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Iveco mostra ônibus ecológico

A Iveco Latin America trouxe para o Brasil o ônibus Irisbus Iveco Citelis GNV para demonstrar suas vantagens técnicas e ambientais.

O veículo, fabricado na França pela Irisbus, divisão de ônibus da Iveco, movido a gás natural, é largamente utilizado no transporte urbano das grandes metrópoles européias e apresenta altas performances com reduzidos índices de emissão de poluentes.

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De acordo com Jorge Garcia, presidente da Iveco Latin America, o Irisbus Iveco Citelis GNV, por ser ambientalmente correto, atende os mais severos limites de emissões de gases previstos pela legislação européia em vigor.

“É o meio de transporte mais adequado para ser empregado em grandes cidades, pois alia a força de um motor potente com níveis de emissões perto de zero”.

O veículo entrará em operação em fase experimental no corredor de transporte coletivo Expresso Tiradentes, em São Paulo, que liga o Parque Dom Pedro II com a Cidade Tiradentes.

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O objetivo da Secretaria Municipal de Transportes, por meio da SPTrans, é utilizar nesse corredor veículos de baixíssimo nível de emissão de poluentes e de ruído, e que sejam dotados de piso baixo para facilitar o acesso de passageiros.

Os níveis de emissões de poluentes serão verificados e avaliados pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, em conjunto com a Fundação Hewlett.

Embora seja a primeira vez que um ônibus movido a gás natural da Iveco esteja no Brasil para ter seus níveis de emissões, consumo, autonomia e versatilidade avaliados, a tecnologia já vem sendo utilizada, em larga escala, no transporte urbano na Europa.

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Desde 1992, países como França, Itália, Espanha e Grécia, que adotam uma postura ambiental mais enérgica, já se utilizam da tecnologia a gás da Iveco.

“Ao todo contabilizamos mais de quatro mil ônibus Iveco movidos a gás natural em todo o mundo”, afirma Garcia.

As grandes metrópoles já reconhecem os benéficos resultados desses veículos cuja emissão é muito perto de zero. Com isso, a Iveco, por meio da Irisbus, é atualmente a maior fabricante de coletivos urbanos a gás do mundo.

Segundo Garcia, os motores a gás desenvolvidos pela Iveco estão em um adiantado nível de evolução.

“Esses equipamentos podem ser considerados o que há de mais moderno em se tratando de combustão a gás no mundo. São motores com os menores níveis de emissão atualmente disponíveis no mercado europeu, que atendem a limites de emissões cuja entrada no Brasil ainda não está prevista para os próximos anos. Isso significa que a Iveco se antecipa voluntariamente à legislação brasileira de emissões veiculares.”

BUSCA DE ALTERNATIVAS – Na opinião de Garcia, além de demonstrar uma tecnologia enquadrada dentro de rigorosas normas ambientais, o objetivo é buscar maneiras inteligentes e eficientes para uma outra alternativa ao diesel que seja, sobretudo, mais amigável ao meio-ambiente.

Além disso, que traga soluções a médio prazo para baratear as tarifas e novas condições ao balanço energético brasileiro. Atualmente os centros de pesquisa da Iveco trabalham intensamente para dar respostas à essa busca.

“Se temos para o futuro estudos conceituais adiantados sobre células de combustível, hidrogênio e eletricidade como boas alternativas aos derivados do petróleo, conseguimos de imediato, a utilização do gás natural como uma opção eficiente e de grande abundância na natureza”, salienta Garcia.

Um exemplo dessa abundância é que recentemente, após o leilão de áreas de concessão para a pesquisa de petróleo e gás natural na Bacia do São Francisco, que abrange 126 mil quilômetros quadrados das regiões Centro-Oeste, Noroeste e Norte de Minas Gerais, começam a surgir indícios de que 153 municípios da área estejam sobre uma das maiores riquezas naturais do planeta.

Confirmadas as previsões, as reservas brasileiras de gás aumentariam cerca de dez vezes, o que colocaria o País entre os principais produtores deste tipo de combustível do mundo.

A partir de bases em Montes Claros, Araxá e Belo Horizonte, especialistas estimaram o potencial da área, preliminarmente, em 3 trilhões de metros cúbicos de gás natural.

Além da abundância do insumo, há ainda que serem citadas a necessidade de restringir o peso do petróleo como matriz energética e a necessidade de buscar soluções para os problemas de saúde pública causados pela poluição.

Um estudo realizado pelo departamento de medicina da Universidade de São Paulo destacou recentemente as conquistas do Proconve desde que instalou o programa de controle da poluição do ar por veículos automotores, 20 anos atrás.

Somente na região metropolitana de São Paulo, calcula-se uma economia de US$ 1,32 bilhão em gastos com doenças pulmonares, cardíacas e câncer de pulmão.

O estudo, que engloba o período de 1996 a 2005, também demonstra que foram evitadas 14.495 mortes na grande São Paulo com a implementação do programa.

Este dado representa um acréscimo médio de treze anos no tempo de vida da população da cidade.

MOTOR A GÁS IVECO. TESTADO E APROVADO MUNDIALMENTE – O motor que equipa o ônibus Irisbus Iveco Citelis movido a gás natural importado da Europa pela Iveco é o Cursor 8 de 270 cv, que atende aos limites de emissões EEV (Enhanced Environmently Vehicle).

