Equipamento já está disponível e pode ser instalado na nova linha de produtos para veículos pesados da empresa, que conta ainda com outras importantes inovações tecnológicas
A Goodyear do Brasil, líder no mercado de reposição para veículos comerciais, está disponibilizando no mercado o primeiro pneu com chip de monitoramento eletrônico do Brasil.
Trata-se do sistema Tire IQ, uma tecnologia exclusiva da Goodyear que é capaz de armazenar e transmitir informações com precisão máxima sobre o status do pneu, possibilitando um controle total no gerenciamento de frotas.
O Tire IQ já está disponível para comercialização e pode ser instalado tanto nos produtos da Goodyear – como na nova Série 600 de pneus radiais para caminhões e ônibus – como em outros produtos compatíveis do mercado.
Resultado de pesquisas realizadas no Brasil, o Tire IQ permite o acompanhamento de dados como quilometragem, posição e profundidade do sulco e pressão dos pneus, entre outras informações. Dois chips idênticos são instalados, na parte interna do pneu e dentro do veículo.
“Esses chips viabilizam o armazenamento de dados em coletores especialmente desenvolvidos, e, posteriormente, são transmitidos para o software de controle de pneus Rodar System. Essas informações, atualizadas em tempo real, possibilitam o monitoramento de diversos indicadores de desempenho, além de fornecer a localização de cada pneu da frota”, explica Marcelo Mitre, gerente de serviços e pós-vendas às Frotas.
A redução do custo operacional para as frotas é um dos principais benefícios proporcionados pelo Tire IQ da Goodyear.
“A tecnologia possibilita o acesso fácil a informações confiáveis sobre manutenção, reposição de peças, desgaste e pressão de ar, entre outras, dados que orientam uma correta tomada de decisão, reduzindo os gastos”, completa Mitre.
A segurança é outro benefício, pois o sistema de gerenciamento eletrônico permite a rastreabilidade do patrimônio, no que se refere aos pneus.
O sistema é de fácil instalação e operação, com ferramentas e funcionalidades especialmente desenvolvidas para essa aplicação em pneus.
“A análise de todos os dados é feita diretamente na frota e a Goodyear fornece o treinamento para que seja feita essa leitura. Mas o sistema é extremamente simples de operar”, completa o gerente de serviços e pós-vendas às Frotas da Goodyear.