Durante a cerimônia, o governador Aécio Neves e o presidente da CNH na América Latina, Valentino Rizzioli, testaram uma das máquinas
A CNH (Case New Holland) está fornecendo 187 máquinas de construção e agrícola ao Governo de Minas Gerais, por meio do Fundomaq (Fundo Máquinas para o Desenvolvimento), programa que prevê a modernização da frota de máquinas das prefeituras do Estado.
Parte das máquinas foi entregue em cerimônia pública realizada no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, com a presença do governador Aécio Neves e dos prefeitos dos municípios beneficiados. As demais serão entregues até o mês de abril, em dois lotes subseqüentes.
A compra dos equipamentos, assim como de contratos de prestação de serviço de manutenção preventiva dos equipamentos, foi feita por meio de licitação.
Das 187 máquinas, 139 são retroescavadeiras 580L da marca Case, 14 são motoniveladoras RG 140 da New Holland e 34 são tratores agrícolas TT55 da New Holland. Os equipamentos receberam pintura e adesivos especiais do Fundomaq.
A CNH e os concessionários das marcas Case e New Holland também farão o treinamento de operadores para esses equipamentos.
Cada prefeitura deve inscrever dois operadores por máquina e os treinamentos terão início no próximo dia 10 de fevereiro no Campo de Demonstração da empresa em Sarzedo (MG).
Case – As 139 retroescavadeiras 580L da Case serão fornecidas através da Brasif, concessionária nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
A filial mineira venceu a concorrência para a venda das máquinas e de prestação de serviço de manutenção preventiva dos equipamentos.
Este atendimento será realizado pela filial de Minas Gerais através de seis centros de assistência técnica localizados em macro-regiões, que a Brasif está abrindo especialmente para atender as 139 cidades que receberão os equipamentos. Cada centro será equipado com um carro, mecânico, ferramentas e peças.
New Holland – As 14 motoniveladoras RG 140 serão fornecidas através da Bamaq, concessionária New Holland em Minas Gerais.
Os serviços de manutenção preventiva serão realizados pela matriz da Bamaq em Belo Horizonte e pelas filiais em Montes Claros, Varginha e Uberlândia.
Sobre a CNH – A CNH é a maior fabricante mundial de tratores e colheitadeiras agrícolas, a principal em equipamentos de construção da linha leve (retroescavadeiras e mini-carregadeiras) e a terceira em vendas gerais de linha pesada (pá-carregadeiras, escavadeiras, motoniveladoras e tratores de esteira).
A companhia foi constituída em 1999, com a aquisição da Case Corporation pela New Holland, no maior investimento que o Grupo Fiat já fez em sua história: US$ 6,5 bilhões.
No Brasil, a fusão foi autorizada em setembro de 2000 pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE.
Os números que alicerçam a CNH são significativos. A empresa possui mais de doze mil concessionários e distribuidores espalhados pelo mundo. Presente em 160 países, a companhia conta atualmente com cerca de 27 mil funcionários.
Uma estratégia de atuação da CNH é a utilização de plataformas globais de desenvolvimento de produto, na qual as empresas que compõe o grupo contribuem com seu know-how tecnológico, aplicando-o nas linhas de produtos.
Pela primeira vez, uma empresa de equipamentos teve a oportunidade de aplicar um modelo adotado a mais tempo na indústria automobilística, que propicia eficiência através da adoção de projetos em comum e conceitos básicos de engenharia.
Nesse sistema, todas as fábricas CNH no mundo passam a ser interligadas, especializando-se em linhas de produtos e componentes, e transferindo seu conhecimento para as demais unidades.
Isso não quer dizer que New Holland e Case, por exemplo, fabricarão um mesmo equipamento.
Significa que ambas usufruem uma mesma linha de montagem. Os produtos, individualmente, têm suas características de projeto e performance.
Não bastassem essas vantagens, a constituição da CNH trouxe consigo uma carteira global de financiamento com mais de US$ 10 bilhões.
Trata-se do CNH Capital, cujos principais produtos incluem financiamento para varejistas, empréstimos comerciais dentro da indústria de equipamentos, linhas múltiplas de produtos de seguros e crédito. No Brasil, a CNH é representada pelo Banco CNH Capital.
As unidades de produção da CNH estão localizadas em Contagem (MG), onde são fabricadas as máquinas de construção das marcas Case e New Holland; em Curitiba (PR), onde são produzidos os equipamentos agrícolas; e Piracicaba (SP), que fabrica colheitadeiras de cana-de-açúcar e café.