O sistema de filtros é de fundamental importância para o bom funcionamento e durabilidade dos motores diesel.
Quando em bom estado de conservação, os filtros ajudam a reduzir o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes.
Dessa forma, realizar a manutenção preventiva e, sempre que necessário, efetuar a troca dos filtros, evita danos ao motor e garante a segurança.
Filtro de combustível diesel – Os filtros de combustível têm a função de reter as impurezas sólidas que o combustível possa conter, evitando que estas cheguem à bomba injetora.
Dessa forma, proporcionam o funcionamento perfeito da bomba e dos bicos injetores. O papel filtrante pode ter eficiência de filtragem de até 99,9%, retendo estas partículas.
A água é um contaminante para o diesel e, aliada ao enxofre (elemento com característica lubrificante encontrado no diesel), pode provocar maior freqüência de manutenção, pela oxidação e corrosão, principalmente na bomba, nos bicos injetores, pistões e cilindros.
Além disso, ainda pode ocorrer alteração da pressão do sistema e perda de potência. Dessa forma, é fundamental eliminar a água do sistema.
A drenagem dos filtros principais – que ficam localizados antes da bomba alimentadora – é uma tarefa simples que pode ser feita pelo próprio motorista.
A Bosch ressalta ainda que há outras formas de evitar água no sistema, como abastecer em postos de confiança e, sempre que possível, pernoitar com o tanque cheio, o que evita a condensação de água dentro do tanque.
A troca deste tipo de filtro deve ser feita sempre seguindo as recomendações do manual do veículo, lembrando que, no uso rodoviário, é preciso levar em conta os quilômetros rodados.
Já nos usos agrícola e estacionário, consideram-se as horas trabalhadas e o consumo do diesel.
Filtro de ar – O filtro de ar tem a função de reter as partículas sólidas, como poeira, contidas no ar aspirado pelo motor. O filtro em boas condições evita o desgaste prematuro das peças móveis do motor e o aumento do consumo de combustível.
A Bosch recomenda que a substituição seja realizada seguindo as orientações no manual do veículo. O período de troca pode sofrer alterações conforme o ambiente no qual o carro é utilizado.
Em estradas de terra ou centros urbanos com alto índice de partículas sólidas no ar, por exemplo, deve-se fazer a manutenção antes do prazo sugerido pela montadora.
Filtro de óleo – Por estar em contato direto com partículas metálicas que se desprendem devido à fricção das peças, do óleo carbonizado e das partículas de fuligem derivadas da queima do combustível, o filtro de óleo deve ser substituído conforme intervalo indicado no manual do fabricante.
A utilização do filtro de óleo por um tempo maior do que o especificado traz várias conseqüências para o veículo como o desgaste excessivo das peças, perda de desempenho e aumento no consumo de combustível.
Novos filtros separadores e secadores da Bosch – A Bosch traz para o mercado de reposição de veículos pesados duas novidades na linha de filtros: os filtros separadores diesel e os filtros secadores do sistema de freio a ar.
Com os novos produtos, a Bosch complementa sua linha de filtros com mais de 600 produtos, atendendo a 99% da frota brasileira.
A nova linha de filtros separadores diesel foi desenvolvida e produzida com componentes e matérias-primas da mais alta qualidade.
Os filtros contam com um papel especial, fabricado com a tecnologia Aquabloc, que garante a eliminação de matérias sólidas e líquidas (substâncias que contaminam o combustível diesel), colaborando para o correto funcionamento da bomba e dos bicos injetores.
Os filtros Bosch ainda contam com copos transparentes fabricados com polímeros de alta resistência, que possibilitam a rápida visualização da água acumulada na separação, permitindo sua correta eliminação sem perda de combustível.
Instalados na linha de ar do freio de caminhões e ônibus, os filtros secadores do sistema de freios a ar, recém-lançados pela Bosch, retiram a umidade do ar que passa pela linha, além de partículas de sujeira e óleo existentes no interior dos reservatórios e dos sistemas condutores do ar comprimido.
Dessa maneira, evitam o acúmulo de água no reservatório de ar, proporcionando maior segurança nas frenagens.