Rodrigo Soto Tognetti
Prezados Amigos e Webplayers da Revista Mecânica Online;
É com grande prazer que inicio esse trabalho em conjunto com a Revista Mecânica Online.
Sei que a tarefa de administrar um negócio não e fácil e, em meio dos desafios que são apresentados diariamente ao reparador, a função de ADMINISTRAR torna-se, em muitos casos, esquecida/ignorada.
Em primeiro lugar quero parabenizar a sua iniciativa, amigo reparador, por procurar uma forma de agregar valores para seu negócio ou para sua profissão.
Nesse momento, você já se destaca em meio da massa de milhares de reparadores espalhados no Brasil, pois está transitando de uma posição passiva para uma posição de ação.
Em segundo lugar quero parabenizar administração da Revista Mecânica On-Line pelo iniciativa e visão em disponibilizar aos reparadores esse ferramenta essencial de ajuda, pois uma boa gestão do negócio e tão importante quanto a qualidade dos serviços.
O QUE ESPERAR DESSA COLUNA?
Com esse trabalho, iniciaremos uma ação conjunta em busca de melhor desempenho de seu negócio, alem, claro, de aumentar o nível de conhecimento no campo Administrativo de uma maneira geral.
Serão fornecidas informações sobre Gestão, Planejamento, Organização em artigos de periodicidade mensal e o seu comprometimento em acompanhar, absorver e implantar as sugestões serão a chave do sucesso. O que eu vou fazer e indicar, mais a ação é você que deverá tomar…
Também será abordada, separadamente pelo motivo da importância, o Atendimento. Discutiremos “Cases” de sucesso, histórias de motivação, e claro, temas e problemas reais levantados pelos colegas.
POR QUÊ DEVO ACOMPANHAR OS ARTIGOS?
Os artigos trarão informação valiosa e específica, na área administrativa, que serão de grande ajuda nessa tarefa, onde serão trazidos temas pré selecionados e duvidas de nossos leitores e também para trazer um realidade a toma… Mudar.
Mudar e alcançar um próximo nível de excelência. Pra quê? Bom, primeiro para não ser igual a todo mundo, para obter um melhor resultado, para sair dessa posição passiva, aguardando a sorte de ter mais cliente hoje ou amanhã e depois se deparar novamente com um resultado medíocre e passar a uma posição ativa, de definição de metas, de ação, onde você passa a ser aquele que molda as circunstâncias e não o contrário.
Ou, se você não for um daqueles muito otimistas, mudar para não desaparecer no mercado (quantos são os casos que você conhece?), mudar para que seu negócio no mínimo estabilize e não regrida.
Agir em pró da mudança. Agir para alcançar sucesso de seu negócio. Agir para criar “Tipping Points” ( pequenos detalhes) que colocarão em desequilíbrio a balança da concorrência
Nos artigos seguintes, as palavras AÇÃO, DECISÃO, REALIZAÇÃO estarão presentes com freqüência, com o intuito de motiva-los a ação, face a importância dessa atitude/comportamento.
Você saberia agora me dizer qual é diferença entre uma pessoa comum e uma que alcança o sucesso? As pessoas de sucesso não aceitam sua condição atual e DECIDEM AGIR par mudar essa realidade.
Milhares são os exemplos que poderia citar…Mas, infelizmente também são milhares os casos de pessoas que decidirão NÃO mudar, achando que assim está bom ou respondem automaticamente “sempre trabalhei assim”, e simplesmente desaparecerão
Pelos próximos dias, e até o próximo artigo, DUAS serão suas tarefas:
1. Meditar nas palavras de Albert Einstein;
Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer
a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.
2. E meditar no texto abaixo;
O Último rugido do Leão.
Com o encerramento das atividades do CIRCO GARCIA, praticamente chega ao fim, em nosso país, e da mesma forma como vem acontecendo em outras partes do mundo e com outras empresas, o CIRCO TRADICIONAL.
Tudo começou em Campinas, no ano de 1928, quando ANTOLIN GARCIA, aprendiz de alfaiate, depois de fugir de casa para trabalhar no pequeno circo de BENJAMIM DE OLIVEIRA e ganhar experiência, decidiu levantar “sua própria lona” pela primeira vez.
E entre muitas glórias, sucessos, e desapontamentos; alegrias e luta, CAROLA BOETS, viúva de ANTOLIN, 74 anos depois, mais especificamente no dia 29 de dezembro de 2002, no Bairro de Santo Amaro na cidade de São Paulo, anunciou:
-“Esta é a última apresentação do que foi um dia, o MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA”….
Para os donos remanescentes dos circos tradicionais, a maior razão da decadência decorre de proibições que muitos municípios brasileiros vêm fazendo quanto à presença de animais nas apresentações, além da perseguição incansável e impiedosa da ONG ALIANÇA INTERNACIONAL.
Já a ONG, que cuida da proteção desses animais, e através de sua presidente, ILA FRANCO, alega que de uma forma geral a maioria dos animais desses circos vive numa situação dramática e de profundo estresse, em decorrência da péssima e insuficiente alimentação, de maus-tratos, e de serem mantidos em locais absolutamente inadequados.
De novo, repete-se o que DRUCKER já alertara em 1964, em seu livro Managing for Results (no Brasil, Administração Lucrativa). Lá está citado um dos grandes mandamentos do Marketing: “Nenhum produto ou empresa isoladamente tem a menor importância para o mercado”. Ou seja , assim que outra alternativa garanta à pessoa uma melhor compra com o mesmo dinheiro a compra é feita no ato.
O Pensamento e complementado por Francisco Madia, da MADIAMUNDOMARKETING: “Da mesma forma como o preço da liberdade é a eterna vigilância, o preço da sobrevivência e da salvaguarda das posições de mercado que foi conquistada é a permanente preocupação e cuidados em manter a marca, produto ou serviço “vivos”, atualizados, competitivos, renovando o encantamento que provocam em seus admiradores a cada novo dia”.
Embora outras condições tenham papéis decisivos na decadência dos Circos Tradicionais, o pecado capital foi o fato de se esquecerem que estamos inseridos em uma sociedade transitória e manter velhos conceitos, parar, estagnar, pode causar a morte de um produto/marca.
Os Circos tradicionais forma substituídos por novas alternativas de entretenimento. Produtos e serviços serão substituídos por outros mais eficazes. Resta saber se você estará contido no conjuntos dos ultrapassados, ou no conjuntos dos que se adaptaram ( ou até superaram) as mudanças, como pode ser exemplificado, no caso dos Circos Tradicionais, pelo Cirque du Soliel.
Caro Amigo Reparador;
Mude. Transforme-se, enquanto ainda há tempo… Assim como os circos, os velhos leões da reparação estão dando seus últimos e definitivos rugidos, por ignorarem o fato que velhos comportamentos e tradições mudam e o HOJE apresenta desafios novos, e os que desejam no mínimo permanecer “vivo” deverão se adaptar.
Acompanhe esta coluna, inscreva-se nos cursos oferecidos pelo Mecânica Online, procure sempre uma forma de estar em crescimento pessoal e profissional.
Sugiro que volte a este artigo várias vezes nos próximos dias, para reler tanto a frase de Einstein como a história acima. Medite no que isso se assemelha com sua atual condição e convido para estar presente a esta página para o próximo artigo, onde iniciaremos INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Até mais!
Rodrigo Soto Tognetti
Rodrigo Soto Tognetti, Consultor de Empresas, especializado em Desburocratização e Desenvolvimento.
Escreve artigos sobre desenvolvimento Pessoal e Empresarial, Membro da Comunidade de Análise de Risco,
Membro da comunidade de estudo sobre a teoria do Caos e suas Aplicações. Master em PNL.