Fruto do Centro de Design da Peugeot, este carro-conceito apresenta uma concepção inovadora e destaca-se por seu desenho único ao unir automóvel – por meio de sua frente com estilo ainda mais incisivo e felino – e motocicleta, marcada pela roda única traseira.
O veículo foi construído em torno de uma estrutura que integra um cockpit de dois lugares, situado quase ao nível do solo. O conjunto baixíssimo e o grupo moto-propulsor colocado à frente em posição transversal contribuem para baixar ao máximo o centro de gravidade e aumentar a carga sobre o eixo anterior. Na traseira, o monobraço serve de ponto direcional para o veículo.
O novo motor 1.6 litros de 16 válvulas e quatro cilindros com injeção direta a gasolina, alimentado por um turbo compressor, gera potência máxima de 170 cv e brutais 240 mkgf de torque. Como o veículo tem menos de 500 quilos, dispõe de ótima relação de peso/potência: 3 kg/cv.
Sua caixa de velocidades é de seis marchas com alavanca sob o volante, que apresenta uma tela que mantém visível um horizonte artificial, não importando o quanto se gire a direção e se incline nas curvas. Elaborado do ponto de vista aerodinâmico, não tem pára-brisa, sendo o ar desviado por bolhas defletoras.
Outra marca inusitada do 20Cup diz respeito às medidas dos pneus: 210/65 R18 dianteiros e 377/71 R18 traseiro.