segunda-feira, 6 janeiro , 2025
28 C
Recife

Honeywell confirma investimento e inicia comemorações de 30 anos no Brasil

Empresa encerra festividades do centenário de criação do turbo e ingressa na terceira década de Brasil com programa de investimentos

O Congresso Internacional de Tecnologias da Mobilidade – SAE Brasil 2005 – que será realizado entre os dias 22 e 24, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, vai marcar o início do programa de investimentos da Honeywell Turbo Technologies da ordem de US$ 21 milhões para o período 2006-2010.

- Publicidade -

O evento vai marcar, também, o encerramento das comemorações do centenário de criação do turbo pela e o início das festividades alusivas aos 30 anos de atuação da empresa no Brasil.

O diretor-geral da Honeywell, José Rubens Vicari, explica que os investimentos a serem utilizados nos próximos anos têm o objetivo de adequar a empresa para atender à natural evolução do setor automobilístico da região do Mercosul, assim como para a ampliação da produção e o desenvolvimento de novos produtos para os veículos que serão lançados nos próximos anos.

“Nossos estudos indicam que o que a indústria na região manterá a sua tradição de crescimento e que precisamos estar prontos para atender às necessidades das montadoras. No campo da tecnologia, também precisamos nos antecipar para ajudar aos fabricantes de motores a atender aos rigores cada vez mais severos das legislações ambientais, investindo em pesquisas e em testes de desenvolvimento”, afirma.

- Publicidade -

Vicari realça a importância cada vez maior da turboalimentação por considerar que atualmente nenhum motor a diesel teria condições de atender às especificações das normas Euro III e EPA 2005 se não contassem com os benefícios proporcionados pelo sistema.

“Hoje, mais de 50% dos automóveis movidos a diesel vendidos no mercado europeu dispõem do equipamento e, aqui no Brasil, somente pelo uso da turboalimentação caminhões, ônibus e pick-ups podem ser comercializados por contar com a ajuda do sistema para atender às leis que preservam o meio ambiente”, salientou.

Investimentos – O programa de investimentos anunciado por José Rubens Vicari faz parte do plano quinqüenal da empresa, que corresponde ao período 2005-2010, com o objetivo de atingir o volume anual de 400 mil unidades, praticamente o dobro da produção deste ano, que deverá ultrapassar 200 mil turbos.

- Publicidade -

O programa envolve a compra de equipamentos e o desenvolvimento de novos produtos para os veículos a serem lançados na área do Mercosul e a ampliação dos volumes de exportação.

“Temos o objetivo de ampliar nossos negócios no exterior e, além dos Estados Unidos e da Europa, planejamos intensificar a atuação em toda a América do Sul.

30 anos de Brasil – José Rubens Vicari anunciou o início das comemorações de 30 anos de atividades da Garrett, marca pertencente à Honeywell, no Brasil, a ocorrer no próximo ano.

A atuação da empresa teve início em 1976, com a construção de uma fábrica no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, capital, para o fornecimento de turbos à Detroit Diesel Allison.

Da a produção inicial de 2.000 unidades/;ano, com 16 empregados, a Garrett ampliou as suas atividades e, em 1986, transferiu-se para a fábrica atual, com 9.000 metros quadros de área construída, em terreno com 32.000 metros quadrados.

Ao longo de seus 29 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa atingiu a produção de três milhões de turbocompressores.

Atualmente, possui cerca de 200 empregados, capacidade superior a 300 mil turbos/ano e desenvolve e produz turbos para todos os fabricantes de motores instalados no País, que fornecem para automóveis, pick-ups, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, como AGCO, Agrale, Agritech, Fiat, Ford, General Motors, Mercedes-Benz, MWM-International, Mitsubishi, Nissan, Perkins, Scania, Troller, Valtra, Volkswagen e Volvo.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn