É o que diz Roberto Scaringella, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego
“Uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Folha, em São Paulo, mostrou que 75% dos motoristas são favoráveis à inspeção veicular”, disse o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, (CET), Roberto Scaringella, no I Congresso das Empresas de Reparação de Veículos do Estado de São Paulo, promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de São Paulo.
Segundo Scaringella, a vantagem da inspeção veicular para o proprietário do veículo é a elevação do valor de revenda do seu veículo.
Mas sua principal vantagem é coletiva, como a diminuição de acidentes de trânsito e, consequentemente, de mortes e incapacitados por eles produzidos.
Uma das mais importantes causas de acidentes de veículos – Segundo levantamento realizado pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), composto pelo Sindipeças , a Andap, o Sincopeças e o Sindirepa (*), a falta de manutenção é uma das mais importantes causas de acidentes com veículos, deixando um rastro de destruição, mortos e incapacitados.
Dados coletados por Scaringella, mostram que 48% dos acidentes em perímetro urbano e 14% nas estradas são causados por veículos em mau estado de conservação. Outros dados coletados pelo GMA ainda mostram que:
• Segundo o IBGE o Brasil é responsável por 10% de todas as mortes ocorridas no mundo inteiro por acidentes automobilísticos
• A Fenaseg (seguro obrigatório) indeniza anualmente quase 40 mil mortes no trânsito brasileiro (3,4% do total de óbitos).
• Os acidentes de trânsito somados à violência urbana figura como a segunda causa de morte no Brasil superada apenas pelas doenças cardiovasculares.
• Os acidentes de trânsito matam mais que câncer de pulmão e mama somados.
• Para cada óbito, há cerca de 15 feridos, alguns dos quais com lesões irreversíveis e limitadoras para o resto de suas vidas.
O que é o Grupo de Manutenção Automotiva – O Grupo de Manutenção Automotiva é formado pelas seguintes entidades:
Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores;
Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças;
Sincopeças-SP – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo;
Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo
Em linhas gerais, as grandes prioridades do Grupo de Manutenção Automotiva são:
– estimular as empresas do setor a aperfeiçoarem permanentemente o seu treinamento de gestão e profissional;
– incentivar o aumento contínuo da qualidade dos processos de distribuição, logística e dos serviços de manutenção e reparo;
– harmonizar os interesses dos diversos segmentos da cadeia independente de serviços de manutenção e reparos;
– propor ações conjuntas de promoção e defesa dos interesses comuns a todos os segmentos do setor.
Esse esforço visa oferecer um atendimento cada vez melhor aos clientes da manutenção independente que, para escolher a oficina de sua preferência, exigem bons preços, rapidez, eficiência, peças de qualidade, orientação técnica , boa localização e uma relação de confiança com o prestador do serviço.
Perfil do setor (2005) – Fabricantes: As vendas no mercado de reposição representaram R$ 7,1 bilhões faturados pelas cerca de 660 empresas que produzem peças e componentes , 500 filiadas ao Sindipeças.
Pode-se calcular que a produção das fábricas voltada para o setor de manutenção independente ocupa cerca de 33 mil trabalhadores.
O mercado de reposição independente representa 13% do faturamento total das fábricas de autopeças, que empregam um total de 196.000 funcionários e também atendem as montadoras de veículos e exportação de autopeças.
Distribuidores: Há no Brasil cerca de 240 distribuidores de autopeças com 500 centros de distribuição, que atendem os mais de 5 mil municípios brasileiros.
Empregam 37 mil funcionários e faturam R$ 9, 0 bilhões.
O setor tem com capacidade de entregar uma peça, por mais distante que seja o destinatário, em apenas um dia,
Varejo: Há 35 mil lojas no país com 175 mil funcionários com um faturamento de R$ 11,4 bilhões que garantem a capilaridade para a comercialização de autopeças.
Oficinas independentes: Há, no país, 120 mil oficinas independentes, que empregam mais de 600 mil pessoas e faturam R$ 18,9 bilhões.
Cobrem o Brasil de Norte a Sul, garantindo aos motoristas atendimento tanto nas grandes cidades quanto nos pontos mais remotos do país.