Início de ano hora de renovar. Mas quando devemos pensar em trocar de seguradora e quais são os cuidados necessários para renovar o contrato?
Leoncio de Arruda, presidente do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo) dá algumas dicas.
Quando renovar o seguro? O consumidor nunca deve deixar para a última hora a renovação de seu seguro de automóvel.
Caso isso aconteça, corre-se o risco de ter de fazer uma nova vistoria e ficar sem cobertura entre a data de término da vigência da antiga apólice e a data de início da nova apólice.
O que verificar na hora da renovação? Deve verificar também se não houve mudança no risco, ou seja, novos condutores (o filho acaba de completar 18 anos e começar a pegar o carro do pai); novo proprietário do veículo; mudança de endereço; mudança de comportamento (o carro anteriormente ‘dormia’ na rua), etc.
Como não perder prazo? Para não perder prazo na época da renovação ou não tomar um susto na hora de renovar o seguro, a melhor opção é procurar seu corretor de seguros que deverá esclarecer antes do término da apólice atual todas as dúvidas; apresentar no mínimo três orçamentos de seguradoras diferentes; ressaltar a relação custo/benefício.
E se o seguro aumentar? No caso do aumento do prêmio, o valor que será pago pelo segurado, o corretor deve explicar com argumentos verdadeiros o porquê do aumento.
Devo pedir desconto? Quem determina preço no contrato não é corretor de seguros e sim a seguradora. Ao apresentar a proposta ao cliente, o corretor já deve ter pedido desconto junto à Companhia de Seguros.
Não existe uma proporção de diminuição de prêmio, com a desvalorização do veículo de um ano para o outro.
O corretor tem que esclarecer isso ao segurado, informando, por exemplo, que o custos de reparos de mão-de-obra de mecânica e funilaria de um veículo são os mesmos para um veículo zero quilômetro ou usado, o mesmo ocorrendo com a reposição de peças originais e mão-de-obra mecânica;
Se houver aumento, o que fazer? A dura realidade é que na maioria dos casos, o valor do seguro vai aumentar.
A única maneira do preço não ficar mais caro do que no ano anterior é em função do bônus, pontos que o segurado ganha de um ano para o outro por conta da mudança do perfil do motorista e segurados (o valor do seguro é maior para uma pessoa de 25 anos do que para uma de 35); pernoite (o carro passa a ficar em estacionamento durante a noite); mudança de endereço (em São Paulo, a zona leste é a região onde há mais roubos de carros).
Qual a hora de mudar de seguradora e de corretor? No momento da renovação do seguro.
Conheça os termos utilizados no mundo dos seguros:
Prêmio: ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, o termo não se refere ao valor que você recebe, mas sim ao valor que você paga para a seguradora para que esta lhe garanta o pagamento da indenização especificada no contrato.
O prêmio é estipulado com base em um percentual do risco que você pretende cobrir, isto é, da importância segurada.
Sinistro: um dos termos mais importantes no setor de seguros é o sinistro.
O termo reflete a ocorrência do risco previsto no contrato de seguro, isto é, no caso de seguro de carro, implica no roubo do carro, ou acidente envolvendo o veículo.
Franquia: o termo reflete a parcela da indenização que fica a cargo do segurado, isto é, quanto você tem que pagar para ter direito ao recebimento da indenização.
Desta forma, não é difícil entender que, quanto maior a franquia estabelecida no contrato, menor é o risco da seguradora, pois você está pagando uma parte maior da indenização, e conseqüentemente, menor deve ser o valor do prêmio que você terá de pagar.
Proposta, contrato e apólice: Na maioria das vezes estes três termos são usados como se fossem sinônimos, o que não é verdade.
A proposta é o documento preenchido pelo corretor ou segurado onde se estabelecem as condições do cliente e propostas da seguradora.
Já o contrato formaliza as obrigações das duas partes envolvidas, segurado e seguradora.
A apólice é, na verdade, o documento mais importante na hora em que se contrata um seguro. A emissão da apólice implica na aceitação da proposta e do contrato de seguro por parte da seguradora.
Assim que receber a proposta, a seguradora tem 15 dias para emitir a apólice, que tem como objetivo exprimir de forma concisa e sucinta os principais tópicos cobertos pelo contrato.