segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Mecânica Online e Fiat realizam palestra

Sistema Tetrafuel desenvolvido pela Fiat foi o tema da palestra realizada durante a 6ª Semana Universitária na Universidade de Pernambuco

Aconteceu nessa quarta-feira, dia 04 de outubro de 2006, na Escola Politécnica de Pernambuco, palestra técnica da Fiat em parceria com a Mecânica Online sobre o Sistema Tetrafuel, durante realização da 6ª Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Contando com a presença do Gerente de Conteúdo da Revista Mecânica Online, Tarcisio Dias, e através do analista de treinamentos do Centro Tecnológico Automotivo da Fiat, Maurício José de Lira, os graduandos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica de Pernambuco tiveram a oportunidade de conhecer os principais detalhes do Sistema Tetrafuel.

Sistema pioneiro desenvolvido pela Fiat que permite a utilização de até quatro combustíveis diferentes em um mesmo automóvel.

O evento foi parte integrante da 6ª Semana Universitária desenvolvida pela Universidade de Pernambuco e contou com apoio do Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica, Mário Jorge, além da Regional Fiat que disponibilizou o instrutor e demais equipamentos que foram utilizados na apresentação.

- Publicidade -

Siena Tetrafuel – Desde que criou o primeiro veículo de passeio com motor a álcool do Brasil, em 1979, a trajetória da Fiat Automóveis tem sido marcada pelo pioneirismo.

Agora, mais uma vez, a montadora inova no uso de combustíveis com o lançamento do Fiat Siena 1.4 Tetrafuel – o primeiro veículo do mundo a rodar com quatro combustíveis: álcool hidratado; gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool); gasolina pura, como a existente em outros países da América Latina e Europa; e Gás Natural Veicular, ou GNV.

Além de poder utilizar estes diferentes combustíveis, a grande inovação tecnológica do novo modelo é o fato de uma única central eletrônica gerenciar o uso deles de forma integrada, alternando-os de acordo com a necessidade de momento, sem interferência do motorista.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Ou seja, quem decide qual o combustível mais adequado a cada instante é a centralina, deixando o motorista livre para concentrar sua atenção em dirigir o carro.

Ele não precisa se preocupar com o combustível em uso e tampouco aperta botões no painel para trocá-los.

O sistema de gerenciamento eletrônico, desenvolvido pela Magneti Marelli, seleciona a melhor opção de combustível para cada condição. Quando a central faz a mudança entre combustíveis, ela acontece sem trancos, garantindo um desempenho constante em qualquer condição de rodagem.

Naturalmente, priorizando a economia, a primeira escolha do sistema é o GNV. Mas quando os sensores da centralina detectam uma situação, como a necessidade de torque extra para fazer uma ultrapassagem mais rápida ou subir uma ladeira íngreme com maior aceleração, a comutação para combustível líqüido é feita automaticamente.

O motor volta a utilizar o GNV sempre que o sistema detecta que ele é o combustível mais conveniente para aquele momento.

Para que fosse possível equipar o Fiat Siena com esta nova tecnologia, o modelo passou por algumas alterações técnicas:

O motor 1.4 Tetrafuel, desenvolvido pela Fiat Powertrain Technologies, recebeu as seguintes novidades:

o Novo coletor de aspiração com 4 bicos injetores exclusivos para GNV – nas adaptações encontradas no mercado é utilizado apenas um bico injetor

o Novo material e nova geometria das sedes das válvulas

o Novos componentes: manômetro, tubulações, válvulas de abastecimento, galerias e injetores de gás natural veicular

O chão do porta-malas foi reforçado para receber a fixação e os suportes dos cilindros de GNV. Cada cilindro possui capacidade para até 6,5 metros cúbicos de gás a 200 bar de pressão;

A suspensão, traseira e dianteira, foi dotada de molas específicas, visando manter a altura livre do solo do modelo (igual à do sedã na versão ELX 1.4 Flex) e manter as mesmas características de conforto e estabilidade que já destacam o Fiat Siena;

Foram alteradas as forças de atuação dos freios traseiros, a fim de garantir a mesma eficiência presente nos freios da versão 1.4 Flex;

O Fiat Siena 1.4 Tetrafuel ganhou um novo quadro de instrumentos, com indicação do nível de GNV, advertência de baixo nível de GNV, aviso de avaria no sistema, temperatura externa e Trip Computer B.

Os quatro injetores específicos para GNV injetam seqüencialmente, de acordo com a ordem de ignição, e o gás natural entra puro, ainda sem a mistura com ar. A partida é sempre feita com combustível líqüido.

Porém, se o volume de combustível líqüido no tanque for inferior a 4%, a partida será feita emergencialmente com GNV.

Essa situação só ocorrerá se o motorista ignorar a luz-espia de reserva de combustível ao longo de várias partidas.

Isso porque, no momento em que o nível de gasolina atinge a reserva, o sistema pára de utilizá-lo em comutações, reservando-o para as partidas a frio.

Da mesma forma, caso a pressão nos cilindros de GNV seja inferior a 10 bar – uma luz-espia no painel se acende avisando o motorista de que há pouco gás natural nos cilindros –, a centralina deixará de usar GNV a fim de evitar falhas no funcionamento devido à baixa pressão.

Com relação à segurança, o novo Fiat Siena 1.4 Tetrafuel mantém a tradição Fiat de automóveis que privilegiam a integridade física dos ocupantes.

Por isso, o novo sistema Tetrafuel embute mecanismos de segurança passiva que evitam danos maiores em caso de acidente, testados inclusive em provas de crash-test e testes de fogo.

Um exemplo é o posicionamento e a fixação dos dois cilindros de GNV: foram projetados para superar as provas de colisões de acordo com os mais recentes padrões de segurança.

Além disso, os componentes do sistema de gás natural foram construídos e testados para não apresentar vazamentos. Se uma tubulação se romper, há um mecanismo que interrompe a alimentação de GNV.

O sistema também é dotado de dispositivo de alívio. Se ocorrer sobrepressão, ele permite o vazamento de GNV para a atmosfera, e, em caso de colisão, bloqueia a alimentação do gás. Esse bloqueio é comandado pelo interruptor inercial de combustível.

Vale lembrar que o sistema Tetrafuel é instalado pela fábrica. Assim, o novo Fiat Siena 1.4 Tetrafuel conta com a mesma garantia oferecida ao Fiat Siena 1.4 Flex: um ano sem limite de quilometragem. E cinco anos, sem limite de quilometragem, para a carroceria.

Outra novidade do novo Fiat Siena 1.4 Tetrafuel é o aumento da lista de itens de série que passa a contar com direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travas elétricas.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil