Frente ao desafio de lançar a nova picape Mitsubishi L200 Outdoor em todo o território nacional, a agência de propaganda Africa decidiu, mais uma vez, fugir do lugar-comum e extrapolar os limites da publicidade convencional.
Nas últimas quatro semanas, uma equipe de aproximadamente 100 pessoas coordenada pela Africa trabalhou simultaneamente, em diferentes localidades do País, para esconder cinco picapes L200 Outdoor, cada uma numa região diferente do Brasil – Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
As cinco Mitsubishi L200 Outdoor já estão devidamente escondidas em locais secretos. Quem achar o carro, ganha.
Para participar do desafio, que foi lançado em todo o Brasil no mês passado, o interessado deve, antes de mais nada, se cadastrar no www.desafiol200outdoor.com.br, para então enfrentar, semanalmente, todos os obstáculos propostos e seguir as pistas que o levam até a etapa final, que o guiará até o local em que a picape está escondida, de acordo com cada região.
Conhecido como “entertainment promotion”, este tipo de ação já faz bastante sucesso no exterior, mas é inédita no Brasil.
A Africa é a primeira agência a implantar um projeto deste porte no Brasil, com vistas a oferecer uma experiência sensorial ao consumidor e utilizando a internet como alavanca e ponte para este relacionamento.
A dinâmica promocional é dividida em duas fases, compreendendo o período de 06 de agosto a 09 de setembro.
Na etapa inicial, os participantes serão desafiados a cumprir provas única e exclusivamente pela internet, por meio de jogos que envolvem raciocínio e conhecimentos gerais do universo 4×4.
Os classificados para a segunda fase terão à frente um desafio ainda maior: cumprir e concluir, além dos obstáculos na internet, etapas e gincanas em sua cidade, fora de casa, estimulando-os a exercitarem suas poções aventureiras e “outdoor”, como o próprio nome do novo modelo sugere.
Sergio Gordilho, sócio e diretor de criação da Africa, explica que o projeto “Desafio L200 Outdoor” segue literalmente o espírito da marca, propondo ao público vivenciar, ao pé da letra, os valores de sofisticação e resistência que caracterizam o DNA da marca Mitsubishi Motors.
Ou seja, o projeto reflete a tendência mundial que prega a necessidade de o consumidor vivenciar a marca para adotá-la, ou até mesmo, para experimentá-la.
“Não basta apenas criar ações promocionais do tipo achou, ganhou. É preciso que haja uma interação de real valor entre produto, marca e consumidor. Essa é a nossa proposta: participe, encontre e ganhe”, complementa Gordilho, informando que a iniciativa é fruto da atuação conjunta da Africa com a B/Ferraz e a Garage Interactive.
Para Nizan Guanaes, presidente da Africa, este projeto exemplifica a essência de atuação da agência: “Continuaremos com o objetivo de atender nossas contas de maneira holística, ou seja, criando estratégias integradas, visando encontrar soluções para o negócio como um todo. Não fazemos tudo, mas pensamos em tudo”.
Manifesto 4×4 – Além da campanha publicitária que anuncia a ação promocional, a Africa está veiculando desde o último dia 30 de julho uma ampla campanha institucional, que estréia o conceito da L200 Outdoor e o novo posicionamento da marca Mitsubishi no segmento off-road.
Trata-se do “Manifesto 4×4 Mitsubishi”, uma espécie de chamamento, uma comunidade dedicada a reunir os que amam a vida, curtem a liberdade, a aventura e o mundo off-road.
“É quase uma definição poética do que é ser uma pessoa 4×4. Humanizamos o conceito 4×4 e direcionamos as ações às pessoas que, assim como a L200 Outdoor, são determinadas, não têm medo de arriscar e superam barreiras”, destaca Sergio Gordilho, que comandou o trabalho criativo junto com a trinca formada por Flavio Waiteman, Humberto Fernandez e Domênico Massareto.
O “Manifesto 4×4” ganhará as páginas de revistas, jornais e horários nobres da televisão para convidar o público a mergulhar num cenário em que a L200 Outdoor é a anfitriã.
O plano de mídia envolve veiculação de um filme, nas versões de 45 e 15 segundos, anúncios de páginas simples (para jornais) e triplas (para revistas) e uma série de banners nos principais portais do País.
As peças seguem uma linha de comunicação bem-humorada e sugerem ao público uma nova maneira de encarar a vida e as pistas.