A marca bate em 2006 o seu recorde histórico de vendas com cerca de 35 mil unidades como fruto do lançamento de novos produtos e do trabalho ativo de expansão de sua rede de concessionárias
Com 34.814 unidades emplacadas em 2006, a Citroën registrou o maior crescimento entre as marcas com produção nacional em 2006 – 27,73% – em comparação com as 24.314 unidades comercializadas em 2005.
O diretor comercial Michel Bernardet destaca a importância desse crescimento ao considerar que o segmento de automóveis e comerciais leves evoluiu 13,07%.
“Tivemos em dezembro o melhor mês do ano com 3.757 unidades, com destaque para a versão C3 1.4 com 1.757 unidades no mês e 15.848 emplacamentos no acumulado do ano”.
A gama C3, incluindo também as versões 1.6 e XTR, fechou o ano com 22.284 unidades, 64% das vendas da Citroën no ano.
A minivan Xsara Picasso ampliou sua liderança no concorrido segmento de monovolumes com 9.884 unidades emplacadas, garantindo a liderança com 40,37% do segmento complementado pelo GM Zafira e Renault Scénic.
O esportivo C4 VTR também mostrou sua força com 327 unidades comercializadas em dezembro e um volume total de 811 unidades vendidas em pouco mais de 3 meses.
O quadro de vendas da Citroën em 2006 incluiu o top de gama C5 (528 unidades), o multiuso Berlingo (361) e o utilitário Jumper (791).
Bernardet avalia que o sucesso da marca é resultado da somatória de vários fatores, como o lançamento de novos produtos (Xsara Picasso Flex, C3 Flex e C4 VTR); o desenvolvimento de séries especiais de sucesso (Berlingo Sport, C3 Musique, Xsara Picasso Seleção e Xsara Picasso com navegador de brinde) e a expansão da rede de concessionárias da marca (foram dez novas concessionárias completas em 2006).
“A Citroën tem praticado uma política comercial bastante agressiva – complementa Bernardet – com base na ampliação de sua gama de produtos, no aperfeiçoamento contínuo da qualidade de atendimento e na amplitude de abrangência e maior capilaridade de sua rede”.
Para 2007, a marca vai ampliar sua rede para 92 concessionárias em 73 cidades no País, num processo acelerado de crescimento que prevê vendas de cerca de 45 mil unidades no acumulado do ano.
“Esse volume – conclui o executivo – representa um aumento de 30% em relação aos emplacamentos do ano anterior, principalmente a partir dos lançamentos previstos do C4 três-volumes e do C4 Picasso, ao longo do primeiro semestre”.