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Vendedores prontos para o futuro da indústria automobilística

Cerca de 1.200 profissionais de vendas participaram do 5º Encontro Nacional da Rede VWCO, com edições em setembro e outubro

A recuperação da agricultura e a diversificação dos setores de mineração e construção civil prometem manter o mercado brasileiro de veículos comerciais aquecido pelos próximos anos.

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Para 2008, a previsão é ampliar em 15% as vendas de caminhões em comparação com 2007, segundo projeções apresentadas no 5º Encontro Nacional dos Profissionais de Vendas da Rede Volkswagen Caminhões e Ônibus, realizado pela ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus).

A consultora em economia Tereza Maria Dias da Silva apresentou durante o evento o cenário automobilístico brasileiro atual e as perspectivas para os próximos anos.

Para o presidente da ACAV, Júlio Brondani, saber sobre as recentes mudanças econômicas e as influências externas é fundamental para a conquista do consumidor.

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“Os vendedores da Rede VWCO devem estar atentos às oportunidades e crises do mercado econômico. Esse conhecimento é indispensável para orientar os clientes na hora da compra de um veículo comercial VWCO”, explica Brondani.

Segundo Tereza Maria Dias da Silva, todos os indicadores econômicos apontam para esse aumento nas vendas no segmento de caminhões e ônibus.

A única ressalva é em relação à falta de investimentos em infra-estrutura no Brasil, principalmente na logística do transporte.

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O objetivo do encontro, dividido em quatro eventos que aconteceram em setembro e outubro, foi manter os profissionais da Rede VWCO atualizados sobre todas as novidades do seu setor de atuação.

“A essência de vender não mudou. Porém o jeito de vender alterou bastante, assim como a forma de comprar. Hoje, nesse período de alta demanda do mercado, se planejar para vender tornou-se imprescindível”, analisa o presidente da ACAV.

A ACAV aproveitou a ocasião para mostrar o perfil atual da Rede VWCO, que conta com 140 concessionárias em todo o País. Os investimentos feitos para o aperfeiçoamento do atendimento e na prestação de serviços foram apresentados aos vendedores.

“O mercado brasileiro de caminhões e ônibus é cada vez mais competitivo. Atingir a liderança nas vendas dos veículos acima de 5 toneladas foi o primeiro passo. Entretanto, temos que nos atualizar sempre para mantermos essa posição. A meta da ACAV é fornecer todo o conhecimento necessário para esse trabalho”, comenta Brondani.

Ampliação da produção – A Volkswagen Caminhões e Ônibus marcou presença no encontro apresentando sua completa linha de produtos, incluindo os caminhões extrapesados lançados recentemente.

Em função do aumento das vendas de veículos comerciais da marca, a montadora também apresentou o plano de investimentos.

Segundo Ricardo Alouche, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a empresa prevê a construção do novo centro logístico em Resende (RJ) e a ampliação do quadro de colaboradores e da capacidade de produção de caminhões e ônibus, que deve saltar de 145 (dezembro de 2006) para 220 unidades por dia até o primeiro trimestre de 2008.

Em relação às vendas, a VWCO bateu recordes no Brasil, superando a marca de 3 mil caminhões em agosto de 2007.

No segmento de ônibus, a empresa também ampliou seu maior número de vendas da história, atingindo mais de 770 ônibus (março de 2007). Para Alouche, o ano de 2007 será o melhor da história da VWCO.

O Banco Volkswagen expôs as novidades da modalidade Finame para a Rede de Concessionários e os planos para o fechamento do ano, como a reformulação do produto Leasing.

Liderança: da conquista à ampliação – Para incentivar os vendedores na manutenção da liderança em vendas de caminhões acima de 5 toneladas, foram realizadas ainda palestras motivacionais.

O consultor em vendas Luciano Groch apresentou para a Rede VWCO exemplos de personalidades que atingiram o sucesso, porém não souberam se manter no “lugar mais alto”.

As sugestões para conquista, manutenção e ampliação da liderança são trabalhar duro, repetir o que já foi feito com qualidade e estar aberto para aprender.

Já Cláudio Tomanini, profissional com 20 anos de experiência em vendas e marketing, mostrou a importância de manter um relacionamento saudável com os clientes.

Ficar atento às necessidades deles e apresentar a melhor solução é o segredo para o futuro da parceria.

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