quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Mecanismo facilita manobras em carros populares

Fonte: Usinagem Brasil (www.usinagem-brasil.com.br) – 25/03/06

Modelos de luxo da Honda e da Toyota, entre outras, já vêm de fábrica com sistema de esterçamento de rodas traseiras para auxílio nas manobras de estacionamento e para a correção da trajetória.

- Publicidade -

O desafio a que se propôs o engenheiro Geancarlo Rettori, aluno do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Ploi-USP, foi o de oferecer esse conforto para os carros populares brasileiros, vislumbrando a possibilidade de colocar no mercado um item de conforto inusitado, com baixo custo de aquisição.

“O Sistema de Direção para as Rodas Traseiras de Veículos Populares é um projeto inédito, que identificou uma solução técnica que gera grande benefício para os motoristas – pois estacionar em shopping center ou em algumas garagens de prédios exige esforço e destreza – e que tem um baixo impacto no custo final do veículo”, explica o prof.

Omar Madureira, orientador de Rettori. Ele comenta que o custo dos opcionais, em geral, é elevado em relação ao custo do veículo, como ar condicionado e direção hidráulica.

- Publicidade -

“Verificamos que o comprador de um veículo cujo preço é R$ 25.000,00 raramente adquire opcionais desse nível. Dessa forma, o trabalho do engenheiro Geancarlo respeitou a meta de baixo custo, obtendo uma solução com preço de venda de R$ 850,00”.

Segundo o professor, a função principal do Sistema é esterçar as rodas traseiras em sentido oposto às dianteiras em manobras de estacionamento.

“Essa ação origina-se a partir de um interruptor elétrico ligado à coluna de direção ou à cremalheira do mecanismo de direção e entra em funcionamento a partir de um giro de meia volta no volante e se o veículo estiver em velocidade inferior a 40 km/h , condições típicas de manobras de estacionamento”.

- Publicidade -

Com esta atuação o mecanismo reduz em média 30% os ângulos de giro do volante necessários para a efetuar as manobras.

O projeto de Geancarlo é um dos trabalhos de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva.

Só em 2005, mais de 70 alunos concluíram o Mestrado. Durante 18 meses, em cada disciplina, exercita-se o conhecimento adquirido em cima de um problema ou de uma necessidade real da indústria ou do mercado.

Publicidade l Livros de Engenharia

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn