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Tecnologia flex chega aos veículos da Honda

A chegada da tecnologia bicombustível aos modelos da Honda não atende apenas a uma demanda de mercado.

Além de agregar mais uma qualidade na já extensa lista de atributos do New Civic e do Honda Fit, o sistema que passa a equipar os modelos e permite rodar com álcool, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção no tanque, traz evoluções que só a tecnologia e o pioneirismo da Honda podem proporcionar.

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O primeiro deles é a manutenção do baixo consumo de combustível, fato pouco comum em modelos que são movidos a gasolina e passam a contar com a opção de rodarem com álcool.

Dessa forma, toda a tecnologia empregada na construção dos motores Honda, como o sistema i-VTEC de abertura variável do comando de válvulas, continua funcionando de forma extremamente eficiente para proporcionar excelente performance em economia, seja usando álcool, gasolina ou misturas em qualquer proporção.

Graças a isso, o New Civic e o Honda Fit somam ainda mais características de versatilidade e inovação tecnológica, itens fundamentais na conquista do grande sucesso desses modelos.

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Outra novidade é a posição isolada do reservatório de partida a frio, que fica em um habitáculo separado do motor, no pára-lama dianteiro direito, posicionado internamente sob a coluna A, e pode ser acessado por meio de uma tampa como a do tanque convencional.

A liberação da trava desse compartimento é realizada por uma alavanca, localizada na parte inferior do painel.

O isolamento do tanque de partida a frio, que tem capacidade para 700 ml de gasolina e uma robusta proteção contra colisão lateral, tem grandes vantagens: garante maior segurança no momento do reabastecimento, já que ele será feito longe do motor e das partes quentes que poderiam causar um incêndio caso houvesse vazamento acidental de combustível; impede que o cheiro de gasolina adentre a cabine do automóvel, como seria possível se esse reservatório ficasse no compartimento do motor; e ainda mantém a gasolina longe de uma fonte geradora de calor, que pode acelerar o processo de degradação do combustível, resultando em falhas da partida a frio e o aumento do custo de manutenção para a limpeza do sistema.

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Também para evitar a degradação das propriedades da gasolina do compartimento de partida a frio, a Honda desenvolveu um sistema que injeta pequena quantidade do combustível no momento do acionamento do motor, mesmo que a temperatura não seja baixa e o funcionamento fosse possível apenas com álcool.

Graças a isso, o reservatório será reabastecido dentro de um período que não permita a deterioração da gasolina armazenada.

Quando a quantidade de combustível for baixa e houver a necessidade de reabastecimento, uma luz se acenderá no painel, orientando o motorista.

Todas as versões do New Civic contarão com a tecnologia Flex, a partir de novembro de 2006, e permanecerão com as versões a gasolina à venda.

No Honda Fit, a tecnologia estará disponível em dezembro deste ano nas versões LX MT e LXL MT, que também terão a opção a gasolina.

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