quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Mecanismo facilita manobras em carros populares

Fonte: Usinagem Brasil (www.usinagem-brasil.com.br) – 25/03/06

Modelos de luxo da Honda e da Toyota, entre outras, já vêm de fábrica com sistema de esterçamento de rodas traseiras para auxílio nas manobras de estacionamento e para a correção da trajetória.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O desafio a que se propôs o engenheiro Geancarlo Rettori, aluno do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Ploi-USP, foi o de oferecer esse conforto para os carros populares brasileiros, vislumbrando a possibilidade de colocar no mercado um item de conforto inusitado, com baixo custo de aquisição.

“O Sistema de Direção para as Rodas Traseiras de Veículos Populares é um projeto inédito, que identificou uma solução técnica que gera grande benefício para os motoristas – pois estacionar em shopping center ou em algumas garagens de prédios exige esforço e destreza – e que tem um baixo impacto no custo final do veículo”, explica o prof.

Omar Madureira, orientador de Rettori. Ele comenta que o custo dos opcionais, em geral, é elevado em relação ao custo do veículo, como ar condicionado e direção hidráulica.

- Publicidade -

“Verificamos que o comprador de um veículo cujo preço é R$ 25.000,00 raramente adquire opcionais desse nível. Dessa forma, o trabalho do engenheiro Geancarlo respeitou a meta de baixo custo, obtendo uma solução com preço de venda de R$ 850,00”.

Segundo o professor, a função principal do Sistema é esterçar as rodas traseiras em sentido oposto às dianteiras em manobras de estacionamento.

“Essa ação origina-se a partir de um interruptor elétrico ligado à coluna de direção ou à cremalheira do mecanismo de direção e entra em funcionamento a partir de um giro de meia volta no volante e se o veículo estiver em velocidade inferior a 40 km/h , condições típicas de manobras de estacionamento”.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com esta atuação o mecanismo reduz em média 30% os ângulos de giro do volante necessários para a efetuar as manobras.

O projeto de Geancarlo é um dos trabalhos de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva.

Só em 2005, mais de 70 alunos concluíram o Mestrado. Durante 18 meses, em cada disciplina, exercita-se o conhecimento adquirido em cima de um problema ou de uma necessidade real da indústria ou do mercado.

Publicidade l Livros de Engenharia

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil