A Scania está reposicionando seu foco no Brasil seguindo uma estratégia pioneira adotada pela sua matriz, na Suécia.
Até o momento, a Scania e sua Rede de Concessionárias já investiram R$ 30 milhões no programa “Scania Tudo por Você”.
A ação oferece um amplo e diversificado portfolio de serviços aos seus clientes nas Casas Scania, hoje uma Rede formada por 95 pontos de serviços em todo o país.
O investimento foi destinado ao treinamento técnico de 3.000 colaboradores e técnicas gerenciais a 185 profissionais da Rede (total de 48.000 horas de atividade), à aquisição de mais de 60 veículos para atendimento de emergência 24 horas denominado de Scania Assistance, à compra de ferramentas especiais para as oficinas, reforma e adequação das instalações das Casas e à compra e instalação de máquinas especiais para lavagem de peças, evitando o descarte de água contaminada no meio ambiente.
Christopher Podgorski – “A decisão de compra do caminhão passa também pelos serviços que são disponibilizados aos clientes”, destaca Christopher Podgorski, Diretor Geral da Scania Brasil (foto ao lado). “Oferecemos agora mais este diferencial em relação à concorrência e realizamos um passo importante para agregar valor às atividades e expectativas de nosso cliente.”
Este trabalho de capacitação e desenvolvimento das Casas Scania tem como objetivo adequá-las ao conceito “One Stop Shopping”.
“Elas devem ser um Centro de Excelência em Serviço, um lugar onde o cliente possa encontrar tudo o que precisa para deixar seu veículo e implemento operando o máximo do tempo possível. Graças à reformulação de processos de atendimento, dos recursos técnicos e à disponibilidade de peças é possível reduzir o tempo de manutenção, maximizando a disponibilidade física do veículo, vital para a rentabilidade sustentada de nossos clientes”, afirma Podgorski.
Scania amplia número de Casas certificadas em seu Compromisso de Excelência – Em seqüência ao seu programa mundial de padronização do atendimento da Rede de Concessionárias, introduzido no Brasil em 2004, a Scania pretende ampliar de 47 para 60 o número de Casas (como as concessionárias são chamadas) certificadas até o fim de 2008.
Esse número corresponderá a uma cobertura de 80% do volume anual de vendas de produtos, peças e serviços em todo o país.
“O Compromisso Scania de Excelência é um conjunto de regras e diretrizes operacionais para garantir o cumprimento em alto nível das exigências do cliente”, afirma Antonio Barros, Gerente Executivo de Desenvolvimento de Negócios com a Rede da Scania no Brasil.
Segundo ele, o compromisso das Casas Scania está apoiado em algumas premissas fundamentais: facilidade de acesso e bom relacionamento com o cliente, venda e entrega do veículo segundo o combinado, venda de serviços com a excelência da marca Scania, eficiência no tratamento das reclamações e preocupação com o meio ambiente
“Antes, nossa estratégia estava mais voltada para a venda do produto. O serviço não era explorado em toda sua potencialidade. Essa visão está mudando”, diz Antonio Barros.
Extensão da opções de manutenção, gerenciamento do estoque, atendimento emergencial Scania Assistance disponível 24 horas e treinamento dos motoristas e são alguns dos itens oferecidos pela Rede Scania.
O programa de padronização de atendimento da Scania permite que o usuário produza mais e conduza melhor seu negócio de transporte.
“Todas as Casas Scania buscam incansavelmente a excelência em atendimento por meio de ações que visam padronizar as operações, segundo a expectativa dos clientes. Com instalações adequadas, bem localizadas e equipes treinadas, a idéia é que o cliente se sinta em casa, fazendo jus à nova denominação utilizada pela Rede Scania”, finaliza Barros.