Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e a velocidade do desenvolvimento tecnológico, a busca por atualização e aprofundamento é questão vital para manter a empregabilidade.
Porém, profissionais das mais diversas áreas se deparam com uma série de dúvidas no momento de decidir o caminho que deverá trilhar – qual modalidade de pós-graduação escolher: MBA, especialização ou capacitação profissional? Qual curso? Para onde devo guiar meu desenvolvimento profissional?
Antes de tomar uma decisão, deve-se ter uma estratégia. De acordo com Gutenberg Silveira, Diretor Pedagógico do Centro de Pós-Graduação e MBA da FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista – , a escolha de um curso de pós-graduação deve começar com o plano de carreira. “O profissional precisa ter claro seus objetivos e o que almeja em sua carreira profissional”, afirma.
Para ele, o candidato deve verificar os conhecimentos que possui e, principalmente, quais oportunidades existem para ele dentro da empresa para a qual trabalha. É fundamental examinar o mercado, os requisitos solicitados, tecnologias, certificações e oportunidades de carreira.
“Uma vez analisados todos esses fatores, o candidato deve pesquisar, para esse momento, suas reais oportunidades de aplicar o aprendizado em seu emprego atual ou em um novo”, enfatiza.
A partir disto, o interessado deve verificar os programas curriculares, visitar as instituições e, principalmente, aconselhar-se com os coordenadores sobre a modalidade de pós-graduação adequada ao seu caso, bem como sobre os cursos pretendidos.
“Dessa forma, pode tirar dúvidas do programa e ter a orientação sobre se o seu perfil está de acordo para o curso e em quais características, habilidades e conhecimentos precisa investir”, esclarece.
Confira algumas dicas de Gutenberg Silveira que podem ajudar na identificação do curso de pós-graduação adequado ao seu perfil:
Antes de escolher o curso de pós-graduação, fique atento aos pré-requisitos profissionais exigidos para cada modalidade. Lembre-se que um MBA, uma especialização ou um aperfeiçoamento profissional não devem ser encarados como um meio para mudar sua área de atuação, mas sim um complemento para ela.
Recém-graduados e com pouca experiência profissional devem ficar atentos na hora da escolha por um curso.
Investir, num primeiro momento, em cursos de especialização ou de aperfeiçoamento profissional garantirá ao aluno mais subsídios para aproveitar plenamente os ensinamentos de um MBA no futuro.
O profissional que já possui um MBA ou uma especialização em seu currículo não precisa necessariamente fazer outra especialização do mesmo gênero.
É possível optar pelos cursos da modalidade aperfeiçoamento profissional. São cursos de pós-graduação com duração menor do que os convencionais, mas não menos eficazes, e que oferecem um aprendizado de ferramentas e técnicas muito aprofundado e específico.
Definido o tipo de pós-graduação, MBA ou aperfeiçoamento a fazer, confira a grade curricular. Nem sempre o título conferido ao curso reflete o conteúdo a ser trabalhado. Fique atento aos seguintes fatores:
- carga horária
- modularização
- seqüenciamento das disciplinas
- atualização dos conteúdos
Procure informar-se sobre a experiência da instituição de ensino.
Verifique também a experiência e a titulação do Corpo Docente. Desta forma, é possível ter uma noção mais precisa da qualidade do curso oferecido pela instituição.
Saber quais são os padrões de qualidade que distinguem a instituição é outro fator essencial que deve ser levado em conta antes da escolha.
Procure saber se a instituição é reconhecida pelo mercado acadêmico e profissional. Verifique a produção acadêmica dos professores e alunos da instituição, bem como pergunte a profissionais da sua área de atuação sobre como observam o curso e a instituição de seu interesse.