A sonorização é um dos opcionais mais procurados por quem compra um automóvel, seja ele novo ou usado.
Muitas vezes o som instalado não corresponde ao desejo do consumidor e existe a necessidade de personalizar o sistema.
Nessa hora, surgem as seguintes perguntas: O que estará faltando? Graves mais profundos?
Agudos com mais brilho? Médios com maior nitidez? Ou simplesmente falta de potência? Portanto, é preciso saber onde o sistema é deficiente e corrigir utilizando o equipamento necessário.
Aqui vão algumas dicas do Eduardo Hirai, técnico da Clarion do Brasil, que vai auxiliá-lo na conquista da reprodução sonora de acordo com o seu gosto musical.
Se o problema for falta de graves, ela pode ser suprida com a instalação de um subwoofer que é um alto-falante específico para reprodução destas freqüências.
A dimensão e a potência do subwoofer dependerão muito da necessidade e de como o usuário utilizará o som.
Para pessoas que gostam de um som com um reforço de graves, mas não querem perder espaço no porta-malas, a Clarion oferece o SRV 303 que é um subwoofer de 7 polegadas instalado em uma caixa dutada e que já possui amplificação própria de 120Watts.
Como sua dimensão é bem reduzida, a sua instalação torna-se muito simples, possibilitando que ele seja instalado em locais como a parte inferior dos bancos (dependendo do automóvel) ou atrás do encosto do banco traseiro no caso de pick-ups.
Os agudos são reproduzidos pelos tweeters, alto-falantes específicos para a reprodução de freqüências altas e que muitas vezes são inexistentes em sistemas de sonoros originais.
Se o problema for falta de brilho no som, a solução é instalar tweeters.
Mas é sempre aconselhável verificar o local de instalação, pois como a dispersão do som deste tipo de alto-falante é muito focalizada, ele deverá estar direcionado ao ouvinte, se isto não acontecer seu rendimento será prejudicado.
Se o problema for com as freqüências médias, ou seja, quando se ouve o som de uma voz e ela parece estar velada, ou até mesmo que o cantor esta com o nariz entupido, a solução pode ser a instalação de alto-falantes do tipo mid-bass que são específicos para reproduzir sons médio-graves.
Quando em conjunto ao tweeter e um divisor de freqüência, eles formam um kit duas vias.
Na linha da Clarion disponibilizamos o kit de duas vias SRS 1685, composto de dois “mid-bass” de 6,5 polegadas, dois tweeters de 3/4 polegadas com domo de seda pura, ímã de neodímio e dois divisores de freqüência. A potência musical máxima do conjunto é de 400Watts.
Mesmo com tudo isso o som ainda não tem aquela pegada ou aquele peso esperado. O que estará faltando? Potência é a resposta. A solução, neste caso, é instalar um amplificador. Este aparelho funciona da seguinte forma:
O sinal de áudio gerado pela unidade principal (CD player, DVD, MP3, etc.) passa pelo amplificador que faz a voltagem do sinal de áudio aumentar através de uma fonte, alguns amplificadores chegam a gerar mais de 200 volts em sua saída.
A linha de amplificadores Clarion dispõe de diversos modelos com várias opções em potência e quantidade de saídas, suprindo a necessidade do usuário seja ela qual for.
Além disso, os amplificadores Clarion ainda possuem todos os recursos (crossovers “hi-pass” e “low-pass” variáveis, reforço de graves e ajuste de ganho e outros) para um projeto de alta qualidade de som.
Estas foram algumas dicas para o seu sistema sonoro, se precisar de mais detalhes, entre em contato conosco, será um grande prazer receber sua mensagem.