De acordo com a legislação européia em vigor, o atendimento a estes limites possibilita ao fabricante receber benefícios fiscais, que poderão ser concedidos pelos estados membros da Comunidade Econômica Européia – CEE.

Os limites EEV são mais taxativos que os limites de emissões Euro V, os quais entrarão em vigor na Europa a partir de 2008.

No Brasil, os limites de emissões PROCONVE P-5 (Euro III) para motores a gás entrarão em vigor em 2007, sendo que a legislação ainda não prevê a adoção dos limites EEV.

O motor Iveco Cursor 8 a gás natural funciona de acordo com o ciclo Otto e conta com um avançado sistema de pós-tratamento dos gases de escape, composto por sonda lambda e catalisador de 3 vias.

Além disso, foi adotado o conceito de mistura estequiométrica, na qual a proporção ar/combustível é sempre igual a um e mantém-se sempre regulada pela sonda lambda.

A combinação desses fatores permite a transformação de 95% das emissões de CO (Monóxido de Carbono), HC (Hidrocarbonetos) em NOx (Óxido de Nitrogênio), N2 (Nitrogênio), CO2 (Gás carbônico) e H2O (água)

Com isso as emissões tóxicas foram drasticamente reduzidas e os limites de emissão são respeitados pelos veículos, mesmo com as constantes paradas e retomadas típicas de operações com ônibus urbanos.

A partir da tecnologia Irisbus Iveco, emissões de partículas poluentes foram reduzidas ao ponto de praticamente não existirem.

“Essa é uma das principais razões pela qual a propulsão de metano é tão importante e adequada para o uso urbano”, reforça Jorge Garcia.

Todos os veículos da linha GNV também levam uma importante característica que ajuda a aumentar a qualidade de vida da população, que á a redução da emissão de ruídos.

O Citelis registra aproximadamente 75 decibéis, um índice extremamente baixo se comparado aos níveis de ruídos produzidos pelos veículos a diesel, por exemplo, que registram em torno de 79 decibéis.

Embora aparentemente pequena, essa diferença é fortemente percebida pelo ser humano.

Os veículos da Irisbus Iveco GNV estão equipados com eficientes sistemas de fornecimento com tanques de combustível confeccionados em alumínio e fibra, o que lhe dá uma autonomia de até 500 quilômetros, dependendo da velocidade média desenvolvida.

Nesta versão importada, o modelo acomoda os cilindros de gás em um compartimento especialmente desenvolvido no teto, sobre o eixo traseiro, o que dá ao modelo um característico perfil.

Todo o sistema de armazenamento e abastecimento de gás está homologado na Europa de acordo com o Regulamento ECE R110, relacionados à segurança e eficiência.

EM NOME DA SEGURANÇA E DO CONFORTO AO USUÁRIO – Produzido na fábrica da Irisbus em Annonay, França, o Citelis é oferecido no mercado europeu, em três versões de comprimento: 10,5 m, 12 m e 18 m articulado.

Ele combina estilo inovador com um design leve, simples e prático, com valorização do ambiente interno.

Sua plataforma baixa permite fácil acesso aos passageiros e seu piso interno é praticamente livre de degraus ou elevações.

O pé-direito interno é elevado e a ampla área envidraçada realça a sensação de clareza e espaço. Existem várias opções de acabamento interno, seja no número de bancos, seja nos materiais escolhidos para o acabamento, agradáveis ao tato e resistentes.

Para os passageiros portadores de necessidades especiais, o Irisbus Iveco Citelis GNV possui, como opcional, uma plataforma de acesso para cadeiras de rodas, instaladas na porta central.

A preocupação com a posição de dirigir ganhou uma atenção especial, já que boas condições de trabalho para o motorista se traduzem como um fator de segurança para os passageiros. No Irisbus Iveco Citelis, o motorista fica em uma área claramente demarcada, na qual sua posição é valorizada, com diversos locais para a guarda de objetos.

O banco (na verdade, uma poltrona) é elevado com relação ao piso, para melhor visibilidade, e tem suspensão a ar, com ajuste em altura, alcance e inclinação.

A coluna de direção é ajustável. Além disso, o painel é envolvente e permite ampla visibilidade dos instrumentos. O câmbio é automático.

Irisbus Iveco Citelis GNV – Ficha técnica
Características gerais
Comprimento: 11.990mm
Largura: 2.500mm
Entre-eixos: 6.120mm
Altura externa: 3.301mm
Altura interna (parte dianteira): 2.344mm
Altura interna (parte traseira): 2.319mm
Altura dos degraus de acesso: 330mm
Largura das portas: 1.200mm

Carroçaria
Monobloco, com chassi de aço, painéis de alumínio laterais e de material plástico na parte frontal e traseira.

Motor e Câmbio
Motor Iveco Cursos 8 CNG EEV de seis cilindros, ciclo Otto
Potência máxima: 272cv a 2.000 rpm
Torque máximo: 1.100Nm a 1.100 rpm
Câmbio automático modelo ZF, com botão seletor, de 3 marchas.

Direção
Caixa ZF 8098, com assistência hidráulica integral

Freios
A disco nas quatro rodas com comando pneumático, com ABS

Suspensão
Suspensão pneumática integral, com ajuste de altura.

Pneus
275/70 R 22,5 SP352

Reservatório de combustível
8 reservatórios de 155 litros (1.240 litros)

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