quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Ônibus Scania movido a etanol é apresentado em São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP), por meio do Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa), órgão do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), apresentou no dia 23 de outubro ao prefeito de São Paulo e autoridades estaduais e federais o ônibus Scania movido a etanol que vai circular pela Grande São Paulo a partir de dezembro.

A ação, que faz parte do projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport), pretende demonstrar durante um ano a viabilidade da operação desse veículo no corredor Jabaquara – São Matheus, com parada em nove terminais e atendimento a quatro municípios: São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André.

- Publicidade - Ofertas FIAT

De iniciativa da prefeitura de Estocolmo, na Suécia, e apoiado pela União Européia, o projeto BEST tem como missão sensibilizar o mundo sobre a importância do uso do etanol no transporte público.

Esse combustível renovável é capaz de reduzir em até 90% a emissão de material particulado e 80% dos gases responsáveis pelo aquecimento global.

Brasil, o projeto é coordenado pelo Cenbio e conta com o apoio da Scania e mais sete parceiros: BAFF/SEKAB, Copersucar, EMTU/SP, SPTrans, Marcopolo, Petrobrás – Conpet, Petrobrás Distribuidora e Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

- Publicidade -

O professor doutor da USP José Roberto Moreira, presidente do Conselho Gerenciador do Cenbio e principal articulador do BEST no Brasil, afirma que o momento é muito favorável para o programa no país.

“O ônibus movido a etanol será uma alternativa para diminuir a poluição das regiões metropolitanas de São Paulo, exatamente onde a tecnologia será demonstrada”, comenta.

O motor Scania DC9 E02 de 5 cilindros e 270 cavalos de potência, que equipa o ônibus, é avançado até para as exigências européias referentes à emissão de poluentes.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Ele conta com injeção eletrônica e atende a rígidas especificações, como a EURO 5 e EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), normas que serão obrigatórias na União Européia somente a partir de 2009.

“Espera-se, graças a esse motor, um ganho substancial correspondente à redução das emissões de poluentes”, afirma o professor Moreira.

Como resultado da operação de ônibus a álcool em Estocolmo nos últimos quinze anos, cerca de 140 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixaram de ser emitidas na atmosfera.

Anualmente, a redução de emissão de CO2 desses ônibus equivale ao emitido por 5 mil carros de passeio.

Em São Paulo, segundo informações da Unica, a substituição de mil ônibus movidos a diesel por veículos similares movidos a etanol eliminaria a emissão de 96 mil toneladas de CO2.

Isso equivale, em emissões de poluentes, a tirar 15 mil automóveis de circulação.

O Brasil é primeiro país das Américas a ter ônibus movido a etanol em circulação pelo projeto BEST. Outras oito cidades da Europa e Ásia participam do programa: Estocolmo (Suécia), Madri e País Basco (Espanha), Roterdam (Holanda), La Spezia (Itália), Somerset (Inglaterra), Nanyang (China) e Dublin (Irlanda).

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil