segunda-feira, 21 outubro , 2024
28 C
Recife

Scania apresenta linha mais completa de ônibus rodoviários de sua história

Tendo como inspiração a grandiosidade do futebol brasileiro, a Scania lança este mês o projeto Time dos Sonhos.

Sob o clima de Copa do Mundo, clientes de todo o País vão conhecer e testar, durante este semestre, a mais completa linha de ônibus rodoviários da história da Scania no Brasil.

- Publicidade -

Fazendo analogia entre a seleção brasileira de futebol e a linha de ônibus Scania, o Time dos Sonhos é escalado com os seguintes modelos: um K 420 6×2, quatro K 340 4×2, quatro K 380 6×2, três K 310 4×2, dois K 270 4×2, e um K 420 8×2, este último será o transporte oficial da seleção brasileira de futebol em 2006.

Como novidades nessa escalação, o Time dos Sonhos apresenta três lançamentos de produto: o K 270, para curtas e médias distâncias, e os K 340 e K 380, para aplicações de maior deslocamento.

“Levaremos a todo o Brasil 15 ônibus que têm como características comuns a potência e a robustez tradicionais da marca Scania. Nosso objetivo é mostrar que realmente temos o Time dos Sonhos do segmento rodoviário. Podemos oferecer para cada nicho do mercado um veículo que proporcione o menor consumo de combustível, com o melhor desempenho”, afirma Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

- Publicidade -

Depois do evento em Salvador, em março, os veículos seguem por vários Estados brasileiros, para cinco meses de demonstração dinâmica, quando os clientes poderão avaliar, nas condições reais de suas operações, as características técnicas dos produtos.

Para o encarroçamento dos veículos do Time dos Sonhos, a Scania contou com a participação de Marcopolo, Busscar, Comil, Irizar e Caio.

Todos os ônibus receberam adesivamento especial em alusão à Copa do Mundo, com uma bandeira do Brasil estilizada.

- Publicidade -

O ônibus que transportará a seleção brasileira de futebol conta também, como diferencial, com um brasão da CBF.

A Denso, fabricante de ar-condicionado, e a Alcoa, que faz rodas de alumínio, são parceiros da Scania nesse projeto.

Novos K 340 e K 380 completam linha de ônibus rodoviários Scania – A Scania traz para o mercado brasileiro de ônibus rodoviário os modelos K 340 e K 380, equipados com motor eletrônico de 11 litros. Nas potências de 340 e 380 cavalos, eles substituem o K 360, de motor mecânico.

“Agora, temos diferentes motorizações e configurações de chassi para oferecer a essa faixa intermediária de potência, na qual operam a maioria de nossos clientes. O empresário pode escolher a que melhor se adequa às características das suas linhas, principalmente em função da quantidade de passageiros e da topografia”, comenta Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

Na versão 4×2, os chassis K 340 e K 380 são indicados para médias e longas distâncias.

Para os ônibus com maior capacidade de passageiros, o K 380 também está disponível na versão 6×2, podendo receber encarroçamento com posto do motorista rebaixado (low driver).

O veículo passa, nessa configuração, a preencher os requisitos para atuar no segmento de turismo mais luxuoso.

O torque do K 340 é de 1.600 Nm entre 1.100 e 1.300 rpm. No K 380, é de 1.800 Nm também entre 1.100 e 1.300 rpm.

A caixa de câmbio, modelo GR 801, é de 7 marchas e vem equipada com Comfort Shift – CS, sistema eletropneumático que reduz o esforço do motorista para as trocas de marcha.

Junto com o K 270, o K 310 e o K 420, os novos carros fazem da linha de ônibus rodoviários da Scania, toda baseada na plataforma K, de motor traseiro, com suspensão pneumática, a mais completa de sua história.

Com o projeto Time dos Sonhos, lançado este mês, todos os produtos estarão em demonstração dinâmica em vários clientes do Brasil durante o primeiro semestre.

Unipac desenvolve tanque de combustível com a Scania – Com o fornecimento do Tanque 315 litros para ônibus rodoviário, a montadora eliminou a importação de um grande item e melhorou seu fluxo logístico

A Unipac, empresa do Grupo Jacto que tem como propósito prover soluções inovadoras, que integrem serviços e tecnologias de aplicação de polímeros para agregar valor à cadeia, desenvolveu um novo tanque de combustível em parceria com a Scania.

