Sistema Tetrafuel desenvolvido pela Fiat foi o tema da palestra realizada durante a 6ª Semana Universitária na Universidade de Pernambuco
Aconteceu nessa quarta-feira, dia 04 de outubro de 2006, na Escola Politécnica de Pernambuco, palestra técnica da Fiat em parceria com a Mecânica Online sobre o Sistema Tetrafuel, durante realização da 6ª Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.
Contando com a presença do Gerente de Conteúdo da Revista Mecânica Online, Tarcisio Dias, e através do analista de treinamentos do Centro Tecnológico Automotivo da Fiat, Maurício José de Lira, os graduandos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica de Pernambuco tiveram a oportunidade de conhecer os principais detalhes do Sistema Tetrafuel.
Sistema pioneiro desenvolvido pela Fiat que permite a utilização de até quatro combustíveis diferentes em um mesmo automóvel.
O evento foi parte integrante da 6ª Semana Universitária desenvolvida pela Universidade de Pernambuco e contou com apoio do Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica, Mário Jorge, além da Regional Fiat que disponibilizou o instrutor e demais equipamentos que foram utilizados na apresentação.
Siena Tetrafuel – Desde que criou o primeiro veículo de passeio com motor a álcool do Brasil, em 1979, a trajetória da Fiat Automóveis tem sido marcada pelo pioneirismo.
Agora, mais uma vez, a montadora inova no uso de combustíveis com o lançamento do Fiat Siena 1.4 Tetrafuel – o primeiro veículo do mundo a rodar com quatro combustíveis: álcool hidratado; gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool); gasolina pura, como a existente em outros países da América Latina e Europa; e Gás Natural Veicular, ou GNV.
Além de poder utilizar estes diferentes combustíveis, a grande inovação tecnológica do novo modelo é o fato de uma única central eletrônica gerenciar o uso deles de forma integrada, alternando-os de acordo com a necessidade de momento, sem interferência do motorista.
Ou seja, quem decide qual o combustível mais adequado a cada instante é a centralina, deixando o motorista livre para concentrar sua atenção em dirigir o carro.
Ele não precisa se preocupar com o combustível em uso e tampouco aperta botões no painel para trocá-los.
O sistema de gerenciamento eletrônico, desenvolvido pela Magneti Marelli, seleciona a melhor opção de combustível para cada condição. Quando a central faz a mudança entre combustíveis, ela acontece sem trancos, garantindo um desempenho constante em qualquer condição de rodagem.
Naturalmente, priorizando a economia, a primeira escolha do sistema é o GNV. Mas quando os sensores da centralina detectam uma situação, como a necessidade de torque extra para fazer uma ultrapassagem mais rápida ou subir uma ladeira íngreme com maior aceleração, a comutação para combustível líqüido é feita automaticamente.
O motor volta a utilizar o GNV sempre que o sistema detecta que ele é o combustível mais conveniente para aquele momento.
Para que fosse possível equipar o Fiat Siena com esta nova tecnologia, o modelo passou por algumas alterações técnicas:
O motor 1.4 Tetrafuel, desenvolvido pela Fiat Powertrain Technologies, recebeu as seguintes novidades:
o Novo coletor de aspiração com 4 bicos injetores exclusivos para GNV – nas adaptações encontradas no mercado é utilizado apenas um bico injetor
o Novo material e nova geometria das sedes das válvulas
o Novos componentes: manômetro, tubulações, válvulas de abastecimento, galerias e injetores de gás natural veicular
O chão do porta-malas foi reforçado para receber a fixação e os suportes dos cilindros de GNV. Cada cilindro possui capacidade para até 6,5 metros cúbicos de gás a 200 bar de pressão;
A suspensão, traseira e dianteira, foi dotada de molas específicas, visando manter a altura livre do solo do modelo (igual à do sedã na versão ELX 1.4 Flex) e manter as mesmas características de conforto e estabilidade que já destacam o Fiat Siena;
Foram alteradas as forças de atuação dos freios traseiros, a fim de garantir a mesma eficiência presente nos freios da versão 1.4 Flex;
O Fiat Siena 1.4 Tetrafuel ganhou um novo quadro de instrumentos, com indicação do nível de GNV, advertência de baixo nível de GNV, aviso de avaria no sistema, temperatura externa e Trip Computer B.
Os quatro injetores específicos para GNV injetam seqüencialmente, de acordo com a ordem de ignição, e o gás natural entra puro, ainda sem a mistura com ar. A partida é sempre feita com combustível líqüido.
Porém, se o volume de combustível líqüido no tanque for inferior a 4%, a partida será feita emergencialmente com GNV.
Essa situação só ocorrerá se o motorista ignorar a luz-espia de reserva de combustível ao longo de várias partidas.
Isso porque, no momento em que o nível de gasolina atinge a reserva, o sistema pára de utilizá-lo em comutações, reservando-o para as partidas a frio.
Da mesma forma, caso a pressão nos cilindros de GNV seja inferior a 10 bar – uma luz-espia no painel se acende avisando o motorista de que há pouco gás natural nos cilindros –, a centralina deixará de usar GNV a fim de evitar falhas no funcionamento devido à baixa pressão.
Com relação à segurança, o novo Fiat Siena 1.4 Tetrafuel mantém a tradição Fiat de automóveis que privilegiam a integridade física dos ocupantes.
Por isso, o novo sistema Tetrafuel embute mecanismos de segurança passiva que evitam danos maiores em caso de acidente, testados inclusive em provas de crash-test e testes de fogo.
Um exemplo é o posicionamento e a fixação dos dois cilindros de GNV: foram projetados para superar as provas de colisões de acordo com os mais recentes padrões de segurança.
Além disso, os componentes do sistema de gás natural foram construídos e testados para não apresentar vazamentos. Se uma tubulação se romper, há um mecanismo que interrompe a alimentação de GNV.
O sistema também é dotado de dispositivo de alívio. Se ocorrer sobrepressão, ele permite o vazamento de GNV para a atmosfera, e, em caso de colisão, bloqueia a alimentação do gás. Esse bloqueio é comandado pelo interruptor inercial de combustível.
Vale lembrar que o sistema Tetrafuel é instalado pela fábrica. Assim, o novo Fiat Siena 1.4 Tetrafuel conta com a mesma garantia oferecida ao Fiat Siena 1.4 Flex: um ano sem limite de quilometragem. E cinco anos, sem limite de quilometragem, para a carroceria.
Outra novidade do novo Fiat Siena 1.4 Tetrafuel é o aumento da lista de itens de série que passa a contar com direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travas elétricas.