quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Downsizing: performance a partir de motores pequenos

Novo motor Fire 1.4L 16v T-Jet confere ao Linea alto desempenho e baixo consumo de combustível

(*) Reportagem | Tarcisio Dias
com Assessoria de imprensa – FPT
SÃO PAULO (SP)

- Publicidade - Ofertas FIAT

O motor Fire 1.4L 16v T-Jet, desenvolvido pela FPT – Powertrain Technologies, é o destaque da versão T-Jet do novo Fiat Linea.

Com 152CV e movido a gasolina, o modelo segue o conceito de downsizing, obtendo performances de motores grandes com sistemas de pequena capacidade cúbica graças à utilização da sobrealimentação com turbocompressor e quatro válvulas por cilindro.

Sua curva de torque é praticamente plana, com um valor máximo de 21,1kgm, atingido já a 2.250rpm, que permanece até 4.500rpm.

- Publicidade -

“O motor T-Jet foi criado para oferecer baixo consumo de combustível com alto desempenho. Além disso, o nível de emissão de poluentes também é reduzido e estamos preparados para atender ao PROCONVE F-V (Tier 2), que entra em vigor em 2009. Conseguimos atingir essa meta e ainda garantimos uma performance comparável à de um motor naturalmente aspirado bem maior, com torque e potência elevados, de acordo com o conceito fun-to-drive”, afirma João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia do Produto da FPT.

Desenvolvido e produzido na Itália, o novo motor Fire 1.4L 16v T-Jet foi adaptado pelo Centro de Engenharia da FPT, em Betim (MG), para rodar com a gasolina utilizada no Brasil (E22) e equipar o Linea.

Foram cerca de 65 mil horas de trabalho dos engenheiros brasileiros, além de 5 mil horas de testes em dinamômetro com mais de 50 protótipos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O T-Jet conta com o turbocompressor de baixa inércia IHI RFH3 refrigerado a água e com carcaça da turbina feita em um material novo – Ni-Resist, um ferro fundido com alto teor de níquel na liga.

O turbo confere uma sobrealimentação de até 1 bar com intercooler, proporcionando respostas rápidas nas acelerações e mais eficiência em baixas rotações.

Com diversos destaques de alta tecnologia incorporados, o novo motor 1.4 T-Jet possui virabrequim leve em aço, pistões leves e revestidos, bielas de aço fraturadas, pino flutuante e cargas de anéis otimizadas, levando a um menor consumo de combustível, menores ruídos e vibrações, além de maior resistência para trabalhar com o turbo.

O motor ainda utiliza um novo bloco do motor com sistema de refrigeração otimizado com circulação em “U” e maior vazão, proporcionando um resfriamento uniforme de todos os cilindros.

A nova configuração oferece mais confiabilidade para o funcionamento sob as altas temperaturas geradas pelo turbo.

Outro componente diferenciado é o trem de válvulas, agora mais leve e com tuchos hidráulicos reduzidos, que levam a um atrito menor, baixo ruído e dispensam a manutenção.

A câmara de combustão é compacta, do tipo Pentroof, as válvulas de descarga são feitas em Nimonic – uma liga de níquel – e as sedes de válvulas são anti-desgaste.

Motor T-Jet – Para conferir maior rigidez e reduzir as vibrações do T-Jet, o sub-bloco é produzido em alumínio, assim como o cárter estrutural, e possui mancais em ferro fundido integrados.

O coletor de descarga 4 – 2 – 1 também foi alterado, causando uma redução do retorno de gás queimado à câmara de combustão e melhorando o rendimento.

Também com o objetivo de causar menos vibração, mas nesse caso relacionada à que é transmitida ao câmbio, o volante do motor neste novo produto é de dupla massa.

Outro destaque é o processo de fundição do sobrecabeçote, realizado pelo método “lost foam”. Um bruto é modelado em isopor, colocado em uma caixa com areia e preenchido com alumínio, que derrete o isopor, ocupando seu lugar.

O novo sobrecabeçote ainda possui sistema integrado de lubrificação e alimentação dos tuchos.

No T-Jet, as bobinas de ignição são montadas diretamente sobre cada uma das velas, eliminando os cabos de alta tensão.

Além disso, o motor possui um módulo integrado de controle da pressão interna do motor e recirculação de blow-by, que colabora para reduzir as emissões e para um menor consumo de óleo, contribuindo também para a eliminação de vazamentos.

O novo motor que equipa o Fiat Linea T-Jet ainda conta com módulo integrado de refrigeração e filtro de óleo ecológico, além de junta do cabeçote metálica com multicamadas, que garantem a vedação em altas pressões de combustão.

Ficha técnica Fire 1.4L 16V T-Jet
Deslocamento: 1.4L
Combustível: gasolina
Potência máx.: [email protected]
Torque máx.: 21,1kgm de 2.250 a 4.500rpm
Taxa de compressão: 9,8 : 1
Diâmetro x Curso: 72,00mm x 84,00mm
Emissões: Proconve F-V
Sobrealimentação: turbo compressor

Matéria digital Mecânica Online
Dois novos motores – João Irineu

http://br.youtube.com/watch?v=dC_IrcgmM5g
(*) Repórter viajou a convite da Fiat Automóveis do Brasil

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil