Despertar o interesse das pessoas para a aventura sobre quatro rodas fora de estrada enfatizando a importância da preservação do meio ambiente.
Esse foi o objetivo do primeiro GNV Ecotrilha Paraíba, evento realizado no domingo (27/11) pelo litoral sul da Paraíba.
A maioria dos participantes teve sua primeira experiência off-road, e garantiu presença nas próximas edições.
O roteiro “light”, com pouco mais de 65 quilômetros, incluiu praias, pontos históricos e finalizou com a paisagem deslumbrante em cima das falésias da Praia do Sol.
A aventura começou às 10h da manhã com a largada do posto Quality, no Centro de João Pessoa.
Em comboio puxado pelo levantador da trilha, José Maria Alves, os carros seguiram em direção ao litoral.
Após cerca de 20 minutos de asfalto, o comboio saiu da trilha e entrou no seu primeiro destino.
Era o Vale do Gramame, região com estradas estreitas de barro e piçarro.
O silêncio da região de casas pequenas e granjas dispersas foi quebrado pela passagem dos carros, que fez a festa de crianças da região.
Pernambucanos e potiguares que participaram do passeio puderam conhecer pontos históricos como a ponte do Rio Gramame, que possui mais de 100 anos de existência e já foi um dos únicos caminhos que ligava João Pessoa a recife.
Alguns aproveitaram para registrar em fotografias e vídeo a passagem. dalí, seguimos para o município de Conde.
Com pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade abriga algumas das mais bonitas praias e com maior potencial turístico da Paraíba, a exemplo de Jacumã, Tabatinga, do Amor e Coqueirinho.
Após uma pequena parada para refrescar com água e coco verde sob um sol de quase 40 graus, os aventureiros continuram dirigindo em direção a Barra do Gramari, onde o rio se une ao mar formando um balneário de água doce e salgada.
Quem estava em carros com tração 4×4 pôde experimentar um caminho mais complicado, com direito a areial e algumas descidas.
Os participantes em carros de menor porte em com tração em duas rodas seguiram pelo asfalto. Ambos os grupos se encontrariam minutos depois na praia.
“Esse é outro diferencial do nosso passeio, permitir a pessoas que não têm carro com tração experimentarem o prazer de estarem próximos à natureza.
Reunido o grupo novamente, seguimos em direção a um dos pontos mais bonitos do passeio, a chegada nas falésias da Praia do Sol.
O local foi o ponto escolhido pelo Armazém do GNV para o abastecimento gratuito dos veículos movidos a gás natural.
Ao final, um almoço com entrega de premiação no hotel Xênius, em Cabo Branco.
Além da Petrobras, o GNV Ecotrilha conta com o patrocínio do PB Gás, Secretaria de Turismo de João Pessoa e Armazém do GNV; apoio do Motores & Ação, Posto Quality Beira-Rio; e Xênius Hotel.