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Shotting Brake Concept um carro conceito repleto de inovações tecnológicas

A Audi apresentou no Tokyo Motor Show 2005, de 21 de outubro a 6 de novembro, um modelo de destaque no segmento de compactos esportivos: o Shotting Brake Concept, um protótipo que oferece uma nova vertente para a marca alemã, misturando a força e o dinamismo dos carros esportivos com um novo conceito de espaço e funcionalidade.

Com motor 3.2 litros, seis cilindros, 250 hp de potência e a tração permanente quattro, o Shotting Brake Concept tem ótima performance e visual impactante.

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O carro-conceito acelera de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos e tem velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.

Como é padrão em cada estudo da Audi, além do design inovador, o modelo exibe inovações tecnológicas no Salão de Tóquio.

Isso inclui um sistema de resfriamento eletromagnético adaptável, uma versão mais evoluída do sistema de navegação acionado com um toque na tela do monitor e com reconhecimento de caracteres, além de uma nova tecnologia LED nos faróis.

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Design – O Audi Shotting Brake Concept representa um novo rumo em termos de design.

O estilo desse cupê de 4,18 m de comprimento, 1,84 m de largura e apenas 1,35 m de altura impressiona à primeira vista.

A frente é dominada pela grade de frisos cromados do radiador. Como nos protótipos Audi superesportivos de Le Mans, o emblema dos quatro anéis está localizado acima da grade.

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A frente imponente, as entradas de ar laterais e o desenho dos faróis dão ar de força ao modelo.

O design também remete aos modelos A4 que competem no campeonato DTM e reforça o estilo do protótipo visionário Audi RSQ.

Um novo elemento adotado das categorias esportivas é o difusor de alumínio, que orienta o fluxo de ar sob o carro com mais precisão.

Visto de lado, o carro-conceito mistura superfícies côncavas e convexas que dão a sensação de luz e sombra. Como características dos modelos da marca, a linha de ombro dá volume e definição ao corpo do carro.

As rodas de 19 polegadas são originais do modelo top esportivo Audi, a RS4. Um novo elemento é um aerofólio ascendente atrás da janela traseira.

Ele, juntamente com a larga coluna C, acentua a parte posterior do veículo, um destaque no visual do Shooting Brake Concept.

As lanternas traseiras estendem-se até a lateral, valorizando também o desenho dessa parte do veículo, e a tampa do compartimento de bagagem abre até a altura do teto, o que proporciona um amplo ângulo de abertura e otimiza o acesso ao compartimento de bagagem.

Abaixo do pára-choque, uma larga área de difusão do fluxo de ar minimiza o arrasto. As duas saídas do escapamento sugerem a esportividade do modelo.

Interior – O interior também remete à esportividade do projeto. A posição rebaixada dos bancos, o estilo das maçanetas e apoios de braço e os pedais recobertos de alumínio combinam forma e função com ergonomia perfeita. Cada detalhe do interior é resultado de uma escolha de qualidade de materiais.

A superfície do painel de instrumentos, do teto e de componentes da porta são feitos de material sintético de alta tecnologia.

Os dois tons de cinza dão um visual contrastante e agradável. E o console central, as maçanetas e saídas de ar são brancos (Electric White), com efeito perolizado.

O painel de instrumentos, foco de atenção do condutor, é protegido por uma cobertura semi-circular, um elemento de outros modelos esportivos da marca.

Dois mostradores analógicos circulares mostram a velocidade e a rotação do motor, e um display do Sistema de Informação ao Motorista garante todos os dados necessários ao condutor.

Abaixo do console central, voltado para o motorista, um display fornece informações tanto em modo analógico como digital, como preferir. É tecnologia que utiliza um polímero orgânico para facilitar a apresentação e a leitura.

Comparado ao cristal líquido convencional (LCD- liquid crystal displays) esse monitor (OLED – organic light emitting diode) é bem mais fácil de ler, mesmo com reflexo da luz do sol e quando visto de outro ângulo.

O conteúdo do display pode ser captado em um ângulo de 170 graus. Outras vantagens do OLED são o tempo rápido de resposta e o consumo de energia bem mais baixo que o do sistema LCD.

O terminal MMI (Multi Media Interface) do DVD e o sistema de navegação, com guia de rotas acústico e visual, foi redesenhado.

A sistema MMI foi inspirado na configuração de sucesso do Audi A8.

A novidade aqui é a função 3D de navegação ativada por um toque na tela, e o reconhecimento de caracteres que permite detalhar procedimentos com uma caneta PAD.

Espaço Interno – O Audi Shotting Brake Concept apresenta um novo conceito no segmento de veículos esportivos, oferecendo um amplo espaço para todos os ocupantes.

Destaque para as formas da traseira que garante mais espaço para a cabeça dos passageiros de trás e mais espaço para o compartimento de bagagem.

