sábado, 7 setembro , 2024
28 C
Recife

Parece que chegou a hora!

Luso M. Ventura*

No primeiro de maio, chegando em Congonhas, tomamos um táxi com nossas duas malas de um final de semana prolongado de três pessoas. Uma vai no porta-malas. Só uma, já que a outra não coube.

- Publicidade -

O espaço estava definitivamente ocupado pelos tanques de gás combustível. E a outra mala, onde foi? Evidentemente no banco traseiro, entre os dois passageiros. Desconforto total, a menos para a mala.

A televisão estava ligada. Uma bela propaganda da Petrobras contava as benesses do Brasil atingindo a auto-suficiência em petróleo.

Coincidência. É bom chegar e sentir orgulho de ser brasileiro! Passado o stress de chegar, já no sofá, dá para perceber que as notícias do jornal da tv falam de algo inusitado. O Evo confisca os bens da Petrobras e pode faltar gás.

- Publicidade -

De novo? Mais uma ameaça em poucos meses, essa mais crítica. Será verdade? É, a coisa é realmente complicada entre os populistas. Os nossos, os do Norte e agora os do Oeste da nossa América.

Parece brincadeira, comemora-se a auto-suficiência em petróleo e a indústria pode parar por falta de energia.

Os táxis também podem estar voltando à gasolina ou ao álcool. Com o tanque lá no porta-malas esperando poder ser abastecido para dar o lucro da sobrevivência ao taxista.

- Publicidade -

Será que vale a pena continuar assim para sobreviver, sendo refém do combustível e das bravatas populistas dos governantes vizinhos?

E a história da energia mal aproveitada e da poluição exagerada dos carros adaptados “com tecnologia de ponta” para o uso do gás? E o desempenho sofrível quando se quer dar uma acelerada para uma ultrapassagem ou para sair de uma situação de perigo?

Pois é, algo deveria ser feito. Cadê os táxis a diesel que poderiam estar rodando sem essas desvantagens e com diferenciais positivos da durabilidade adequada para o tipo de uso, do elevado rendimento energético e do desempenho que já chega a ser suficiente até para vencer competições? Existem os feitos aqui. Para exportação.

Os menos informados têm dificuldade de acreditar, mas é isso mesmo. Tudo isso!

Chegou a hora do Brasil liberar o uso do diesel para os carros. Vamos começar com os táxis.

*Luso Ventura é diretor da Netz Automotiva e da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade)

Publicidade l Livros de Engenharia

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

WABCO - O principal fornecedor global de tecnologias para veículos comerciais
Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Volvo na LAT.BUS

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT