Programa, introduzido na Inglaterra, também colabora com a redução de emissões no Brasil
A Land Rover da Inglaterra deu início ao seu primeiro projeto de neutralização da emissão de C02, o qual permite tanto à empresa quanto a seus clientes reduzirem as emissões de gases do efeito estufa.
Este é o maior e mais completo programa do gênero promovido por uma montadora.
Ele neutraliza as emissões das fábricas onde os veículos são produzidos e o total gerado pelas unidades vendidas na Inglaterra, até os primeiros 60 mil quilômetros.
O objetivo final é chegar à neutralização total das emissões nos processos de produção, por meio de investimentos em fontes renováveis de energia, como por exemplo a energia eólica, solar e etc.
O primeiro projeto inclui dois geradores hidrelétricos em uma área do Tajiquistão e a construção de uma fazenda eólica na China.
Juntos, estes projetos neutralizarão cerca de 150 mil toneladas de CO2 por ano, além de gerar benefícios sociais e ambientais a milhares de pessoas.
No momento, também estão sendo avaliados projetos similares em Uganda, Índia, Turquia e República Dominicana.
Outra frente importante para a Land Rover no combate às emissões de CO2 está na sua prevenção, através do aumento na eficiência de seus motores na queima de combustíveis fósseis.
O novo Freelander 2, por exemplo, já roda com níveis de emissão de dióxido de carbono 11% menor que sua versão anterior.
Nas linhas Range Rover Vogue e Range Rover Sport, as mais sofisticadas da marca inglesa, a nova motorização Turbo Diesel V8 já faz parte do projeto de redução de CO2, e sua economia de combustível frente ao modelo movido a gasolina é de 32%.
Estes veículos já rodam no Brasil e seus níveis mais baixos de emissão de poluentes colaboram com a redução destes gases por aqui.
“Nossos clientes têm elevado grau de consciência ecológica. A disponibilidade de veículos mais eficientes e limpos em nosso mercado vai de encontro aos seus hábitos de consumo consciente e responsável em relação à preservação do planeta”, diz Luiz Tambor, diretor de vendas e marketing da Land Rover Brasil.
Diz ainda Phil Popham, presidente mundial da Land Rover: “estamos fazendo uma abordagem integrada do problema para ajudar a reduzir as emissões de CO2 na atmosfera. Já reduzimos as emissões de nossos veículos e estamos trabalhando em novas tecnologias como motores híbridos, para acelerar o processo de redução de emissões. Estas ações para a neutralização de emissões de carbono farão grande diferença agora e serão muito benéficas para a sociedade, para o meio ambiente e para a vida como um todo”.
Resumo dos Projetos Land Rover de neutralização de emissões de CO2:
Tajiquistão – Instalação de duas hidrelétricas geradas a partir de um lago natural – Depois da era soviética, o fornecimento de diesel para a região se tornou irregular. Pelos últimos 15 anos os moradores da cidade de Khorog sofreram diversos colapsos em seu fornecimento de energia.
O projeto desenvolvido pela Land Rover traz uma fonte confiável de energia para a região. Os moradores da cidade agora conseguem manter a calefação e cozinhar sem a queima da madeira pela primeira vez em muitos anos, em uma cidade onde 70% das árvores da região foram cortadas com esse propósito. O objetivo do projeto é eliminar 50 mil toneladas de CO2 por ano.
China – Energia eólica na Província de Hebei (250 km de Beijing) – Em uma das províncias com o maior registro de ventos na China, Hebei receberá sua fazenda eólica com o intuito de retirar aproximadamente 100 mil toneladas de CO2 por ano.