segunda-feira, 19 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

VOAR completa 25 anos

A Volvo está comemorando 25 anos do VOAR, o serviço de atendimento emergencial da marca no Brasil.

Criado em 1981, pouco tempo depois de iniciada a produção de caminhões na fábrica de Curitiba, no Paraná, o VOAR (Volvo Atendimento Rápido) nasceu para atender os clientes da marca no período que a rede de concessionários ainda estava em formação no Brasil.

- Publicidade -

“O que era para ser apenas um serviço emergencial transformou-se anos depois em um novo standard de atendimento ao cliente, que acabou servindo de exemplo para a toda a indústria de veículos comerciais do Brasil”, declara Luis Carlos Pimenta, gerente de pós-venda da Volvo na América Latina.

Na época, a Volvo do Brasil tinha poucos concessionários para poder dar suporte às primeiras centenas de caminhões da marca que começavam a rodar pelas estradas brasileiras.

Para um país continental, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, território equivalente à toda a Europa, era preciso desenvolver novas ações para ampliar o atendimento.

- Publicidade -

Naquele período, havia apenas nove equipes em seis cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Maringá e Itajaí para atender todo o Brasil.

“Quando lançamos o VOAR, muita gente duvidava que o serviço funcionaria”, lembra o executivo. Inédito em todo o grupo Volvo, o VOAR começou a funcionar numa época desprovida de toda a tecnologia hoje onipresente no mundo corporativo.

“Não haviam computadores, internet, telefone celular… sequer havia fax”, diz o executivo. “Tudo era feito somente com o telefone e a máquina de escrever”, completa.

- Publicidade -

“As pessoas não acreditavam que poderíamos fazer estes atendimentos de emergência. Mas cumprimos tudo o que anunciamos, rigorosamente”, lembra.

Pouco tempo depois, a Volvo implantaria o Velox, um outro serviço que garantia a entrega de peças em qualquer ponto do País em até 24 horas, vindo a completar as necessidades de um atendimento desta natureza.

Primórdios – Os atendimentos eram realizados para auxiliar os motoristas e transportadores donos dos primeiros caminhões produzidos pela Volvo do Brasil, os N10, muitos deles em operação até hoje.

Basicamente, funcionava da seguinte maneira: se o veículo tivesse um problema, o motorista tinha que procurar um local com telefone para fazer o contato a cobrar ao VOAR.

Se a chamada ocorresse fora do horário do expediente, a ligação para o VOAR na sede da empresa era automaticamente encaminhada para a casa de um funcionário da Volvo destacado para aquele plantão.

Depois de ouvirem o relato do motorista, o atendente do serviço fazia uma série de perguntas e pedia para checar determinado item do veículo, conferir determinada informação ou ainda verificar algum componente.

Pimenta coleciona histórias curiosas dos primeiros anos do VOAR. Certa vez, conta, seguindo o roteiro de atendimento, o plantonista fez dezenas de perguntas e pedidos de verificações para tentar identificar qual era a procedência da reclamação de “perda de potência” do caminhão, feita por um motorista atormentado pelo problema. O atendente estava a ponto de solicitar ajuda para a concessionária mais próxima quando decidiu pedir para verificar se o grosso tapete que ficava no piso do motorista não estava dobrado e impedindo a aceleração.

“É, o tapete está atrapalhando”, respondeu o motorista. A partir desta data, o provável problema com o tapete foi incorporado ao check-list do VOAR, para ser usado toda vez que o motivo da chamada fosse queda de potência.

VOAR está em todo o Brasil e em outros países do continente – O VOAR está atualmente consolidado no Brasil, e já foi estendido para a Argentina, Uruguai, Chile e Peru, países com uma frota Volvo cada vez mais numerosa.

“Nosso objetivo é, gradativamente, ampliar a cobertura para outros países da América do Sul”, destaca Paulo Turci, gerente da Volvo Parts na América do Sul.

As 73 concessionárias da Volvo estrategicamente distribuídas por todo o território brasileiro tem, cada uma, pelo menos um veículo exclusivo para o atendimento emergencial.

Na base de operações do VOAR, localizada dentro das instalações da sede da Volvo, em Curitiba, no Paraná, ficam os 15 mecatrônicos que fazem o atendimento por telefone 24 horas por dia, 365 dias por ano. O telefone do VOAR é o 0800-416161.

Em 1981, o foco e os objetivos do VOAR eram cobrir todo o território nacional, resolver as questões técnicas surgidas via telefone e satisfazer o cliente – tudo centrado no caminhão.

Um quarto de século depois, o VOAR é focado totalmente no cliente, para garantir uma maior disponibilidade do veículo, satisfação do cliente, fidelização e a resolução de questões técnicas.

“Todo o trabalho é feito em parceria com a rede de concessionários, em sinergia com a fábrica, para aumentar a disponibilidade dos veículos”, observa Turci.

Atualmente, a estrutura do VOAR é formada por agentes especialistas no produto (os mecatrônicos) e responsáveis pelo serviço na rede de concessionárias. O serviço possui também avançados sistemas de gerenciamento dos casos, de telefonia via internet (VoIP), de mapas digitais e de monitoramento das chamadas.

Além dos veículos exclusivos, as concessionárias mantêm todo o ferramental necessário e mão-de-obra especializada na própria fábrica.

“Hoje, é uma exigência ter pelo menos um veículo exclusivo em cada concessionária. É comum o concessionário comprar o veículo antes mesmo de uma nova estrutura ser implantada”, diz Turci.

Cerca de 70% das chamadas para a base de operações do VOAR são solucionadas via telefone.

Com os veículos com uma eletrônica embarcada cada vez maior, é crescente o número de casos que podem ser solucionados via telefone.

Outro índice monitorado de perto pela montadora é o chamado DownTime – período de indisponibilidade do veículo. Atualmente, estes casos são totalmente resolvidos numa média de 12 horas.

“Considerando-se todo o universo de chamadas e todas as variáveis envolvidas, os números mostram uma performance positiva em termos de resultados e qualidade”, declara Turci.

O Brasil tem hoje uma frota de cerca de 45 mil caminhões e 10 mil ônibus Volvo.

Muitos dos antigos veículos fabricados pela Volvo no Brasil, como os lendários N10 e NL, ainda estão rodando pelas estradas do País e utilizando o VOAR, uma prova viva da satisfação dos usuários deste serviço.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008