Por Emanuel Leite
Toda nova idéia de negócio encontra forçosamente oposição, e não há uma única que tenha se estabelecido sem lutas, ora, em semelhante caso, a resistência está sempre em razão da importância dos resultados previstos, porque quanto mais é grande, mas fere interesses.
Se é notoriamente falsa, se julgada sem conseqüência, ninguém com ela se preocupa e deixam-na passar, sabendo que não tem vitalidade.
Mas se é verdadeira, se repousa sobre uma base sólida, se se entrevê futuro para ela, um secreto pressentimento adverte seus antagonistas de que é um perigo para eles, e para a ordem das coisas em cuja manutenção estão interessados, por isso, caem sobre ela e seus partidários.
A medida da importância e dos resultados de uma idéia nova se encontra, assim, na emoção que causa em seu aparecimento, na violência da oposição que levanta, e no grau de persistência da cólera dos seus adversários.
O empreendedor inovador concebe uma nova idéia de negócio que abala as bases os empreendimentos já estabelecidos no mercado, criando uma oportunidade onde se estabelece como propósito a criação, manutenção e fidelização de um cliente.
Muitos tentarão barrar o empreendedor no seu caminho com destino ao sucesso ao procurar formas de matar a idéia para a mesma não venha a tornar-se uma oportunidade de negócio, mas se a idéia sobreviver, porque era uma verdadeira oportunidade que outros não conseguia visualizar, cresceu porque se encontra baseada em uma necessidade do mercado, onde enfrenta os concorrentes obstinados em lutar para que essa oportunidade não venha triunfar, porque ela derruba as crenças estabelecidas no mercado, que muitos tinham mais por interesse do que por convicção que era o melhor que se podia oferecer aos clientes.
Ai as lutas mais terríveis esperam pelo empreendedor, as longas horas de dedicação no desenvolvimento da nova idéia, mas ela for uma verdadeira oportunidade de negócio, cresce sempre e tornar-se vencedora porque se sobrepunha, como verdadeira oportunidade de negócio, sobre as suas predecessoras, se o empreendedor perceber que o centro de tudo é a satisfação dos desejos e necessidades dos seus clientes.
É uma verdadeira batalha de corações e mentes pelos clientes. Trata-se de mexer com as emoções dos clientes, alistá-los, envolvê-los e incorporá-los, de corpo e alma, ao seu modelo de negócio.
Trata-se de investir pesado e de forma inteligente em saber fazer, gosta do que faz e encontrar alguém disposto a pagar para ter acesso ao produto/serviço. Em vez de vender produtos, busca criar identificação com o consumidor.
No final, os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do negócio são as pessoas. Ao criar um vínculo emocional com os consumidores, ela entra num nível de comunicação que a torna mais atraente.
As ferramentas de gestão e de relacionamento com consumidores que fazem parte de uma estratégia empresarial sustentável devem se tornar um diferencial e tanto para as inúmeras micro, pequenas e médias empresas.
Vivemos a era do poder da informação, dos negócios on-line, da força das idéias audaciosas…e da sorte. As idéias são a nova moeda do mundo empresarial.
O empreendedor é o inovador que executa a mudança dentro dos mercados, ao realizar de combinações novas.
Realizar novas combinações pode significar, na percepção schumpeteriana:
a) a introdução de um novo produto / serviço;
b) a introdução de um método novo da produção;
c) a abertura de um mercado novo;
d) a conquista de uma fonte nova de novos materiais ou de componentes; e organização de alguma nova indústria.
Os empreendedores como verdadeiros artistas sabem que uma boa idéia de negócio é como uma composição musical, onde deve existir uma perfeita sintonia entre letra e melodia, um bom empreendimento é como canção com uma forte performance, uma excelente equipe é como uma excelente banda, onde todos tocam os instrumentos de forma harmônica, afinada sobre a batuta do empreendedor.
O empreendedor sabe da importância de imaginar, sonhar, criar, inovar, comunicar aos colaboradores a percepção de que impossível era aquilo que ele julga ser não ser possível realizar, sendo isso crucial o processo empreendedor aonde a Lei de Inovação vem a ter um papel fundamental. O empreendedor é o motor do desenvolvimento econômico e social de qualquer nação.
As idéias estão seguindo a economia, as idéias estão enriquecendo as pessoas e acima de tudo as idéias estão mudando o mundo.
Logo, mesmo que o indivíduo não tenha a menor percepção de como organizar a produção de idéias, uma coisa está clara: se conseguir que as pessoas aceitem, adorem e cultivem suas idéias, o promotor das idéias será um vencedor. Ganhará reconhecimento, poder e mudará o mundo.
Uma idéia parada não vale nada, mas uma idéia em movimento sim, que cresce e contamina todos os que entram em contato com ela.
Uma idéia contagiante começa com um manifesto de idéia, um ensaio, lógico e poderoso, que reúne uma série de idéias existentes e as transforma em uma idéia nova e mais ampla, mais unificada e atraente.
Emanuel Leite – Pós- doutorado em Inovação e Empreendedorismo pela Univerdade de Aveiro – Portugal / Doutor pela Universidade do Porto / Mestre pela Universidade Federal da Paraíba / Professor Universitário / Ex-Professor da Universidade Fernando Pessoa – Porto – Portugal onde foi um dos introdutores da disciplina Inovação e Criação de Empresas
Autor do livro O Fenômeno Empreendedorismo Criando Riquezas – Vencedor do Prêmio Belmiro Siqueira 2011 – O livro pode ser vendido para todo o Brasil pelo preço de R$ 50,00 incluído a remessa.
Pedidos podem ser feitos para o e-mail emanueleite@hotmail.com
Publicidade l Livros de Engenharia