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Nova técnica de fundição coloca magnésio ao alcance da indústria automobilística

Fonte: Inovação Tecnológica (www.inovacaotecnologica.com.br).

Os carros do futuro poderão ser bem mais leves – mas muito mais resistentes – graças aos avanços no processo de fundição que acabam de ser alcançados pelos engenheiros australianos do instituto de pesquisas CSIRO.

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Eles utilizaram ligas de magnésio superleves, também desenvolvidas no mesmo instituto.

A tecnologia, batizada de T-Mag, gera produtos fundidos de ligas de magnésio de altíssima integridade – sem porosidade ou outros defeitos – a partir de moldes permanentes e é muito mais econômica.

A T-Mag permite a fundição de blocos de magnésio para motores que são 33% mais leves do que os blocos de alumínio e com apenas um terço do peso de um bloco de ferro fundido.

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Ganhos tão significativos já estão chamando a atenção de vários fabricantes de automóveis, que estão analisando a tecnologia.

Para finalizar os estudos e preparar a a T-Mag para chegar ao mercado, os pesquisadores construíram uma planta piloto que já está produzindo fundidos de magnésio, incluindo rodas para carros e blocos para um motor de motocicleta de 750 cilindradas, refrigerado a água.

A fundição sob pressão tem limitações que restringem sua aplicação na fundição de muitos componentes automotivos.

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Uma dessas limitações é o baixo rendimento da fundição: tipicamente, consome-se cerca de seis a sete quilos de metal para se produzir um fundido de 3,5 quilos.

O metal não utilizado não pode ser simplesmente reciclado porque o processo de refusão cria óxidos e compostos intermetálicos, além do grande gasto de energia consumido no reaproveitamento.

“A T-Mag utiliza apenas 3,7 kg de liga para produzir um fundido de 3,5 kg. Isso reduz a reciclagem, o uso de energia e economiza muito em custos de fusão”, explica o pesquisador Thang Nguyen.

A nova tecnologia é um processo de fundição com moldes permanentes, que não exige nem alta pressão e nem vácuo.

O molde se enche lentamente de baixo para cima, minimizando o aprisionamento de ar e a oxidação, produzindo fundidos com qualidade de raios-x – virtualmente livres de defeitos.

Para saber mais:
Future cars will be lighter – but just as strong (em inglês)

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