A injeção eletrônica, aliada ao catalisador e ao sensor de oxigênio instalado no sistema de exaustão, faz com que a Honda Biz 125 se enquadre aos rigorosos padrões estabelecidos pelo Promot 3
(*) Reportagem | Tarcisio Dias
com Assessoria de imprensa da Honda / Linkpress
INDAIATUBA (SP)
O motor 125cc com injeção eletrônica PGM-FI já é utilizado, com sucesso, desde 2003 pela Honda em países como Tailândia, Indonésia e Vietnã.
A Moto Honda da Amazônia, por sua vez, aplica o sistema em diversos modelos de sua linha nacional e importada.
Além disso, toda a rede de concessionárias recebeu treinamento e está plenamente capacitada a atender o modelo, cuja manutenção é simples e de baixo custo ao consumidor.
A injeção eletrônica, aliada ao catalisador e ao sensor de oxigênio instalado no sistema de exaustão, faz com que a Honda Biz 125 se enquadre aos rigorosos padrões estabelecidos pelo Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), previsto para entrar em vigor no Brasil em janeiro de 2009.
Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a injeção eletrônica PGM-FI proporciona um funcionamento mais uniforme do motor, respostas mais imediatas ao comando do acelerador e uma marcha lenta constante, dispensando o uso do afogador.
Outro ponto positivo é o consumo de combustível, reduzido em 6,8% quando comparado ao modelo anterior.
Detalhes técnicos
Motor OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada 124,9 cc
Potência Máxima 6,7 kW (9,1 CV) a 7.500 rpm
Torque Máximo 10,4 N.m (1,06 kgf.m) a 3.500 rpm
Diâmetro x Curso 52,4 x 57,9 mm
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação de Compressão 9,3 : 1
Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 4 Ah (10 horas)
Matéria digital Mecânica Online
Biz 125 – Entrevistas com Alfredo Guedes e Jair Borelli
Imagens: Ricardo Esposito
http://br.youtube.com/watch?v=CuXwxJv8PSU
(*) Repórter viajou a convite da Honda