Inovação, conforto e segurança marcam o lançamento do New Civic e Honda Fit com motor bicombustível
A Honda Automóveis do Brasil apresenta as versões flexíveis do sedã New Civic e do monovolume Honda Fit, que podem utilizar álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Os lançamentos seguem a tradição da Honda na busca por inovações tecnológicas que garantam segurança, qualidade e conforto, além de estarem alinhados à política internacional da empresa na criação de alternativas para a preservação do meio ambiente.
A exclusiva tecnologia desenvolvida em conjunto com a Honda Motor Co. do Japão, conta com o subtanque de partida a frio isolado e injetores de combustível específicos, equilibrando alta performance e baixo consumo de combustível com grande eficiência.
Diferentemente do usual, o subtanque para armazenamento da gasolina da partida a frio não está situado no mesmo compartimento do motor, mas em posição diferenciada: abaixo da coluna A, no pára-lama dianteiro direito.
A inédita localização traz inúmeros benefícios ao consumidor, que poderá optar pelo New Civic Flex em todas as versões (exceto LX AT destinada a Portadores de Necessidades Especiais) e ainda contará com a opção somente a gasolina.
Da mesma forma, o Honda Fit continuará com todas as versões movidas a gasolina e tecnologia flexível para as versões LX MT e LXL MT. Ambos apresentam na traseira o emblema “Flex”.
Inicialmente, 33% da produção do New Civic e 28% do Honda Fit fabricados na Unidade Sumaré (SP) serão versões com motores bicombustíveis. Porém, esses números podem oscilar de acordo com a demanda do mercado.
Segurança no abastecimento – Estrategicamente posicionado fora do compartimento do motor, o subtanque de partida a frio foi concebido sob a premissa de trazer mais segurança aos ocupantes do veículo.
Longe de fontes de calor e partes quentes do motor, o reservatório não propaga vapor de gasolina (altamente inflamável) junto a esses locais, eliminando o risco de um incêndio.
Em caso de falha do profissional encarregado de completar o combustível no tanque para partida a frio, por exemplo, a gasolina escorreria em local não nocivo.
Também para evitar inconvenientes, como vazamentos, a Honda projetou um bocal que impede a colocação total da pistola de abastecimento, o que proporciona maior visão da quantidade de combustível já depositado, além de diversos adesivos alertando os frentistas da capacidade do compartimento, que é de 700 ml.
A Honda adotou, ainda, uma válvula de segurança na tampa do subtanque e uma linha de alívio de vapores que possui o mesmo rigor tecnológico de ventilação do tanque principal. Este sistema ventila o reservatório e reaproveita os vapores de combustível enviando-os para serem consumidos pelo motor.
Protegido por duas chapas de aço naval de alta tensão com 5 mm de espessura cada, o reservatório está resguardado em caso de colisões.
Eficiência em qualquer condição – O sistema com tecnologia flexível projetado pela Honda assegura o perfeito funcionamento do motor em qualquer temperatura e condição de umidade do ar, independentemente do aquecimento do propulsor.
Para isso, foram instalados quatro bicos injetores adicionais exclusivos que pulverizam gasolina a cada partida.
Mesmo que as condições de temperatura e aquecimento do motor permitam o acionamento da ignição apenas com o uso de álcool (caso o veículo esteja com 100% desse combustível no tanque), o sistema injeta ainda assim uma pequena quantidade de gasolina para que o combustível do subtanque seja gradualmente consumido e não perca suas propriedades, prejudicando o motor ao ser utilizado.
Já, quando o sistema identifica uma quantidade de álcool superior a 50% em baixa temperatura, maiores quantidades de gasolina são injetadas a fim de colocar o motor em funcionamento.
Para obter perfeito equilíbrio entre potência e consumo de combustível, a Honda optou por manter a potência do New Civic em 140 cv na utilização de álcool e 138 cv quando for apenas gasolina.
O Honda Fit Flex permanece com 80 cv quando abastecido com gasolina e tem a potência elevada para 83 cv caso 100% do tanque esteja abastecido com álcool.
Conforto – Outras vantagens do sistema são o conforto e a conveniência. Não é preciso abrir o capô para abastecer o reservatório, e o isolamento minimiza a possibilidade da passagem de odor de gasolina para o interior da cabine.
Para liberar o subtanque para o abastecimento, foi instalada uma alavanca exclusiva abaixo do volante, à esquerda, facilitando o acesso para o motorista e fazendo com que somente ele autorize a abertura do compartimento. Isso previne, ainda, que haja confusão por parte do frentista com o tanque principal.
Para alertar o motorista o momento de reabastecer o compartimento, uma luz de alerta se acende no lado direito do painel, ao lado do marcador digital de velocidade, quando há 20% da capacidade total de gasolina no reservatório.