A FEI apresentou o Melhor Relatório de Projeto, Manutenção e Integridade Estrutural na competição que reuniu 51 carros em Piracicaba, SP.
Os carros Crocodillo e Diphthon, desenvolvidos e construídos por sete estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), foram premiados com troféu em três categorias na 12ª Competição SAE BRASlL-PETROBRAS de Mini Baja, encerrada no início de abril em Piracicaba, São Paulo.
Com o minibaja Crocodillo, a equipe FEI Baja 1 foi a melhor nos quesitos ‘Relatório de Projeto’ e ‘Manutenção’, prova que avalia a facilidade para montar e desmontar peças do veículo off-road.
Além de vencer todas as provas estáticas, com 224,83 pontos, a equipe FEI Baja 2, com o minibaja Diphthon, conquistou junto com outras duas escolas o título de Melhor Qualidade de Execução.
Com a mesma suspensão utilizada em carros do Rally Paris-Dakar, chamada semi-trailing arm, que serve para aproveitar melhor a dinâmica do veículo, o Diphthon tinha tudo para realizar uma boa prova, mas capotou logo na terceira volta e quebrou o tubo do retrovisor.
Uma nova estrutura foi produzida no box e 1h30 depois o carro voltou à pista, porém isso o impediu de recuperar a posição na prova, responsável por mais da metade da pontuação do evento.
Mesmo assim, o Diphthon deu um show de saltos na pista de terra de 1 km do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, arrancou aplausos do público e atraiu atenção até de dirigentes da SAE BRASIL.
O carro ainda garantiu à equipe da FEI o título de Melhor Integridade Estrutural, junto com outra escola.
Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da FEI participam da SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja desde o surgimento da competição, em 1995.
Desde então, já conquistaram títulos de campeões nacionais em 2001, 2002 e 2005, e também da prova de enduro em 2003 e 2004.
Com o desempenho, a FEI já representou o Brasil na competição norte-americana, inspiradora da brasileira, nos anos de 1996, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, quando se sagrou campeã mundial da SAE Midwest Mini Baja, nos Estados Unidos, e com isso trouxe ao Brasil o título de bicampeão no importante evento norte-americano, que reúne equipes de vários países.
A 12ª Competição SAE BRASlL-PETROBRAS de Mini Baja reuniu 56 carros, construídos por estudantes de 42 instituições de engenharia do País.
A competição teve início dia 30 de março e consistia na submissão dos carros e das equipes a avaliações estáticas e dinâmicas, aplicadas por especialistas da indústria da mobilidade.
Publicidade l Livros de Engenharia