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Infra-estrutura de TI para suportar projetos da próxima década

Especialistas em TI e usuários debatem as tendências dos sistemas de desenvolvimento virtual de produtos e o como se preparar para as novas tecnologias

Chegará um dia em que os engenheiros conseguirão desenvolver produtos sem o uso de protótipos físicos e com um número reduzido de simulações computacionais.

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Mas, o mais importante é que os projetos serão desenvolvidos simultaneamente por todas as áreas envolvidas, com o objetivo de otimizar ao máximo o produto.

Como as empresas poderão se preparar para esta nova realidade é o foco do painel Discutindo a Infra-Estrutura de TI para Suportar MDO (Otimização Multidisciplinar de Projetos), durante o XIV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que acontece de 22 a 24 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Organizado pelo Comitê de Tecnologia da Informação (TI), painel será realizado no dia 22, às 14h, e contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais como Srinivas Kodiyalam, gerente de Desenvolvimento de Negócios da SGI, Reza Sadeghi, vice-presidente de Desenvolvimento de Soluções da MSC Software, e José Herskovits, professor doutor da UFRJ/COPPE, além de usuários como Waldir Gomes Gonçalves, gerente sênior de Engenharia de Materiais, Configuração e Desenvolvimento Digital da Embraer; e João Antonio da Silva Filho, gerente de CAD/CAE da Ford.

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“Será uma troca de experiências entre representantes de montadoras, fornecedores e o público interessado em conhecer mais o status atual dessa metodologia, assim como os desafios a serem enfrentados e tendências futuras”, afirma Avi Zins, diretor do Comitê de TI.

Segundo Paulo Sauer, líder do subcomitê de Engenharia, do Comitê de TI, atualmente a otimização dos projetos nem sempre é alcançada na sua totalidade, uma vez que são tratados de maneira isolada nos diversos departamentos das indústrias.

“Mas, no futuro, será possível utilizar um único simulador para prever o comportamento dinâmico de um veículo, quando este está submetido às mais variadas condições de uso, na parte estrutural, efeitos aerodinâmicos, performance, vibrações, ruídos, emissões de gases poluentes, entre outros”, revela Sauer.

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O Congresso SAE BRASIL 2005 é presidido pelo engenheiro Mauro Luis Correia, diretor de Operações da Volkswagen Anchieta, e tem como tema central o debate Novos Mercados.

Novas Tecnologias: Desafios da Engenharia da Mobilidade: “O Congresso consolidou-se no mercado e reforça sua importância como espaço ímpar para toda a cadeia produtiva mostrar a tecnologia da mobilidade em seu estado da arte”, afirma Mauro Correia, que tem como vice-presidente Besaliel Botelho, vice-presidente da Divisão de Sistemas a Gasolina da Bosch.

Segundo o engenheiro Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, o Congresso apresenta em primeira mão as tecnologias que em breve estarão no mercado, além de ser a principal oportunidade para a comunidade do setor trocar informações sobre novos desenvolvimentos tecnológicos com outros países.

“O Congresso da SAE BRASIL reúne especialistas de diversos setores que trabalham com a engenharia da mobilidade para debater e analisar as tendências do mercado”, afirma Gábor Deák.

“O resultado disso é o que vemos na exposição, que a cada ano mostra as últimas novidades em produtos e processos na indústria automotiva”, diz o presidente.

Confira outros painéis de TI no Congresso SAE BRASIL 2005:

PROCESSO DECISÓRIO DE LOGÍSTICA INTEGRADA – O fórum propõe a discussão do aprendizado com a experimentação dos conceitos avançados de logística integrada, ensinados/pesquisados teoricamente nos principais centros de pesquisas do Brasil e exterior, além da exploração sobre a viabilização da expansão do modelo desenvolvido para outras linhas de produtos da empresa através do uso de novas tecnologias.

Com o Thomas Corbett, consultor, e Leonardo M. Reis, sócio-diretor, ambos da Aennova Dinâmica de Negócios, Bruno Martin Nowak, gerente de Desenvolvimento de Negócios, e Marcel Miranda, gerente de Marketing de Manufatura, ambos da Microsoft. Dia 23/11 às 15h30.

O MERCADO DE TELEMÁTICA NO BRASIL: UM CENÁRIO DE DESAFIOS E MUITO SUCESSO – O setor de telemática no Brasil cresce de forma expressiva e independente através de nichos de aplicação e desenvolvimento de negócios.

Especialistas em monitoração veicular, transporte público, infra-estrutura de distribuição elétrica darão um panorama do mercado, posicionando os principais ‘players’ sobre o dimensionamento deste mercado e as práticas consagradas.

Tendências internacionais de TI no setor serão apresentadas no fórum, que discutirá o papel e a importância da interação na cadeia automotiva.

Com Nuno Valério S. Figueiredo, diretor Comercial da Signa, João Ronco Junior, diretor-presidente da APB Prodata Brasil, Alberto Menoni, diretor comercial da Auteq Computadores e Sistemas, mediados por Gerson Luiz Martines, gerente geral de Informática da SPTrans. Dia 23/11, às 17h30.

PLM: BENEFÍCIOS DE MARKETING E VENDAS COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS – Este fórum apresentará os benefícios alcançados e percebidos pelo consumidor via PLM (Product Lifecycle Management), explicitará as tecnologias usadas por Marketing e Vendas, como BI que busca e consolida informações externas e internas para composição de cenários, Demand Planning, previsão de demandas, CRM, gestão do relacionamento entre fornecedor e consumidor, entre outras, e como TI integra ao PLM, assim como, uma breve análise comparativa das melhores práticas.

Com Samuel Russell, diretor de Marketing da General Motors, Antonio Eustáquio Ferreira, gerente de Marketing de Produto Caminhão da DaimlerChrysler, Antonio Donizete Simão, gerente de Vendas de PLM da Dassault Systemes Brasil, Sven Kottmann, diretor da AXSIS System & Consulting, mediados por Tarcisio Anitelle, gerente de Soluções para Engenharia e Manufatura da T-Systems do Brasil. Dia 24/11, às 13h.

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