Fabricante de moldes para injeção de plástico e alumínio para o setor automobilístico, Fast Tools migra ambiente de projeto em 2D para solução SolidWorks de CAD 3D e registra ganho de produtividade de até 30%
Atuando principalmente em três grandes pólos (Grande São Paulo, Joinvile e Caxias do Sul), estima-se que o número de ferramentarias brasileiras especializadas em moldes e usinagem esteja entre 1.500 e 2.000, voltadas para os mais diversos segmentos industriais.
Elas são numerosas, responsáveis por muitas das inovações industriais em vários segmentos, mas quase sempre desconhecidas.
A falta de estudos específicos sobre as empresas fabricantes de moldes no país dificulta a moldagem do setor, mas não impede que importantes constatações sobre esse mercado sejam feitas, como a de que o número de empresas que atuam com tecnologia de ponta talvez não chegue a meia centena de todas as ferramentarias instaladas no país.
Quando restringimos o campo de atuação das companhias, a situação torna-se ainda mais agravante. Como suportar, por exemplo, a indústria automobilística que é, hoje, uma das que avança mais rapidamente no campo de inovações tecnológicas?
A cada ano, montadoras do mundo inteiro encaram o desafio de lançar modelos mais modernos, com design arrojado e, ao mesmo tempo, dentro das especificações de segurança e conforto que regem o mercado.
Para tornar possível e seguro esse sonho de automóveis com desenhos cada vez mais ousados, empresas como a Fast Tools suportam as montadoras com seus moldes desenvolvidos dentro de rigorosos padrões.
Instalada em Jundiaí, a Fast Tools projeta e fabrica moldes e estampos de precisão utilizados na produção de componentes de painel, sistemas de alimentação de combustível, sistemas de sensoriamento, ar-condicionado e ventilação para indústria automobilística.
Há cinco anos, com o objetivo de se manter forte em um mercado tão competitivo e poder competir com seus concorrentes na entrega rápida de produtos com qualidade, a empresa decidiu migrar seu ambiente de desenvolvimento de peças 2D para CAD 3D.
Projetando os carros de amanhã – A complexidade de uma empresa que trabalha com avançada tecnologia na produção de moldes para injeção de plástico e alumínio em seus projetos inclui o uso de equipamentos de ultima geração, como centros de usinagem, eletroerosão de penetração, eletroerosão a fio, e tornos CNC.
Mas, tão importante para a Fast Tools quanto qualquer área de produção é o departamento de CAD/CAM da empresa, onde se concentra toda a concepção dos projetos e programação de usinagem de todos os componentes da produção de moldes.
É nesse departamento que os novíssimos carros que vemos circulando pelas ruas são primeiramente pensados e desenhados.
E foi nesse segmento, de atuação tão delicada, que a Fast Tools resolveu apostar no SolidWorks 3D, da SolidWorks, líder em desenvolvimento de software para projeto em CAD 3D.
“No passado, os projetos dos moldes eram feitos parcialmente, somente para atender às necessidades de usinagem. Hoje, o projeto é totalmente desenvolvido no SolidWorks 3D. Além de automatizar todas as fases com um número mínimo de erros, com o SolidWorks nosso tempo de produção ficou bem mais curto”, conta João Amorim Souza, Gerente de Ferramentaria da Fast Tools. A companhia trabalha com moldes bem complexos, fornecidos principalmente para empresas como a Siemens VDO Automotive.
Antes de migrar para o SolidWorks, a Fast Tools realizou testes com outras plataformas, como o Pro/ENGINEER, e, após algumas demonstrações, optou pela aquisição de 14 licenças de Solidworks 3D.
“O SolidWorks é o sistema CAD 3D que supre completamente as nossas necessidades de produção”, complementa Souza.
O atendimento e suporte da implantação na Fast Tools foi gerenciado pela Assessocon, revenda certificada da SolidWorks no Brasil com 20 anos de experiência na área de fornecimento de sistemas CAE-CAD-CAM-PDM.
Sinal verde para o desenvolvimento 3D – Como recompensa pelo arrojo na mudança de ambiente de criação 2D para 3D, a Fast Tools colheu resultados expressivos, como ganho de produtividade de mais de 30%, redução no tempo de produção e automatização de todas as fases com um número mínimo de erros. A implantação do SolidWorks trouxe ainda um grande diferencial na qualidade final do produto.
“Antes do SolidWorks, gerávamos a cavidade em 3D e os demais componentes do molde em 2D. Essas operações acabavam comprometendo os prazos de conclusão de um projeto, além de dificultar a geração de programas de usinagem para as partes feitas somente em 2D”, exemplifica o Gerente de Ferramentaria da Fast Tools.
Hoje, já com 18 licenças do SolidWorks em uso, a Fast Tools fornece serviços de projeto, programação e usinagem em máquinas CNC de moldes para injeção de plásticos, alumínios e estampos e apresenta-se como uma das melhores ferramentarias do país em nível tecnológico, tanto em sistemas CAE-CAD-CAM, como em máquinas CNC.
Todos os sistemas da companhia estão interligados via rede Windows com as máquinas CNC, dando flexibilidade e agilidade na troca de informações dentro do ambiente fabril e garantindo a segurança e confiabilidade dos componentes que irão compor nossos próximos veículos.