A indústria de transformação de plástico passou a produzir para a montadora o tanque com capacidade para 315 litros – motor a óleo diesel -, que compõe a atual linha de ônibus rodoviário exportado para países da Europa.

Antes disso, a montadora importava a peça, fazia a montagem e depois exportava os ônibus.

Num estudo de viabilidade, a Scania percebeu que, mesmo investindo em ferramentais e moldes, o custo final compensaria.

Assim, houve a eliminação da importação de um item grande, o que melhorou o fluxo logístico.

Hoje, a Unipac faz parte do grupo de fornecedores da Scania e participa do processo de cotação sempre que a montadora necessita de um novo item, que exista na sua linha de produtos.

Quando reúne a qualidade esperada no processo de produção, o melhor prazo e o melhor custo-benefício recebe o pedido.

Novidade: tanques em rotomoldagem – A Unipac, empresa que está sempre na vanguarda tecnológica, adquiriu ao longo dos seus 29 anos maturidade suficiente para prover soluções na área automotiva e atender às necessidades de clientes ou tendências do segmento.

Atualmente, elabora a concepção do negócio como um todo: pesquisa a resina plástica que proporcionará o melhor produto e o melhor custo-benefício; realiza testes de acordo com as normas vigentes no Brasil e no exterior; desenvolve o ferramental, a montagem e define a logística.

Ao desenvolver este item exclusivamente para a Scania, a Unipac adquiriu know-how para fabricar tanques pelo processo de rotomoldagem, que pode ser aplicado para moldar peças em qualquer tamanho e formato, com liberdade de desenhos exclusivos, constituindo uma diferença das mais significativas em comparação a outros processos.

“Não tínhamos aqui no Brasil uma matéria-prima específica para produzir os tanques em rotomoldagem, mas era o processo ideal para atender o design solicitado pela montadora, capaz também de atender todos os testes de homologação e normas técnicas da Europa”, revela Marcos Ribeiro, Diretor Comercial da Unipac. A empresa, em parceria com o departamento de engenharia da Scania, identificou no mercado europeu a resina própria para fabricação de tanques e realizou a importação da matéria-prima.

Como a Unipac visa atender às necessidades dos clientes por completo, passou a adquirir as peças metálicas para fixação do tanque, através de um fornecedor homologado pela Scania.

“Nossa idéia é agregar valor e, com a aquisição destes acessórios, a Unipac pode entregar o tanque na condição de montagem.

Não é a primeira vez que fornecemos produtos automobilísticos para a Scania e este contrato é sinal do fortalecimento dos negócios entre as empresas.

Através desta parceria nos posicionamos no mercado como uma empresa apta a aceitar desafios e desenvolver outras peças, de acordo com o projeto do cliente”, conclui Ribeiro.

A Unipac, atualmente, fornece para a Scania outros itens, como tanque de combustível, dutos de ar e tanques de expansão para caminhões e ônibus.

Pesquisa e Desenvolvimento – Ao desenvolver um Departamento de Desenvolvimento de Novos Produtos, Processos e Materiais, a Unipac assumiu uma posição de destaque no mercado, agregando valor aos seus produtos.

Esse departamento conta com uma diretoria específica e equipe de profissionais que acompanham as tendências nacionais e internacionais da indústria de transformação do plástico.

Engenheiros capacitados e softwares sofisticados – CAD/CAE/CAM – garantem, dentro dos padrões mundiais, a oferta de opções mais inovadoras e a alta performance da empresa no mercado.

A Unipac está capacitada a desenvolver, transformar, animar, testar e dar vida às peças, sugerindo opções de processo, material, peso, geometria e a melhor relação custo-benefício.

A empresa alcançou flexibilidade industrial para produzir exatamente o que o cliente deseja, na qualidade e na forma.

Esta equipe também é responsável em desenvolver produtos próprios com a marca Unipac e pela busca constante de melhores resultados em processos e materiais.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

XVII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LUBRIFICANTES, ADITIVOS E FLUIDOS

Avaliação MecOn

Serviço Premiado Chevrolet