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Downsizing: performance a partir de motores pequenos

Novo motor Fire 1.4L 16v T-Jet confere ao Linea alto desempenho e baixo consumo de combustível

(*) Reportagem | Tarcisio Dias
com Assessoria de imprensa – FPT
SÃO PAULO (SP)

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O motor Fire 1.4L 16v T-Jet, desenvolvido pela FPT – Powertrain Technologies, é o destaque da versão T-Jet do novo Fiat Linea.

Com 152CV e movido a gasolina, o modelo segue o conceito de downsizing, obtendo performances de motores grandes com sistemas de pequena capacidade cúbica graças à utilização da sobrealimentação com turbocompressor e quatro válvulas por cilindro.

Sua curva de torque é praticamente plana, com um valor máximo de 21,1kgm, atingido já a 2.250rpm, que permanece até 4.500rpm.

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“O motor T-Jet foi criado para oferecer baixo consumo de combustível com alto desempenho. Além disso, o nível de emissão de poluentes também é reduzido e estamos preparados para atender ao PROCONVE F-V (Tier 2), que entra em vigor em 2009. Conseguimos atingir essa meta e ainda garantimos uma performance comparável à de um motor naturalmente aspirado bem maior, com torque e potência elevados, de acordo com o conceito fun-to-drive”, afirma João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia do Produto da FPT.

Desenvolvido e produzido na Itália, o novo motor Fire 1.4L 16v T-Jet foi adaptado pelo Centro de Engenharia da FPT, em Betim (MG), para rodar com a gasolina utilizada no Brasil (E22) e equipar o Linea.

Foram cerca de 65 mil horas de trabalho dos engenheiros brasileiros, além de 5 mil horas de testes em dinamômetro com mais de 50 protótipos.

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O T-Jet conta com o turbocompressor de baixa inércia IHI RFH3 refrigerado a água e com carcaça da turbina feita em um material novo – Ni-Resist, um ferro fundido com alto teor de níquel na liga.

O turbo confere uma sobrealimentação de até 1 bar com intercooler, proporcionando respostas rápidas nas acelerações e mais eficiência em baixas rotações.

Com diversos destaques de alta tecnologia incorporados, o novo motor 1.4 T-Jet possui virabrequim leve em aço, pistões leves e revestidos, bielas de aço fraturadas, pino flutuante e cargas de anéis otimizadas, levando a um menor consumo de combustível, menores ruídos e vibrações, além de maior resistência para trabalhar com o turbo.

O motor ainda utiliza um novo bloco do motor com sistema de refrigeração otimizado com circulação em “U” e maior vazão, proporcionando um resfriamento uniforme de todos os cilindros.

A nova configuração oferece mais confiabilidade para o funcionamento sob as altas temperaturas geradas pelo turbo.

Outro componente diferenciado é o trem de válvulas, agora mais leve e com tuchos hidráulicos reduzidos, que levam a um atrito menor, baixo ruído e dispensam a manutenção.

A câmara de combustão é compacta, do tipo Pentroof, as válvulas de descarga são feitas em Nimonic – uma liga de níquel – e as sedes de válvulas são anti-desgaste.

Motor T-Jet – Para conferir maior rigidez e reduzir as vibrações do T-Jet, o sub-bloco é produzido em alumínio, assim como o cárter estrutural, e possui mancais em ferro fundido integrados.

O coletor de descarga 4 – 2 – 1 também foi alterado, causando uma redução do retorno de gás queimado à câmara de combustão e melhorando o rendimento.

Também com o objetivo de causar menos vibração, mas nesse caso relacionada à que é transmitida ao câmbio, o volante do motor neste novo produto é de dupla massa.

Outro destaque é o processo de fundição do sobrecabeçote, realizado pelo método “lost foam”. Um bruto é modelado em isopor, colocado em uma caixa com areia e preenchido com alumínio, que derrete o isopor, ocupando seu lugar.

O novo sobrecabeçote ainda possui sistema integrado de lubrificação e alimentação dos tuchos.

No T-Jet, as bobinas de ignição são montadas diretamente sobre cada uma das velas, eliminando os cabos de alta tensão.

Além disso, o motor possui um módulo integrado de controle da pressão interna do motor e recirculação de blow-by, que colabora para reduzir as emissões e para um menor consumo de óleo, contribuindo também para a eliminação de vazamentos.

O novo motor que equipa o Fiat Linea T-Jet ainda conta com módulo integrado de refrigeração e filtro de óleo ecológico, além de junta do cabeçote metálica com multicamadas, que garantem a vedação em altas pressões de combustão.

Ficha técnica Fire 1.4L 16V T-Jet
Deslocamento: 1.4L
Combustível: gasolina
Potência máx.: 152CV@5.500rpm
Torque máx.: 21,1kgm de 2.250 a 4.500rpm
Taxa de compressão: 9,8 : 1
Diâmetro x Curso: 72,00mm x 84,00mm
Emissões: Proconve F-V
Sobrealimentação: turbo compressor

Matéria digital Mecânica Online
Dois novos motores – João Irineu

http://br.youtube.com/watch?v=dC_IrcgmM5g
(*) Repórter viajou a convite da Fiat Automóveis do Brasil

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