Equipamentos inovadores e a adoção de novas tecnologias dão satisfação e conveniência a bordo, com o refinamento de um automóvel de classe
(*) Reportagem | Tarcisio Dias
com Assessoria de imprensa da Ford
SÃO CARLOS DE BARILOCHE – ARGENTINA
O Novo Ford Focus foi criado para ser uma marca de referência e atender um cliente formador de opinião, com forte apelo aspiracional em termos de novas tecnologias.
Além de receber os mais modernos conceitos tecnológicos de engenharia, o Novo Focus conta com equipamentos de última geração que o colocam em um patamar diferenciado.
Entre outras tecnologias, ele oferece botão de partida sem chave Ford Power, ar-condicionado digital com dupla regulagem de temperatura, rádio digital Sony com RDS (Radio Data System), tocador de CD/MP3 e conexão para USB, iPod e celular Bluetooth, sistema de comando de voz, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático.
Controles do rádio e do piloto automático na coluna de direção, teto solar elétrico, luz de cortesia no retrovisor externo acionada pelo destravamento das portas, temporizador dos faróis após o fechamento das portas e abertura elétrica da tampa do combustível são outros equipamentos que aumentam o conforto, a segurança e a conveniência a bordo.
Ford Power – partida sem chave – Esse sistema, presente na versão Ghia, substitui a chave de ignição por um simples toque no botão Ford Power.
Os sensores localizados em três pontos internos do veículo – na base do painel de instrumentos, na parte de baixo do console central e atrás dos bancos traseiros – identificam a presença da chave e possibilitam a partida do motor.
Ou seja, o motorista não precisa tirar a chave do bolso ou da bolsa para ligar o carro: o sistema capta a presença do micro-chip da chave eletronicamente, num raio de cerca de 5 metros.
Para dar a partida, basta acionar o pedal da embreagem nos modelos com transmissão manual, ou o pedal do freio nos modelos automáticos (com o câmbio na posição P ou N), e apertar o botão para ligar o carro em menos de meio segundo.
Computador de bordo – O computador de bordo é equipamento de série do Novo Ford Focus.
Sua tela, localizada no centro do painel de instrumentos, proporciona uma grande interatividade com o veículo. O sistema permite selecionar o idioma e as unidades de medidas que serão usadas na comunicação.
Ele informa ao motorista a autonomia, a velocidade e o consumo médio e instantâneo, e a temperatura externa. Também dá alertas de portas abertas, luz de freio com defeito, perda de assistência de direção, aquecimento no sistema de transmissão e necessidade de manutenção.
Por meio dele, é feita também a seleção do nível de assistência da direção eletro-hidráulica, nos modos Normal, Conforto e Esporte. As versões Ghia, tanto com transmissão automática como manual, trazem ainda piloto automático, que mantém o veículo na velocidade constante selecionada.
Ar-condicionado digital de controle individual – O Novo Ford Focus tem ar-condicionado digital com controle individual para motorista e passageiro (dual-zone) na versão Ghia.
Ele permite selecionar dois níveis de temperatura, com uma diferença de até 4ºC para o motorista e o passageiro. Possibilita o ajuste de temperatura em frações de 0,5ºC, com controle de saída para todas as direções ao mesmo tempo – vidro, pé e frente.
Os passageiros de trás também viajam com conforto. O sistema inclui dutos de ar traseiros, localizados embaixo dos bancos dianteiros, que melhoram o conforto térmico dos passageiros traseiros, principalmente quando o aquecimento do carro é ligado, e facilita a convecção do ar no interior da cabine.
Som de última geração – O Novo Ford Focus é equipado com aparelho de som Sony de última geração, com rádio, tocador de CD/MP3, entrada auxiliar e conexão USB, que permite tocar músicas diretamente do pen-drive ou do iPod, com navegação pela tela ou por comando de voz.
Em conexão com o celular, usando a tecnologia Bluetooth, também permite acessar a agenda do telefone pelo painel do rádio e a discagem direta a partir da unidade central ou por comando de voz, sem usar as mãos.
O sistema, de alta tecnologia, tem processamento digital do sinal (DSP), que otimiza o som para a posição do motorista ou do passageiro – a mesma tecnologia encontrada nos modernos “home theaters”, proporcionando efeitos espaciais semelhantes – e ajuste automático do volume de acordo com a velocidade (AVC).
O rádio vem também com RDS (Radio Data System), sistema que mostra na tela informações da emissora sintonizada.
O conjunto se completa com seis alto-falantes, sendo dois “woofers” de 6” (graves) e dois “tweeters” (agudos) nas portas dianteiras, e dois “full range” (médios) nas portas traseiras, que proporcionam uma qualidade sonora de alta fidelidade na cabine, com clareza de som e boa resposta nos diversos níveis de freqüência.
Comando de voz – O Novo Ford Focus Ghia “ouve” e “obedece” o motorista, com seu sistema de comando de voz para controle do aparelho de som, ar-condicionado e celulares com tecnologia Bluetooth.
Para selecionar uma estação de rádio, basta pressionar o botão do comando de voz e dizer “rádio, FM, número da estação desejada”.
Ou, para tocar um CD, apertar o botão e dizer “iniciar leitura de CD”. Para ligar o ar-condicionado, é só pressionar o botão e dizer “ar-condicionado, por exemplo, temperatura 20 graus”.
A qualquer momento, pode-se também dizer “ajuda” para saber as opções disponíveis de seleção, que são relacionadas por uma voz feminina.
A conexão Bluetooth permite ver a agenda do celular no visor do rádio e a discagem direta ou por comando de voz, que resulta em um telefone “hands-free” com ampla funcionalidade e controle.
Sensor de estacionamento – O Novo Ford Focus vem equipado de série com sensores traseiros de estacionamento para facilitar as manobras.
Eles emitem um sinal sonoro que auxilia o motorista a determinar a distância dos obstáculos, proporcionando mais tranqüilidade e confiança.
Matéria em vídeo digital Mecânica Online
http://br.youtube.com/watch?v=HBUshFuYAoo
(*) Repórter viajou a convite da Ford do Bra