na execução da rebitagem de forma mais fácil, segura e eficiente; que envolve um dispositivo auxiliar de rebitagem destinado para a linha pesada e ajustável para diversas dimensões de patins.

A partir do novo sistema de apoio, o operador desliza o patim sobre o dispositivo auxiliar e reduz esforços além de garantir um alinhamento exato entre o patim e o dispositivo de rebitagem, que aumenta a produtividade.

Máster: leva o freio a disco Elsa 225-3, que utiliza rodas de 19,5’’ e rodas 22,5’’. O Elsa apresenta menor peso, aumento da rigidez e vedações duplas, que resultam em melhor resistência à corrosão e a fatores agressivos do ambiente.

Jost: apresenta o suspensor pneumático de terceiro eixo, no qual a montagem ao chassi do veículo é simples através de dois suportes parafusados.

Possui um menor número de pontos de solda, o que reduz a possibilidade de ocorrerem trincas no funcionamento; além de molas de encaixe rápido, que agilizam as manutenções; e maior leveza: 80kg que propicia redução no peso bruto total do veículo e gera maior economia.

Suspensys: exibe o mais novo conceito tecnológico de suspensão 6×2, fruto da avançada tecnologia desenvolvida com a ArvinMeritor.

A suspensão 6×2 da Suspensys é integrada por molas na qual o aço é substituído por composite, o que se traduz em redução de peso, maior conforto e durabilidade.

ROBTEC – Apresenta uma gama completa de equipamentos, softwares e serviços para auxiliar a indústria em todas as fases de desenvolvimento de produtos (desenho, produção de protótipos, ferramental, engenharia e controle dimensional).

Entre os destaques, o Rapid Tooling, que proporciona uma redução significativa no tempo de obtenção do produto nas especificações do projeto, facilita a flexibilização e adequação do produto final, evitando recall de projeto e reduz o número de interferências no molde definitivo; o Sistema de Digitalização Ótica Atos, mais veloz, de melhor definição e maior densidade do que os processos a laser; o Viper si², equipamento de prototipagem rápida, que constrói peças com superfícies lisas, de excelente claridade ótica, alta precisão, paredes finas e detalhes complexos.

SCANIA – Apresenta os motores eletrônicos da linha Evolução, o sistema de gerenciamento de veículos IRIS e os resultados da competição do Melhor Motorista.

A Scania dispõe de uma ampla gama de motores eletrônicos, de 9, 11,12 e 16 litros e potências que variam de 230 a 480hp, que estão de acordo com as rígidas normas de emissão de poluentes e ruídos.

O IRIS, Inteligência e Rastreamento Integrado por Satélite, é um sistema inédito de monitoramento e gerenciamento de veículos por satélite, desenvolvido inteiramente no Brasil.

A competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, lançada em abril, fez parte de uma campanha da Scania denominada “Educação para a Segurança”, com 11.585 motoristas.

SUR TEC – Expõe a linha de produtos químicos para a indústria de tratamentos de superfícies, como desengraxantes químicos, eletrolíticos, aspersão e ultra-som, sais ácidos para decapagem, inibidores e desengraxantes protetivos temporários para máquinas lavadeiras; banhos de zinco alcalino isento de cianetos, zinco ácido e cianídricos, banhos de zinco ligas e cromatizantes hexa e trivalentes; banhos de cobre alcalino isento de cianetos, cobre ácido, níquel semibrilhante, brilhante, microporoso e acetinado, banhos de cromo catalisados e processos para metalização de ABS e poliamidas; banhos de cromo duro, estanho, níquel químico e sulfamato de níquel; fosfatos de ferro e de zinco para pintura por aplicação em sistema spray ou imersão, fosfato de zinco para trefila de tubos e fios e fosfato de manganês para deformação a frio.

TIMKEN – O destaque serão as tecnologias disponíveis para rolamentos e colunas de direção, aplicadas nos EUA, como Splined Slider Steering Shafts, Advanced Steering Bearing, Fuel Efficient Hub/Bearing Unit, Load Sensing Bearing e Fuel Efficient (FE) Axle Bearing.

Alem disso expõe linhas de rolamentos, componentes de aço de precisão e colunas de direção para o público de OEM.

TYCO – Expõe Cabos Especiais, desenvolvidos e fabricados de acordo com as necessidades de clientes; Clockspring, interconexão entre a chave de seta e o volante, que possibilita e assegura as funções de airbag, controles do rádio, aquecimento do volante, cruise control e comunicação hands free; Módulos Eletrônicos, desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada cliente.

Expõe, ainda, relés eletrônicos, módulos eletrônicos para rastreamento de veículos via satélite; e o Sensor Eletrônico de Água no Diesel, que detecta até dois níveis de água acumulada no reservatório do filtro separador (água/ diesel), possibilitando ao condutor do veículo, por meio de indicadores luminosos existentes no painel de instrumentos, saber se a quantidade de água acumulada dentro do filtro está dentro dos limites normais de funcionamento, ligeiramente acima do limite normal de funcionamento, muito acima do limite tolerado pelo sistema.

VISTEON – Além de um Show Car, expõe soluções para recepção de rádio digital, novos quadros de instrumentos, um CD Player com interface para iPod e outro com tecnologia para conexão USB, para transmissão de dados via pen drive ou SD Card.

Uma Zafira com um sofisticado sistema de DVD que inclui tela portátil no teto e monitores para o banco traseiro, amplificadores e subwoofers de alta performance criam o ambiente de um verdadeiro cinema móvel.

A grande aposta está num produto que fará a interface entre os tocadores móveis de músicas compactadas, tipo iPod, capazes de armazenar até 60GB de memória em áudio e vídeo.

ZM – Fabricante de solenóides para motores de partida, parafusos de roda e peças especiais conformadas a frio, a empresa expõe três linhas de produtos direcionadas, principalmente, para o mercado OEM e exportadas para mais de 70 países.

Empresa 100% nacional, sediada em Brusque/SC, a ZM mostra toda sua flexibilidade no desenvolvimento de peças conformadas para qualquer tipo de aplicação.

A empresa registrou crescimento produtivo em 2004 na ordem de 50% e, entre outros investimentos, apostou em uma unidade na China.

ESTANDE ACADÊMICO – O estande expõe projetos que são exemplos do talento da engenharia acadêmica brasileira, como um dinamômetro de chassis que simula as condições reais de um veículo na pista, o veículo off-road SAE Mini Baja e um motor diesel movido a álcool, todos da Engenharia Mauá.

A FEI exibe um carro supereconômico que roda 750 km com um litro de combustível.

Os estudantes da Unicamp mostram uma aeronave radio-controlada, enquanto uma equipe da Poli-USP traz um protótipo da Guerra de Robôs, em que todos os participantes são inimigos.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn