Com codificação eletrônica, permite o acionamento do motor e o destravamento de portas, capô e tampa de combustível.
Um cartão que permite ligar e desligar o motor, em lugar da tradicional chave, é uma das atrações do Novo Mégane Sedan, que a Renault lançará no Brasil no próximo mês de março.
Com dispositivo de radiofreqüência, comandará também a abertura e o fechamento de portas, porta-malas e tampa de abastecimento de combustível.
Com dimensões semelhantes a de um cartão de crédito – que possibilita ao condutor transportá-lo dentro do bolso da camisa, por exemplo – este dispositivo possui um telecomando por rádio-freqüência, que permite também fechar e abrir as portas, o porta-malas e a tampa de abastecimento de combustível.
Projetado e desenvolvido pela Valeo, o sistema tem a denominação de Cartão Renault e é eletronicamente codificado. Para acionar o motor, o motorista deverá inserir o cartão no leitor localizado no console central e apertar o botão “start-stop” instalado no painel de instrumentos.
Ao reconhecer o cartão, o sistema destrava o bloqueador de ignição e da coluna de direção e libera o funcionamento do motor.
Alain Keruzoré, presidente do Grupo Valeo na América do Sul, considera que a Renault dá um passo importante no processo de aplicação de avançadas tecnologias na região do Mercosul, com valorização dos veículos locais.
Além de conforto, por facilitar a partida do motor e o destravamento de portas, capô e tampa de abastecimento de combustível, o Cartão Renault eleva o nível de segurança por eliminar o risco de ferimentos nos joelhos do motorista, muito comum em colisões frontais.
Detalhe do sistema de partida por meio de cartão eletrônico presente no Novo Mégane Sedan
O executivo esclarece que, além do sistema a ser lançado pioneiramente pela Renault no Brasil, a Valeo possui outras tecnologias em condições de serem aplicadas em veículos produzidos na região.