A Ferrari SpA. está comemorando seu sexagésimo aniversário em 2007 com um importante evento, a ser realizado entre os dias 21 e 24 de junho em Maranello, Itália.
Maranello será a linha de chegada de uma “corrida de revezamento” que cruzará os cinco continentes e onde os participantes carregarão um bastão gravado com os símbolos dos 60 maiores momentos da história da companhia.
O revezamento representa um extraordinário momento expressivo e de coletivo entusiasmo que unirá os clientes Ferrari e seus carros representando cada modelo e era.
O “Ferrari 60 Relay” (Revezamento Ferrari 60) teve sua largada em 28 de janeiro em Abu Dhabi, local escolhido como a sede do futuro parque temático Ferrari, e chegada em Maranello em 24 de junho, após atravessar 50 países em 148 dias.
O tema central dos eventos finais é a inovação tecnológica explorada pela Ferrari em seus 60 anos de existência.
Para a ocasião, a Ferrari está reunindo suas 60 mais importantes inovações, estendendo-se desde as pinças de alumínio para os discos de freio ao diferencial elétrico e a caixa de câmbio F1.
De encontro a este cenário, a Ferrari organizou seu primeiro “Concours D’Elegance”: uma série de eventos em pista, na fábrica e na Galeria Ferrari em Maranello comemorando a elegância da Ferrari.
Um livro, Opera Omnia, será publicado contendo a história da companhia, coleção de fotos e dados sobre todos os carros de pista e de rua construídos pela Ferrari.
O bastão para o “Ferrari 60 Relay” foi especialmente criado para simbolizar a história da companhia, desde o seu primeiro sucesso no Grand Prix de Roma em 1947 até a Ferrari FXX de 2006. Os clientes irão carregar o bastão ao redor do mundo em seus carros.
Cada país, ao longo do caminho, irá dedicar à Ferrari um objeto representativo de suas cultura e tradição local. As embaixadas italianas locais irão expedir os objetos para o Farnesina Palace em Roma para uma exibição da coleção completa. Assim que a exibição terminar, os objetos serão leiloados em Maranello, e a arrecadação será doada a uma entidade de caridade.
De Abu Dhabi, o longo revezamento seguirá para Dubai, Oman, Qatar, Bahrain, Kwait e Arábia Saudita. Dos Emirados, seguirá a leste para Cingapura, Malásia, Hong Kong, China, Japão, Tailândia, Indonésia, Taiwan, Austrália e Nova Zelândia.
Da Oceania voará para a África do Sul e então para a América Latina, alcançará o México e de lá seguirá para os Estados Unidos e Canadá.
Depois para a Europa onde atravessará Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Grécia, Rússia, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Suíça, Áustria, República Tcheca, Hungria, Eslovênia, e Turquia.
Depois, alcançará o Egito e o Líbano, e finalmente alcançará a Itália, onde percorrerá as principais cidades para, após uma cerimônia especial em Roma, chegar em Maranello.
De particular interesse são os 60 símbolos criados para os 60 eventos. Reproduções em esmalte serão aplicadas no bastão e 60 posters dos símbolos também serão produzidos.
O que fazem estes símbolos únicos é o fato de terem sido produzidos por seis diferentes equipes criativas, garantindo uma visão do todo sob grande interesse gráfico e simbólico.
As agências de publicidade que criaram esses trabalhos foram a Intesta e D’Adda, Lorenzini, Vigorelli, BBDO, Alessandro Migliorini da Área Creativa, Marco Morosini, Enzo Naso da empresa homônima e Wolfgang Seidl da Seidldesign.