A maratona a diesel mais incrível de sempre chega ao seu destino final em Pequim – Melhor consumo médio de apenas 7,19 l/100 km ao longo de 14.000 quilômetros.
A mais longa maratona a diesel de sempre terminou hoje, em Pequim, com êxito. 0s 36 Mercedes-Benz Classe E, que saíram de Paris a 21 de Outubro para iniciarem uma corrida automóvel transcontinental com um percurso de aproximadamente 14.000 quilômetros, chegaram à capital chinesa num estado impecável, depois de atravessarem a Europa e a Ásia.
Com este teste de resistência sob condições extremas, a Mercedes-Benz demonstrou mais uma vez a performance excepcional dos seus modernos motores a diesel em termos de emissões de gases poluentes, consumo reduzido de combustível e segurança.
O que também comprova este fato é o consumo de combustível da equipa “Ebay” vencedora, a qual ganhou o concurso de poupança de diesel com uma média de 7,19 l/100 km. O melhor resultado no fim de uma etapa diária desceu até aos 5,5 l/100 km.
“Durante este teste de resistência num percurso com mais de 500.000 quilômetros, os 33 E 320 CDI e os três E 320 BLUETEC mostraram de uma forma impressionante até onde vai o potencial da nossa tecnologia diesel. Provaram que o prazer da condução, a excelente poupança no combustível e a compatibilidade com o meio ambiente podem perfeitamente co-existir”, afirmou o Dr. Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Administração da DaimlerChrysler AG, responsável pelo Mercedes Car Group.
E acrescentou: “Além disso, o itinerário de longa distância de Paris a Pequim veio evidenciar as qualidades da nova geração de Classe E.
O Classe E correspondeu ao que tínhamos prometido aos nossos participantes e clientes.”.
A grande final de hoje do itinerário de longa distância decorreu no histórico portão Yongding em Pequim, ponto sul de acesso ao “Eixo Sagrado” da Cidade Proibida.
Ao longo das cinco etapas do “E-Class Experience”, mais de 360 pilotos de 35 países diferentes ocuparam, por turnos, o seu lugar ao volante dos automóveis a diesel.
Em apenas 25 dias de condução, atravessaram nove países sujeitos a condições parcialmente extremas, tais como nevões, gelo, assim como à passagem por estradas não pavimentadas.
A distância percorrida diariamente rondava, em média, 560 quilômetros. E não esqueçamos os 24 veículos de acompanhamento, desde os Classe G da equipa da Mercedes-Benz e os camiões de apoio técnico à estação de serviço móvel diesel, que percorreram uma distância total de cerca de 840.000 quilômetros. Por outras palavras, o equivalente a 21 vezes a circunferência terrestre no equador.
Novo recorde de consumo: 5,5 litros/100 km A equipa “Ebay”, com o carro número 3, venceu o concurso de poupança de combustível na distância total com um consumo de apenas 7,19 l/100 km.
Graças ao seu estilo de condução econômica, a equipa “German Taxi” só precisou de 5,5 litros de diesel por cada 100 quilômetros numa distância total de 616 quilômetros de Lanzhou a Wuhai.
Os números são particularmente notáveis dado que todos os carros participantes são uma produção standard de Classe E com 165 kW/224 cv.
E as luxuosas berlinas não foram poupadas dado que estavam totalmente carregadas com três passageiros e várias bagagens.
Devido ao mau estado das estradas previsível e ao tempo frio, todos os carros foram equipados com pneus de Inverno e uma suspensão que foi elevada de cinco centímetros.
Com um consumo total médio baixo de 8,32 l/100 km de diesel para todos os 36 veículos, o objetivo de demonstrar a excelente eficiência dos motores a diesel foi claramente alcançado nas etapas individuais bem como na distância total.
A frota total de 36 veículos consumiu cerca de 40.530 litros de diesel de baixo teor de enxofre. É aproximadamente 20% ou 10.000 litros menos em relação à estimativa inicial.
Os 18 veículos participantes com tração às rodas traseiras consumiram apenas 8,01 l/100 km de diesel, enquanto que os 18 modelos 4MATIC com quatro rodas motrizes acabaram com uma média ligeiramente superior de 8,53 l/100 km.
Uma viagem de táxi por 40,000 euros Os carros mais originais na frota eram os dois táxis Classe E que acompanharam a caravana ao longo da distância total. Neste caso, a comparação com a concorrência mostrou diferenças claras de custos.
A corrida no táxi alemão ascendeu a 16,050 euros no final da quarta etapa após apenas 12.000 quilômetros.
A viagem no táxi parisiense teria sido claramente mais cara: nesse momento, o contador já indicava o montante interessante de 34,090 euros. Na chegada a Pequim, o total era de quase 40,000 euros.