O ângulo de abertura das portas traseiras e o sistema elétrico que movimenta os assentos dianteiros facilitam o acesso ao interior do veículo.

O compartimento de bagagem do protótipo tem capacidade para 255 litros e pode transportar até 730 litros com os assentos traseiros abaixados.

A coluna de direção ajustável em altura e profundidade, assim como as opções de ajustes do banco do motorista otimizam o conforto.

E o design ergonômico dos bancos dianteiros do Audi Shotting Brake Concept combina conforto com bom apoio lateral.

Motor e transmissão – O motor transversal é um V6 de 3.2 litros. Com 250 hp de potência a 6 200 rpm e torque máximo de 320 Nm entre 2 500 e 3000 rpm, ele oferece ótima performance, bem combinada com a transmissão curta de seis velocidades.

O carro chega aos 100 km/h, partindo da imobilidade, em apenas 6,0 segundos e alcança a máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

As duas saídas do escapamento ajudam a diminuir as emissões, com ruído, estudado por especialistas em acústica, que reflete o potencial esportivo.

O Shooting Brake Concept é equipado com tração permanente quattro, com sistema hidráulico de distribuição de força entre as rodas da frente de trás.

É uma solução particularmente favorável para motores instalados transversalmente, incorporando todas as vantagens conhecidas da tração quattro da Audi.

Por oferecer tração permanente, com distribuição específica para cada situação, o resultado é uma otimização da aceleração todo o tempo.

Chassi – Outro ponto importante da excelente performance do modelo é a suspensão McPherson na dianteira e a nova four-link independente na traseira.

Rodas de 19 polegadas com pneus 245/40R19 compõem visual arrojado e segurança. O sistema de suspensão foi desenhado para oferecer esportividade, dirigibilidade e estabilidade, para fazer de cada curva um prazer.

O sistema de freio também é apropriado para sua performance.

Comparado aos freios a disco convencionais, são maiores, oferecem ótima frenagem e máxima resistência à fadiga, mesmo em situações limite.

Um detalhe da suspensão four-link é a separação longitudinal e transversal de forças, que “segura” o carro lateralmente, mas ao mesmo tempo é suave e oferece conforto aos ocupantes.

Uma nova tecnologia é usada no sistema de amortecedores: o Audi magnetic ride. No lugar do fluido convencional, utiliza-se um fluido com características magnéticas.

Em outras palavras, um fluído no qual a viscosidade pode ser influenciada pelo campo eletromagnético.

Esse efeito permite que as características de resfriamento sejam influenciadas eletronicamente, com a aplicação de uma voltagem.

A Audi usa essa propriedade para corrigir o resfriamento em cada situação de uso do carro, otimizando o conforto e o comportamento na estrada.

Um computador com tecnologia de sensores determina, previamente, a situação de direção em questão de milésimos de segundos.

O condutor pode escolher dois programas de direção: um estilo mais esportivo – neste caso o fluido eletromagnético apresenta mais viscosidade – ou um estilo mais confortável.

Sistema de iluminação – O design dos faróis é tridimensional, utilizando tecnologia LED. A inspiração do desenho do sistema de iluminação veio da natureza, com visual que remete a um pinheiro.

As conchas refletoras foram colocadas uma atrás da outra, concentrando a luz em um único ponto, com alta luminosidade. As lanternas traseiras também têm design inovador.

Novo sistema de navegação – Pela primeira vez a Audi utilizada a tecnologia touch screen (toque na tela) no sistema de navegação. O condutor pode acessar o MMI (Multi Media Interface) com um toque no display.

A nova geração permite operar o sistema de endereços, por exemplo, pelo monitor. Em vez de digitar letra por letra, o condutor pode simplesmente escrever a palavra no monitor, com o dedo.

O avanço do sistema não consiste apenas na capacidade de ler o que foi escrito à mão, mas também identificar a variação de escritas.

O computador está apto a ler o alfabeto latino convencional e caracteres japoneses também.

Outro novo aspecto é a possibilidade de escolha entre dois sistemas de navegação. Escolhendo o modo “Tour” a rota pode ser visualizada no monitor em três dimensões.

O motorista pode tirar fotos com uma câmera na frente do carro e armazená-las como marcadores de rotas.

Ativando o modo “Sport”, a informação aparece no display, assim como instruções sonoras são passadas e setas indicam o caminho.

No modo “Tour” novamente, o motorista pode acionar uma nova opção que atua como um co-piloto eletrônico que marca a jornada do princípio ao fim: o computador mostra o itinerário mais apropriado para as rotas determinadas e, enquanto segue o caminho proposto, o condutor recebe informações sobre qual a melhor marcha a ser engatada e a velocidade para fazer a próxima seguinte.

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