Com mais de 7,2 mil horas de engenharia utilizadas no aperfeiçoamento do modelo, a Newtrack Veículos investe para conquistar o mercado brasileiro.
A mais fiel réplica do Cobra MK III, bólido esportivo criado na década de 60 por Carrol Shelby, um dos engenheiros de produto mais conceituados do mundo.
Esta é a novidade que a Newtrack Veículos lançou na AUTOP 2006 – XII Feira Nacional de Autopeças e Veículos do Ceará, que aconteceu de 5 a 8 de abril, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza/CE. O Cobra MK III absorveu dois anos de projeto e mais de 7,2 mil horas de engenharia.
Segundo Silvio Camelo, engenheiro mecânico e presidente da montadora sediada no município cearense de Caucaia, a réplica do Cobra MK III produzido pela Newtrack Veículos é diferente das existentes no mercado, por não ter sido derivada dos moldes antigos da Glaspac, montados nos anos 80.
“Conseguimos as medidas originais e, a partir delas, modelamos a carroceria”, afirma Camelo ao explicar que os modelos fabricados hoje, derivados da Glaspac, têm as linhas da carroceria bastante deformadas, por causa da instalação de suspensões do Landau.
“Isso deixa o carro bem mais largo do que o original”, diz o engenheiro, que tem no currículo projetos como a instalação da fábrica da Troller, e o Programa de Qualidade Fiat.
Para se chegar ao resultado satisfatório, Camelo conta que usou e abusou das tecnologias de ponta, que normalmente são aplicadas no desenvolvimento de novos veículos nas grandes montadoras.
Segundo o engenheiro, o chassi do carro foi reprojetado com a ajuda de ferramentas de simulação computacional, para ficar mais rígido do que o original.
“Com isso melhoramos a resistência e o conforto do veículo”, conta o engenheiro. “Utilizamos tecnologias que não existiam na época da concepção do veículo e isso torna nosso carro um aprimoramento do original”, diz.
Outro diferencial do modelo da Newtrack Veículos é a fidelidade dos acessórios.
“Importamos inicialmente tudo dos Estados Unidos e Inglaterra”, revela Camelo. Apesar disso, grande parte do veículo já está nacionalizado. “Desenvolvemos fornecedores locais, no Brasil, que copiaram os acessórios com alto grau de fidelidade e, além disso, nós mesmos desenvolvemos várias outras peças, principalmente as de aço inox”, comenta Silvio Camelo, que estima comercializar 20 unidades da réplica do Cobra MK III por ano no Brasil, e tem planos para exportar o modelo para os Estados Unidos.
A réplica do Cobra Mark III da Newtrack Veículos tem preço sugerido de R$ 72 mil, no modelo básico, que pode chegar a R$ 90 mil com a instalação de opcionais, como pintura perolizada e de faixas, revestimento em couro nos bancos, painel e forração, volante em alumínio com acabamento em madeira, pára-choque modelo competição em aço inox polido, bocal dianteiro em aço cromado, capota em lona completa com estrutura em aço galvanizado, câmbio automático, direção hidráulica, pneus dianteiros e traseiros mais largos (P235/60R15 e P295/50R15, respectivamente), injeção eletrônica Holey Bi-JET, entre outros.
“Outro grande diferencial é a fábrica possuir homologação no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o que nos caracteriza como montadora de veículos zero km”, afirma Camelo. Com a homologação, todos os veículos vendidos têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem.
V8 – O modelo produzido pela Newtrack Veículos foi escolhido a dedo. Com motor Ford V8 refrigerado a água, com bloco e cabeçote de ferro fundido localizado longitudinalmente na dianteira, possui quase 5 mil cc de deslocamento, que proporciona potência máxima de 199cv a 4.600rpm e torque máximo de 39,5mkgf a 2.400rpm.
“Utilizamos um motor que faz muito sucesso entre os aficcionados pelo Cobra, além de ser de fácil manutenção e possuir grande oferta de peças de reposição”, afirma Camelo, ao revelar que o Cobra original pode chegar a custar US$ 500 mil.
Em testes, o carro atingiu velocidade máxima de 205 km/h, acelerou de 0 a 100 km/h em 6 segundos, e apresentou consumo de combustível de 5,5 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada.
A réplica do Cobra MK III da Newtrack Veículos possui chassi de estrutura especial em aço com seção quadrangular e circular, e carroceria de roadster, fabricada em plástico reforçado com fibra de vidro.
Publicidade l Livros de Engenharia