A evolução da reposição automotiva independente
*Antonio Carlos Bento de Souza
Oferecer aos motoristas manutenção veicular de qualidade, rápida e a custos adequados , em qualquer ponto do País, é o desafio que o setor de reposição automotiva independente se coloca e persegue permanentemente.
Respondendo por 88% da manutenção de uma frota de 27, 3 milhões de veículos, a reposição independente está presente em 5.560 municípios espalhados pelos 8 milhões de metros quadrados do Brasil.
Trabalhando com 200 mil itens em estoque para atender 400 modelos de veículos de todos os tipos, sejam ônibus, caminhões, automóveis ou motocicletas, a reposição independente movimenta anualmente R$ 46,4 bilhões (2,4% do PIB) e oferece acima de oitocentos mil empregos diretos.
Para que funcione com eficiência, essa imensa rede de atendimento é apoiada por uma longa cadeia empresarial , que começa na produção das autopeças, se espraia pelo país via distribuidores e varejo e termina na oficina mecânica independente.
Dos R$ 46,4 bilhões movimentados por essa cadeia, R$ 7,1 bilhões são faturados pelas cerca de 660 empresas que produzem peças e componentes.
O mercado de reposição independente representa 13% do faturamento total das fábricas de autopeças e pode-se calcular que a produção das fábricas voltada para essa área ocupa cerca de 33 mil dos seus 196 mil funcionários.
Cerca de 500 distribuidores, dispondo de 485 centros de distribuição, fazem as autopeças chegar aos mais de 5 mil municípios brasileiros.
Empregam 37 mil funcionários, faturam R$ 9, 0 bilhões e sua agilidade logística lhes permite entregar uma peça, por mais distante que esteja o destinatário, em apenas um dia.
A capilaridade da rede é assegurada por 35 mil lojas de varejo , com 175 mil funcionários, que faturam R$ 11,4 bilhões fazendo as autopeças chegarem nas proximidades das oficinas independentes.
Estas, por sua vez, são 120 mil, empregam mais de 600 mil pessoas, faturam os R$ 18,9 bilhões restantes – e garantem assistência aos motoristas de todo o país, estejam eles onde estiverem no mapa do Brasil.
A orientação e os serviços oferecidos por quatro entidades representativas dessa cadeia (Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP, Sindirepa-SP) que compõem o Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), aliadas às capacidades empresarial e técnica das empresas, são os pilares em que se baseia a sua eficiência.
O Sindipeças, por meio do GMA e o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) desenvolveram o Programa de Certificação para Logística e Distribuição de Autopeças, exclusivo para a cadeia de distribuição no mercado independente.
As empresas certificadas recebem um selo de qualidade, que identifica seu padrão de qualidade nas seguintes áreas: organização e instalações; processo de distribuição de produtos; vendas; armazenagem, manuseio e entrega; assistência e suporte técnico; competência do pessoal.
A ANDAP e o Sincopeças-SP oferecem permanentemente às empresas da cadeia cursos de aperfeiçoamento empresarial, profissional e especialmente logístico.
O Sindirepa-SP disponibiliza, às oficinas de todo o país, o maior acervo de literaturas técnicas multimarcas da área automotiva da América Latina, com informações de veículos nacionais e importados, além de fornecedores de autopeças e equipamentos.
Por meio de uma ligação telefônica gratuita, de qualquer ponto do país, as oficinas mecânicas têm acesso à informação que necessitam para a manutenção ou reparação do modelo do veículo automotor em que estiverem trabalhando, além de poder contar com profissionais certificados ASE para orientações e busca de autopeças.
Toda essa cadeia de competências trabalha a favor do melhor atendimento possível ao consumidor final, o motorista proprietário do veículo ou o empresário dono de frotas, que necessitam de assistência permanente.
E estamos dando novos passos para aperfeiçoá-la. Recentemente, a pedido do GMA, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – expediu a NBR 15296 que define detalhadamente o que é uma peça de reposição nas suas diversas variedades.
Vamos, agora, começar a construir um sistema de identificação que possibilite ao consumidor usar a norma em seu benefício.
Outras novidades estão a caminho. O objetivo do Grupo de Manutenção Automotiva é estimular o permanente aperfeiçoamento e a constante evolução da cadeia de reposição independente, de forma a mantê-la sintonizada com o estado da arte da tecnologia da indústria automobilística e apta, como já dissemos, a atender com eficiência e competência o consumidor.
(*) Antonio Carlos Bento de Souza é Diretor Geral da Sabó, Conselheiro para a Área do Mercado de Reposição do Sindipeças e Coordenador do Grupo de Manutenção Automotiva,